6 de outubro de 2007

Redes Socias e os Riscos de Reputação e Imagem Pública

As Redes Socias podem provocar riscos de reputação e imagem pública de pessoas e empresas , via ação de quebra de privacidade de seus perfis . O Facebook , por exemplo , expõe detalhes pessoais de seus usuários mesmo aos que não são amigos em sua rede, arriscando-os a roubo de identidade, revelou a Sophos . Enquanto os usuários do Facebook são encorajados a se inscrever em redes para fazer amizade com pessoas de mesmo interesse, há um problema: seu perfil se torna público a qualquer membro daquela comunidade.

A pesquisa da Sophos foi feita com 200 usuários na rede de Londres do Facebook, e descobriu que 75% deles permitem que seus perfis sejam vistos por qualquer membro, sejam amigos ou não. Dos usuários analisados, 25% possuíam dados corporativos, o poderia levar hackers a usar sua identidade corporativa. "Descobri, ao criar um perfil no Facebook, que a empresa havia mudado algumas configurações e abria minha página a milhões de estranhosâ?, revelou o consultor de tecnologia da Sophos, Graham Cluley. O executivo acredita, contudo, que os recursos de privacidade do Facebook são os mais sofisticados entre as redes sociais, mas ele pensa que muitos membros ainda não sabem como usá-los para evitar roubo de identidade. A Sophos sugere que o Facebook peça aos participantes da rede, como configuração padrão, que eles cliquem para tornar seus detalhes visíveis a outros.

Quanto Vale o Facebook ?

O Facebook é a rede social que mais cresce no mundo .Um belo trabalho de netnografia para se compreender os novos comportamentos dos usuários na Internet. Alem disso "Quanto Vale uma Rede Social ? .

O valor estimado do Facebook já atingiu valores presumidos que vão de 1 a 10 bilhões de dólares, bolada devidamente recusada por Zuckerberg, talvez esperando que as mudanças se consolidem para conseguir mais dinheiro ainda - ou então passar para a história como um dos grandes revolucionários da internet.

O site fundado pelo jovem Mark Zuckerberg, ex-aluno de Harvard, coleciona 100.000 novos usuários ao dia, que fazem tudo o que podem fazer em outras redes sociais como o Orkut e o MySpace. Mas, como se sabe, o Facebook mudou seu posicionamento e agora pretende ser o mais completo índex de referências pessoais da web - tarefa facilitada pelo fato de sua plataforma permitir aplicativos desenvolvidos e customizados por terceiros.

Com um total de 31 milhões de usuários, e voando a velocidade de cruzeiro, é possível imaginar o quanto os planos de Zuckerberg estejam chamando a atenção de uma empresa chamada Google. Afinal, quem mais poderia rivalizar com a gigante da internet pelo menos nas pretensões de se tornar o grande repositório de informações pessoais da rede?

As Redes Sociais Movem os Mercados

Quem diria que os conteudos gerados pelo consumidores movem os mercados de servidores . Segundoo CEO da Sun a febre das redes sociais impulsionam venda global da SUN . Segundo Jonathan Schwartz, que por sinal tem o seu blog como principal executivo da SUN , um atitude exemplar e referencial para o mundo corporativo; afirma que a rápida expansão de serviços com conteúdo gerado pelo consumidor como MySpace, Facebook e Orkut , está obrigando os data centers a expandir rapidamente sua capacidade de armazenar dados, o que acelera a venda de servidores no mundo.

Os Riscos de Reputação e Imagem Pública na Web

As empresas devem ficar mais atentas quando o assunto é gerenciar a sua reputação e imagem pública na web , já que os riscos de comentários falsos crescem todo dia , na Internet.Com a popularização dos blogs,controlar o que se escreve sobre alguem ou uma empresa , tornou-se ainda mais dificil.Sao mais de 1,5 milhao de comentarios publicados por dia na Web. Este novo território deve ser constantemente protegido e monitorado , sob pena de colocar em risco o seu ativo mais valioso , a sua credibilidade.
Segundo a empresa de análises de mercado Gartner , até 2010 os criminosos utilizarão a internet para extorquir fundos das organizações, ameaçando prejudicar sua reputação e imagem corporativa. Como? Eles assegurarão que buscas rotineiras online retornem resultados negativos e comprometedores postados de forma criminosa. Nos Estados Unidos a Naymz especialializou-se em faixinas virtuais no Brasil a ELife faz o trabalho de monitoramento na web . A Revista Veja desta semana (03/10) traz uma bela reportagem sobre o assunto : Tá Limpo - Já Existe ajuda para quem teme estar com reputação manchada na Internet. "Se a sua empresa depende de uma imagem positiva na internet, você não tem escolhas: precisará gerenciar explicitamente a sua reputação e imagem online", diz Jay Heiser, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Na internet, informações negativas se multiplicam e espalham com tanta velocidade que acaba se tornando impossível apagar o estrago", adverte Heiser.. Apesar da série de recursos disponíveis para ajudar no gerenciamento de imagem pública como agências de relações públicas a ferramentas de análise de conteúdo, ainda não existe nenhum mecanismo na internet capaz de rastrear e alertar para conteúdos prejudiciais à reputação de uma empresa. Heiser recomenda que as organizações interessadas em gerenciar suas reputações online tomem ações para entender o papel que a imagem do negócio tem nos relacionamentos sociais e comerciais, e então trabalhar junto a suas equipes de marketing e RP para criar uma estratégia de gerenciamento da reputação e imagem

5 de outubro de 2007

A Cabeça do Brasileiro na Web

  • Pesquisa da Nielsen divulgada pela Folha OnLine , mostra que os brasileiros confiam mais em conteúdos gerados pelos consumidores , como comentarios online e blogs do que a media geral das pessoas pesquisadas .Os brasileiros ocuparam o topo do ranking entre as nacionalidades que mais crêem em uma novidade tecnológica: as newsletters de emails .
  • Pelos números da pesquisa, os brasileiros confiam tanto em anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV (74%). A média geral para essas duas mídias é, respectivamente, 60% e 56%. Pelos números da pesquisa, os brasileiros confiam tanto em anúncios em grandes portais de internet como em anúncios de TV (74%). A média geral para essas duas mídias é, respectivamente, 60% e 56%.
  • Outra diferença dos brasileiros em relação à média geral é a confiança dada a mídias geradas por consumidores, como comentários online e blogs.
    O levantamento mostrou que existe um "jeitinho brasileiro" de confiar em anúncios. Por exemplo: brasileiros confiam mais em anúncios de jornais que no velho boca-a-boca (83% contra 81%). No ranking geral, essa relação é inversa, e o boca-a-boca supera o jornal como a primeira fonte de informação em que consumidores mais confiam (78% a 63%).
  • O levantamento mostrou que existe um "jeitinho brasileiro" de confiar em anúncios. Por exemplo: brasileiros confiam mais em anúncios de jornais que no velho boca-a-boca (83% contra 81%). No ranking geral, essa relação é inversa, e o boca-a-boca supera o jornal como a primeira fonte de informação em que consumidores mais confiam (78% a 63%).
  • "Embora as novas tecnologias e mídias estejam desempenhando um papel importante na sociedade 'globalizada', muitas decisões de compra ainda são baseadas em atitudes culturais e nacionais adotadas com firmeza", disse o diretor gerente de Relação com o Consumidor da Nielsen, David McCallum. Segundo ele, embora novas mídias comecem a tomar espaço das tradicionais em alguns países, o boca-a-boca continua sendo a melhor maneira de divulgar um produto. "Nada viaja mais rápido que as más notícias. Há estimativas que calculam que as más experiências são cinco vezes mais contadas que as boas", afirmou McCallum. "A importância de serviços ao consumidor de alta qualidade ganha ainda mais destaque

Nada Viaja Mais Rapido do que Más Noticias

O boca a boca dos consumidores é também um conteúdo que forma opinião e constroi decisões de compra e impactam a reputação e imagem pública das empresas..Se o serviço de atendimento (SAC) não tem politicas de atendimento , acordos internos de níveis de serviço, de nada adianta ser 2.0 , 3.0 ou n.0. Sem Politicas de "customer Service"as coisas so fazem piorar para as empresas. Veja o comentário do expert da Nielsen.Nada viaja mais rápido do que as mas noticias.
"Embora as novas tecnologias e mídias estejam desempenhando um papel importante na sociedade 'globalizada', muitas decisões de compra ainda são baseadas em atitudes culturais e nacionais adotadas com firmeza", disse o diretor gerente de Relação com o Consumidor da Nielsen, David McCallum. Segundo ele, embora novas mídias comecem a tomar espaço das tradicionais em alguns países, o boca-a-boca continua sendo a melhor maneira de divulgar um produto. "Nada viaja mais rápido que as más notícias. Há estimativas que calculam que as más experiências são cinco vezes mais contadas que as boas", afirmou McCallum. "A importância de serviços ao consumidor de alta qualidade ganha ainda mais espaço e importância para consolidar a reputação e imagem das empresas.

A internet muda o jeito de fazer novelas

Mais um belo desafio para a netnografia .Não se faz mais novelas como antigamente. A internet está mudando a forma como os autores se relacionam com o público. As opiniões dos telespecatdores estão ganhando uma nova dimensão junto aos autores consagrados, como Aguinaldo Silva, da novela Duas Caras. O escritor está utilizando a rede para decidir o futuro das personagens. O autor tem um blog, no qual pede que os leitores opinem sobre o destino da trama. O primeiro a passar pelo crivo do público é Juvenal Antena, personagem do ator Antônio Fagundes. "Ele nasceu pra ser polêmico. A pergunta que se faz é: um cidadão que ocupa o lugar do Estado numa comunidade na qual este não atua, e se torna o rei do pedaço, é um vilão ou é um bandido? Gostaria que vocês se pronunciassem a respeito nos comentários, e vou logo avisando: pretendo seguir o que decidir a maioria", escreve Aguinaldo. "Me dêem uma luz e me respondam: ao criar uma comunidade na qual ele será depois prefeito, delegado, promotor e juiz de Direito, Juvenal Antena é ou não bandido?", completou. A abertura que Silva dá aos leitores é inédita no modelo brasileiro de teledramaturgia. É a Internet mudando até mesmo o jeito de se fazer novela. Apesar do apelo de Silva, a maioria dos leitores preferiu mesmo criticar o casal de protagonistas, Maria Paula e Adalberto Rangel, interpretados por Marjorie Estiano e Dalton Vigh. Segundo os telespectadores, faltam carisma e entrosamento à dupla. Com tantas reclamações, será que a internet será capaz de mudar também o destino destes dois?

4 de outubro de 2007

A culpa é do Orkut

O colunista Daniel Castro traz hoje na Folha de São Paulo (só para assinantes) o desabafo de Aguinaldo Silva sobre a fraca audiência da nova novela das oito, Duas Caras. Entre outros motivos, como a crescente expansão do mercado de DVD's, o autor culpa o Orkut e os programas de comunicação instantânea, como o Messenger, pelo o problema que já incomoda a Rede Globo. "E ainda tem o Messenger e o Orkut. Agora até as criancinhas estão viciadas em Orkut. O Orkut virou novela, as pessoas escrevem suas próprias histórias", diz Silva ao jornalista da Folha.

Marketing de redes sociais no You Tube

Você quer bolar uma estratégia de marketing nas redes sociais para a sua empresa, mas não sabe como começar? Então leia essa:
Estou no msn. São 00:16. Converso com meu novo amigo Chin Chan sobre as empresas que divulgam suas marcas e produtos através do You Tube e passam a construir reputação e imagem pública na web. Eis que descubro mais um tarado por marketing viral!
Falei sobre a Dove e a Nokia...o novo vídeo da Dove está sensacional, tão bom quanto o Dove Evolution.
Mas esse meu amigo achou pouco:
- você vai falar só do da Dove no blog? -Disse Chin Chan, indignado.
- Tá bom cara, manda aí!- Respondi.
Olha só o tamanho da lista que ele me mandou.
Aproveitem:
DC Shoes, Quicksilver, Big Mac, Sprite, Red Bull, Panasonic, Nike,
Caixa Econômica, Axe.

3 de outubro de 2007

A importância do processo de auditoria em um Database Marketing

Quando realizamos um processo de captura de dados dos nossos clientes, mesmo inserindo regras na entrada da informação, alguns tipos de erros não são detectados.

O processo de auditoria das informações analisa, antes da inclusão dos dados no database, se não existem alguns tipos de vício de digitação como:

Campo nome preenchido com XXX;
Campo CPF preenchido com 11111111111;
Campo e-mail preenchido com SEM E-MAIL entre outros

Esse pequeno cuidado nos permite construir uma base de dados mais limpa e confiável, melhorando a precisão das analises e o retorno nas campanhas de marketing direto e relacionamento.

Inimigos da Web 2.0 - O Retorno

E por falar em adversários da nova web, vejam o vídeo do Estadão contra os blogueiros:

Era da Desinformação. Hã? O quê?

Quem leu essa semana o artigo do Stephen Kanitz na Revista Veja?
Eu li.Hum...Afff!!

Olha o que ele escreveu:

"Discordo profundamente desses gurus, estamos na realidade na "Era da Desinformação" de tanto lixo e "ruído" sem significado científico que nos são transmitidos diariamente por blogs, chats, podcasts e internet, sem a menor vigilância epistêmica de quem os coloca no ar. É mais uma consequência dessa visão neoliberal de que todos têm liberdade de expressar uma opinião, como se opiniões não precisassem de rigor científico e epistemológico antes de ser emitidas."

Exagerado? Talvez. Os conteúdos gerados pelos usuários na internet serão bons e/ou ruims, não importa. O que importa é cada indivíduo decidir se acredita ou não na veracidade daquilo que lê ou assiste na internet e expressar a sua opinião sim, pois é isso que nos faz pensar, repensar e dispensar muitas idéias.

Talk of the Town : Voz Humana com seus Clientes

Os conteúdos gerados pelos consumidores provocam conversas e promovem os mercados . Estes mercados são conversações: este é o principal fundamento do Cluetrain Manifesto. No mundo real as pessoas se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta, engraçada e muitas vezes chocante. Quer seja explicando ou reclamando, brincando ou séria, a voz humana é genuína. Ela não pode ser falsificada. Como as pessoas dizem as coisas - O verdadeiro "talk of the town " o que esta na boca do povo. A maioria das empresas, por outro lado, apenas sabe como falar na linguagem calma, sem-humor e monótona da missão corporativa, prospectos de marketing, e o sinal de ocupado sua-ligação-é-importante-para-nós. O mesmo antigo tom, as mesmas antigas mentiras. Não é de se espantar que mercados conectados não respeitem empresas que não querem falar como eles. Mas aprender a falar em uma voz humana não é nenhum truque, e as corporações não irão nos convencer que são humanas com coisas do tipo "ouvindo os clientes." Elas irão parecer humanas apenas quando empregar seres humanos reais para falar por elas. Estes são os fundamentos do Manisfeto do Cluetrain .

As Vozes dos Consumidores Movem os Mercados

  1. Os conteúdos gerados pelo consumidores já influenciam os mercados de produtos e serviços e estão transformando as rela coes entre empresa e clientes , os dados a seguir endossam o conceito de que a voz dos consumidores move os mercados.Os mercados são pessoas e as pessoas conversam. O axioma é Mercados são Conversas . Conversas constroem e destroem reputação e imagem das empresas.Reputação e Imagem positiva são ativos que aumentam o valor para os acionistas.
  2. Senão vejamos :

    71% dos consumidores online lêem comentários de opinião sobre produtos e serviços "postados" na Internet.(Forrester)
    77% dos internautas que fazem compras online usam os e iamgeme comentários sobre os produtos feitas por consumidores são extremamente úteis e facilitam a sua decisão de compras (eTailing Group)
    63% dos consumidores declaram que estão mais propensos a comprar em sites que tem criticas e comentários sobre os produtos , bem como o rating de satisfação dos clientes . (CompUSA & iPerceptions study)
    Para aqueles que fazem a sua primeira compra na Internet , 42% declaram que o "rating" e comentários sobre os produtos são decisivos para realizarem a sua compra na Internet. (Foresee Results Study, 2006))
    Quando perguntados qual a fonte mais confiável de informação, 60% dos compradores online no Canada , afirmaram as criticas e comentários dos consumidores e 31 % que confiavam em anúncios publicados em jornais e revista.
    (J.C. Williams Group for Visa and Yahoo Canada).
  3. O que parece estamos voltando com a Internet aos fundamento dos negocios : Mercado são Conversas. Conversas dos Vendedores com os Clientes , clientes conversam com clientes. Você sao imaginou algum negocio sem conversas. Os anuncios em jornais e revistas tambem sao conversas , so que agora as conversas aumentaram com os conteudos gerados pelos consumidores.

2 de outubro de 2007

A Revolução Comportamental da Internet

A internet trouxe uma revolução tecnológica, mas, mais do que qualquer coisa é uma revolução comportamental. O que eu me pergunto hoje em dia é: “O que a internet fez com a gente e o que podemos fazer com ela?”. Novas atitudes sociais mexeram no comportamento das pessoas, antigamente as pessoas se comunicavam via telefone, rádio, TV e jornal. Com o telefone há uma interação, pois podemos falar e escutar, já os jornais a TV e os rádios atinge uma grande parte da sociedade, mas poucos falam e muitos escutam.
A web uniu os dois modelos permitindo a comunicação entre duas ou várias pessoas, mas ao mesmo tempo pra mim se tornou um paradoxo, conseguiu unir pessoas de vários lugares diferentes que jamais se falariam por questões de distância ou até mesmo outros limites, mas também ao mesmo tempo não há o contato e nem o convívio social.

Estamos em uma era de desumanização ?
Será que daqui há um tempo o contato humano se extinguirá?

Até amanhã gente, agora vou pensar um pouco mais sobre isso!!!

Butiquim Virtual : Um belo trabalho para a Netnografia

A Internet tem provocado mudanças até nas conversas de butiquim.Agora o butiquim é virtual . Sabe aquela brincadeira saudável, entre torcedores, que ocorre nos butiquins, padarias, escolas ou em qualquer lugar que reuna 2 torcedores de times rivais? Nos tempos de hoje, não é preciso esperar muito para encontrar um torcedor de outro time e começar a sacanear.

Na edição de esportes do site do jornal "O Globo" basta esperar terminar o jogo, a noticia ser publicada e começar a escrever suas opiniões, críticas e na maioria das vezes zoações ligadas àquela matéria. São centenas de comentários, alguns deles de torcedores sofrendo com a derrota do seu time, criticando jogadores, diretoria e técnico. Outros, entram apenas para encarnar na torcida adversária. É um verdadeiro chat de torcedores rivais. Esta nova web é feita de opiniões . Cada um pode publicar a sua , esta é a essencia da web 2.0

O exemplo mais recente foi no jogo do Botafogo, no meio da semana passada, ao perder para o River Plate, da Argentina e ser precocemente eliminado da Copa Sul-Americana. Foram 607 comentários do momento em que a matéria foi publicada (às 22:40) no site do Jornal ö Globo", até ás 9:00 da manhã do dia seguinte. Isto quer dizer que: até durante a madrugada os internautas ficaram trocando mensagens.

Mas nem só da rivalidade do futebol são os comentários. O espaço está disponível para a maioria das matérias publicadas, onde pessoas especializadas em outros esportes fazem comentários construtivos e inteligentes, que poderiam ser usados como fonte de idéias pelos dirigentes que comandam nossos esportes.

Você Conheçe os 3Ps de um Serviço ao Cliente.

Não adianta ser SAC 2.0 , 3.0 , o que vale é a prontidão de atendimento ao cliente.Ë a prontidão que constroi a reputacao e imagem publica da empresa junto aos seus clientes.A rapidez de resposta costuma cria uma imagem positiva da empresa.Independente dos canais de acesso , voz , email, chat , click to call , os Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) fundamentam-se em 3P ; Processos , Pessoas e Prazo. Estes 3Ps estão ancorados na Politica de Atendimento da Empresa baseado no nível de serviços que deseja oferecer aos seus consumidores , ai reside o sucesso deste serviço que vai deste a sua politica de trocas,devoluções até o prazo de resposta seja via textual ou canal de voz..
Esta politica a afeta a Gestão de Compras da Empresa e o nível de Serviço das Garantias de seus produtos e serviços comercializados.Uma boa gestão nesta area , alem de afetar a reputaçao e imagem da empresa , contribuia para aumentar a Margem Bruta e o Botton Line de seus Resultados.

1 de outubro de 2007

No Marketing Contextual um novo Concorrente do Google

Um empresa da California cria um poderoso sistema de marketing contextual , assim o Google poderá ganhar em pouco tempo um sério concorrente:. A empresa afirma que o seu sistema é mais eficiente e humano para encontrar informações na rede , com uma nova semantica de busca.O Powerset ( http://www.powerset.com/), com sede na cidade de San Francisco, desenvolveu uma tecnologia de busca na rede baseada na "linguagem natural" e não em palavras-chave, como a utilizada pelos atuais sites de busca.
Barney Pell, co-fundador e diretor-executivo do Powerset, disse à agência Efe que esse sistema "tenta entender o significado entre palavras de uma forma semelhante a como os humanos compreendem a linguagem". "Ao contrário de outros mecanismos de busca que utilizam um índice de palavras-chave, o Powerset faz uma profunda análise lingüística de cada frase que lê", acrescentou.
Muitas vezes eu tenho as minhas dúvidas, mas a cada semana o mundo virtual me surpreende, mas se realmente esse novo site de busca for melhor nós usuários só temos a ganhar.

A 'musicocracia' um Culto ao amador ?.

A movimentação dos inúmeros fã-clubes - hoje, em sua grande maiora, redes sociais com afiliados em toda parte do globo ao invés de estarem separados em sedes com os 'fãs de São Paulo', 'fãs de Porto Alegre', etc - é marcada pela quantidade de votos que cada um se dispõe a dar de casa, madrugada a dentro, inúmeras vezes, criando e-mails fantasmas se necessário, burlando os sistemas de bloqueio de votos múltiplos em último caso. Enfim, suando a camisa e criando calos nos dedos para que no dia da festa (transmitida via internet também), seu ídolo esteja lá no palco, agradecendo 'a cada um que votou'. É estranho pensar em uma categoria do tipo 'Melhor Artista Internacional' com bandas que ainda nem pisaram no Brasil, e quando o fizer dificilmente será apreciada por aqueles que votaram. Mas funciona! É a 'musicocracia' gerada pelo consumidor da marca MTV.Talvez este venha ser mais uma face do culto ao amador.
Na sexta-feira passada, mais uma vez a MTV exibiu o seu manjadíssimo VMB, a premiação para os artistas do ano que se passou, e na qual os vencedores são escolhidos através da audiência, nos últimos anos, exclusivamente através da votação direta no hotsite do evento. Tudo muito bonito, tudo muito democrático. Mas será que as escolhas são feitas sob o ponto de vista qualitativo? Será que escolher uma banda que tem 5 meninos bonitos, tocando uma música de fórmula manjadíssima, é o que temos de melhor em música atualmente? A mesma pergunta vale para o oposto, quando marmanjos votam na vocalista gatinha e seus dotes físicos e não exatamente na música que ela faz.

...tudo bem, em alguns casos esse não é bem o foco e tudo se mistura; tempos modernos. =)

O que me chamou atenção foi a exclusão das chamadas categorias de Jurí Técnico (onde, obviamente, a audiência não tinha como interferir) como: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Fotografia. O contéudo (leia-se os vencedores) das últimas edições foram escolhidos unicamente pela Internet. Longe do purismo de quem ouve, estuda e produz música. Tenho as minhas dúvidas sobre até que ponto o 'vox populi' é realmente 'vox dei'... principalmente quando essa voz parte de uma geração que nasceu, cresceu e hoje começa a dar os primeiros passos no que chamamos democracia, dentro da Internet. Um meio onde somos bombardeados de informações a cada segundo, e principalmente, onde o que é maravilhoso hoje é obsoleto em alguns clicks depois.

Vários destes mesmos consumidores já estão aptos a votar e escolher os seus governantes e representantes no congresso, no senado e também o nosso próximo presidente. Fariam o mesmo movimento votando milhares em algum 'plebiscito virtual' contra o voto secreto, por exemplo? Acho que não, infelizmente. São terrenos completamente diferentes e enquanto a música é parte do universo sem limites da Internet, e deixa o usuário a vontade para dizer o que gosta e o que não gosta, sem culpa ou sem retaliações significativa, a política traz consigo as tags "velho", "antiquado", "chato" e principalmente "sem graça". E os novos consumidores ainda preferem "coca cola", "mtv", "rock n' roll".

Um Belo Case de CGC

Belo case de conteúdo gerado pelo consumidor (CGC) foi praticado pela centenária Coca – Cola . Uma de suas últimas ações bem sucedidas foi o “Estúdio Coca-Cola”, em parceria com a MTV e algumas gravadoras. Através do Orkut, a Coca recrutou hubs – pessoas com grande número de contatos em redes sociais, de várias cidades do Brasil com a missão divulgar o Estúdio Coca – Cola e, é claro, permanecer em contato com o público adolescente falando a língua que eles mais entendem: a deles próprios!Um outro exemplo de conteúdos gerados por consumidores foi uma campanha da Skol. Esta é uma megatendencia que esta cade vez tomando corpo na web ; envolver os consumidores com as marcas de sua empresa.

A Internet Não é Mágica

O maior mérito da internet chama–se comunicação. E como na comunicação, não se trata de fazer magia. A internet não é mágica. Por magia entende–se aquilo que é oculto, controlado por umas poucas pessoas que possuem a “força” necessária para dominar o invisível. Como a sociedade não é mágica, a internet também não é. No mundo real, para se conseguir sucesso, temos que trabalhar. Na internet também. No mundo real, para conseguir visitas, amigos, temos que ser simpáticos e atenciosos. Na internet também.No mundo real, se somos egoístas e só pensamos no nosso umbigo e no nosso bolso, afastamos as pessoas. Na internet também. No mundo real, se prometemos e não cumprimos, ninguém nos dá mais ouvidos. Na internet também
Como a internet é invisível, as pessoas tendem a lhe atribuir uma origem mágica, imaginando que, como não podemos vê–la com os olhos, ela se assemelha a alguma coisa parecida com um deus, uma força oculta. Não sabem como ela começou, muito menos se irá acabar. Para muitos a internet é um outro mundo, um paraíso mágico onde osproblemas não existem.
A internet não é uma força invisível que simplesmente afeta todo o planeta, sem se saber direito como isso acontece. Temos que lembrar que menos de 2% do mundo têm acesso efetivo à internet. A internet é, por enquanto, uma opção para a elite, só para as pessoas quepodem comprar conhecimento pois a internet não é grátis.
É neste sentido que a internet pode parecer mágica. Assim como a magia, privilégio de poucos “iniciados”, a internet ainda é apenas um vislumbre do acesso à informação para as camadas menos ricas da população. Elas vêem a internet como aquele shopping center ondequerem dar uma voltinha só pra saber como é ter dinheiro. No futuro, o acesso poderá estar mais disponível, mas isso ainda não é uma realidade presente.
Ainda entre essas pessoas, encontramos aqueles que superestimam a internet, colocando–a num pedestal e achando que ela é capaz de tudo o que sempre quiseram. Capaz de lhe arrumar um emprego, trazer comida para os pobres, plantar mais árvores, solucionar seus problemas na família, arrumar–lhe um(a) namorado(a), acabar com o abismo entre ospobres e ricos.
A internet não faz nada disso. Por quê? A internet é simplesmente pessoas. Eu, você, todos somos a internet. E como nenhum de nós conseguiu solucionar todos os problemas, não é a internet que irá conseguir fazê–lo, no estilo “deus todo–poderoso”. A internet é umreflexo da própria sociedade. Sambistas, políticos, padres, punks, criminosos, voluntários da cruz vermelha, tem de tudo na internet.Este texto foi escrito por Ricardo Martins em " Acredite, talvez , nas pessoas , não na Internet '

30 de setembro de 2007

Você acredita na Teoria dos 6 graus de Separação?

As redes sociais dominaram o mundo. As empresas mais conectadas com o mundo atual já utilizam as redes sociais para gerar negócios. Hoje, quando acessamos qualquer uma delas - orkut e Linkedin, por exemplo - descobrimos que temos amigos em comum com pessoas que nem imaginávamos. Seja por termos trabalhado ou estudado no mesmo lugar ou por freqüentarmos os mesmos bares, estamos sempre repetindo a frase: “O mundo é muito pequeno!”
A “Small-World”, uma das experiências mais conhecidas de mapeamento das nossas redes sociais, aconteceu em 1967 (isso mesmo, eu não errei o ano!!), nos EUA. O cientista Stanley Milgram descobriu que estamos ligados a qualquer pessoa através de um número médio de seis outras. E esta teoria ficou conhecida como Teoria dos 6 graus de Separação.
Ele chegou a este número através de uma experiência realizada com 160 pessoas que viviam em Boston e Omaha (Nebraska), nos EUA. Milgram, desafiou cada um deste grupo a entregar uma correspondência a uma pessoa-alvo. Só que eles não poderiam entregá-la diretamente, mas através de amigos. Cada pessoa deveria escrever o seu nome na correspondência de modo que depois fosse possível monitorar o caminho percorrido até o seu destino final.
. A centenária Coca – Cola é uma delas. Uma de suas últimas ações bem sucedidas foi o “Estúdio Coca-Cola”, em parceria com a MTV e algumas gravadoras. Através do Orkut, a Coca recrutou hubs – pessoas com grande número de contatos em redes sociais, de várias cidades do Brasil com a missão divulgar o Estúdio Coca – Cola e, é claro, permanecer em contato com o público adolescente falando a língua que eles mais entendem: a deles próprios! Belo case de conteúdo gerado pelo consumidor. Para saber um pouco mais sobre esta campanha, acesse: http://www.cocacola.com.br/estudio/pt-br/sobre.jsp

E você? Acredita que a Teoria dos Seis Graus das redes sociais pode ser uma alavanca geradora de negócios para a sua empresa?

Descobrir informações com Text Mining

Com o crescimento de bases de dados desestruturadas, oriundas principalmente de textos livres de call center e internet, a busca por processos que organizem e gerem informações ganhou impulso.

Neste contexto uma solução é encontrada, o Text Mining, solução que combina o conhecimento de diversas áreas como estatística, ciência da computação, lingüística e ciência cognitiva.

Após a organização dos textos em bases de dados estruturadas, técnicas de Data Mining são aplicadas transformando estes dados em informações essenciais para as definições estratégicas de uma empresa.