28 de setembro de 2007

Os Blogs nos Esportes : Conexão China Brasil

Mas hoje os tempos mudaram e logo na primeira página do jornal que leio diariamente na internet, já vejo fotos e a disponibilidade de ler algumas matérias sobre o show da Seleçao Brasileira de Marta ,Cristine , Formiga e Cia. Depois de vasculhar mais um pouco descubro um blog, "Conexão China Brasil", onde posso acompanhar tudo sobre a seleção feminina de futebol (bastidores, dia-a-dia, treinamentos, informações dos jogos), relatado a todo momento por um enviado especial do Globoesporte.com, Tiago Lavinas.
No passado, nunca poderiamos pensar que um drible da Marta teria tanta repercurssão, ou que poderiamos ver ao vivo, seja pela TV, Rádio e Internet (vendo até os melhores lances do jogo durante o mesmo) nossa seleção canarinha ganhar com folga de uma potência do esporte e anfitriã China, massacrar a prepotência norte-americana, ensinando ao Tio Sam a nossa batucada e chegar a final contra a Alemanha, atual campeã mundial, com ares de favorita.Ah se tivéssemos uma organização nacional para o futebol feminino, se a CBF investisse um pouquinho dos seus milhões em um campeonato, se levássemos esta seleção para fazer amistosos pelo Brasil, para divulgarmos nossa seleção. Ah, se tudo isso não passasse de um sonho, seriamos que nem o basquete americano, quase Imbatível! E, ainda poderiamos acompanhar nossas meninas desfilarem pelos gramados diariamente.
Que venha a Alemanha. Salve o Blog . Viva a Internet.

As Armadilhas do Culto ao Amador

Os Conteúdos Gerados pelos Consumidores sejam através de comentários , sugestões e reclama coes de serviços ou produtos , tem contribuído para melhoria do atendimento aos clientes . As resenhas sobre livros ou em serviços hospedagem e hotelaria , tem influenciado o processo de escolha dos consumidores . No entanto não podemos cair na armadilha do "conhecimento instântaneo ", obtido em sites de busca ou em blogs , nem confundir informação incompleta e sem contexto com conhecimento.Esta é uma perigosa armadilha do conhecimento amador.Nesta linha de raciocínio , o pensador inglês , Andrew Keen um dos pioneiros da Internet nos anos 90 publicou recentemente o Livro The Cult of the Amateur ( O Culto ao Amador) - Como a Internet esta matando a nossa cultura. Comecei a leitura esta semana e alguns tópicos magnetizaram a minha atenção ; a sua virulenta critica ao endeusamento aos conteúdos produzidos e divulgados por qualquer internauta e sua perplexidade com a valorização destes conteúdos. E vai mais alem a "sabedoria das multidões" é um sequestro de uma minoria que forma uma nova oligarquia de conhecimento. Concordo em parte com as criticas do Andrew Keen , porque a Internet não transforma corruptos em pessoas honestas , nem pessoas honestas em corruptos . Não se pode colocar na Internet todos os males e todas as virtudes da sociedade .Concordo que a internet esta acumulando lixos de informação e que a sociedade não vive sem profissionais em diversas áreas do conhecimento que requerem um preparo e conhecimento especifico . Não podemos transformar "conhecimento înstântaneo " e superficiais em conhecimentos profissionais. Nós não viajaríamos de avião com amadores ou conhecedores momentâneos de técnicas de pilotagem aprendidas no Google ou não submeteríamos a uma cirurgia por leitores amadores de blogs profissionais de medicina . Nem todas as pessoas que escrevem são escritores ou jornalistas. Por sinal o jornalista tem um papel fundamental na apuração de fatos e na busca da verdade , ate porque toda noticia tem mais de uma face. Mas não devemos negar que a internet cria oportunidades de transparência social e acima de tudo pode diminuir assimetrias de informa coes e facilitar a vida das pessoas e promover a troca de ideias e conhecimentos que valorizam o convivio social . Agora mais do que nunca é uma bela oportunidade de valorização de profissionais. Vejo o seu livro como um alerta em vez de vaticínio. A internet esta transformado as rela coes sociais e económicas da sociedade e moldando novos comportamentos e hábitos ..Quando concluir a leitura , voltarei ao tema.

27 de setembro de 2007

Você sabe Conversar com seus Clientes.?

Quando falamos de um database marketing precisamos de algo mais, as informações sobre quem está comprando, ou seja, do nosso cliente. Conhecendo o nome, o endereço e o telefone, estaremos de posse de informação muito valiosa que ligada aos dados das transações nos darão a oportunidade de realização de grandes trabalhos de marketing direto e relacionamento.

  • Toda conversa tem um bom contexto ou um bom pretexto. O marketing de banco de dados(DBM) é contexto desta conversa com seus clientes e não clientes . Esta é razão pela qual o marketing direto é melhor caracterizado como marketing de nomes . O marketing moderno é um marketing contextual ou seja principal objetivo é otimizar as circuntancias de compra e fazer seu cliente comprar melhor . O marketing deve ajudar o seu cliente a compra e para ajuda-lo você precisa conhece-lo melhor. E tudo começa com a construção do seu database (DBM) e com uma boa lista de contatos de seus clientes e não clientes.
    Sempre que falamos de database nos referimos a um local onde armazenamos informações, sejam elas cadastrais ou transacionais. Quando organizamos os processos de uma empresa normalmente estruturamos um ambiente para capturar e armazenar as informações das transações (data da venda, produtos vendidos, quantidade, valor entre outras) e então estamos dando início a estruturação de um DataBase Marketing.

    A etapa de captura de dados dos nossos clientes é uma etapa muito delicada do processo de estruturação de um database marketing, e como já mencionei em outro post, deve fazer parte de uma estratégia de relacionamento, onde o cliente percebe que ele cedendo uma informação e ele em troca receberá um benefício. Nunca esqueça de se colocar no lugar do cliente!

    Dependendo do local onde o cliente está efetuando a compra ( contexto de compra ) , solicitar muita informação pessoal pode parecer uma invasão de privacidade. Em uma loja física, o cadastro completo logo no primeiro contato pode não ser uma boa estratégia, pois ele terá dificuldade de visualizar a “troca” que ele estará fazendo com sua empresa. Já em um ambiente digital, o cadastro completo torna-se uma necessidade já que você precisará efetuar a entrega do produto na casa do cliente e ele não irá se importar de fornecer esses dados para você.

    Outro ponto bastante importante que devemos avaliar na estruturação de um sistema de captura de dados são as regras de entradas de dados. Uma informação já criticada no momento do input propicia um banco de dados mais limpo, já que qualquer erro de digitação pode ser detectado e corrigido na hora, ajudando assim nas próximas etapas de construção de um bom database marketing. Mas isso é assunto para um novo post! Até breve...

Internet uma Nova Utility

As aspiraçõe sociais se movem e ter o computador passou a ser uma necessidade básica e a Internet uma nova "public utility." , tão importante quanto a água, eletricidade e telefone .Cresce o numero de Lan Houses em todo Brasil.Criam-se a cada dia novos hábitos e comportamento das pessoas: o email virou o segundo sobrenome. Um belo campo para a netnografia.
A cada ano, o número de usuários da rede aumenta cerca de 20% no Brasil .O principal motivo de tantos acessos é a comunicação: mandar e-mails e participar de sites de relacionamento é a febre que está no mundo, a internet está se tornando realmente uma nova utilidade . O interesse pelas compras virtuais também cresceu. A queda no preço do computador ajudou e muito na popularização da internet. .
Hoje, metade dos computadores vendidos no Brasil custa menos de R$ 1 mil, diz Oswaldo de Oliveira, presidente do instituto IAB ( Interactive Advertising Bureau), que representa 60 empresas do setor e participou da pesquisa com o Ibope, Netratings, IDC ( International Data Corporation) e E-bit.A internet está se tornando uma utilidade tão importante quantoa água, quanto a eletricidade, quanto o telefone.

A rádio onde o DJ é você.

Os conteudos gerados pelos consumidores chegam ao mundo do rádio. O modelo 'nós-tocamos-você-ouve' esta sendo abandonado pela grande maioria dos novos ouvintes do radio, a onda agora é você ser o DJ. Ouvir rádio é um hábito antigo e muito popular até hoje. Porém, a palavra colaboração sempre andou meio distante da relação Ouvinte vs. Rádio. Deixando de lado problemas como o 'jabá', só o fato de ligar (ou mandar e-mail) para pedir uma determinada canção ou artista não significa que ela vá tocar imediatamente. Alías, há tempos que não ouço esse tipo de participação... talvez o fato d'eu ter abandonado completamento o modelo convencional explique isso.

Antigamente, ouvia-se rádio para saber das últimas notícias, furos jornalísticos (pelo menos com a velocidade que os tempos permitiam), etc. Hoje em dia, celulares de baixíssimo custo podem receber manchetes via sms, ali na hora, sem precisar sintonizar no dial correto. Ouvir música? Claro! Com iPods e outros tantos players, cada vez mais acessíveis a diversas faixas de consumo, e o acesso a banda larga indo pelo mesmo caminho, isso é ainda mais simples. E claro, ainda temos a boa e velha televisão, e todo seu conteúdo por assinatura.

Mas ainda não é nada Interativo (com 'I' maísculo mesmo), ou pelo menos não tão interessante quanto é a Last.fm. Entre outras coisas como ouvir suas músicas favoritas, na hora em que bem entende, quantas vezes quiser, ela permite aos usuários:

  • Criar uma rede de 'vizinhos' através dos gostos musicais;
  • Descobrir novos artistas semelhantes às suas preferências;
  • Recomendar músicas e/ou artistas;
  • Criar uma rádio personalizada; (Quem precisa de DJ's?)
  • Construir um 'perfil musical' apenas ouvindo suas músicas no seu player favorito;
  • Comprar a música que você está ouvindo naquele momento.
Isso é apenas o começo; as gravadoras estão de olho em sites com essa característica 'colaborativa' em busca de novos segmentos e nichos de mercado. Usuários já criam e disponibilizam conteúdo através de blogs ou comunidades. Artistas lançam seus singles em sites como o myspace.com. São tantas novidades que um post é muito raso.

26 de setembro de 2007

Entenda a Cibercultura com a Netnografia


A Netnografia nos permite entender melhor o mundo da cibercultura. De acordo com o método netnográfico de Kozinets (1998, 2002), existem fases fundamentais na realização de estudos na cibercultura . Estas fases norteiam nossas pesquisas, utilizando e potencializando certos aspectos característicos do mundo digital. São elas:

“Ingresso” cultural: o pesquisador deve investigar diariamente, durante pelo menos seis meses, as ciberculturas e comunidades virtuais, visitando foruns, sites e outras formas de intercâmbio entre os internautas. O objetivo desta fase éaprender a linguagem, os valores e conceitos principais do grupo, o conteúdodestas páginas virtuais e obter informações sobre a identidade cultural dos participantes.

- Coleta de dados e análise: é preciso fazer um levantamento exploratório dos sites mais relevantes para a pesquisa. O autor recomenda, também, que se criem categorias para identificar os diferentes tipos de comportamento na Internet. O material coletado consiste em notas de campo, artefatos da cultura da comunidade (textos, arquivos baixados de grupos de discussão e mensagens de correio eletrônico trocadas), fotos e imagens, arquivos de áudio.

- Construir sua própria home page: a partir desta página pessoal, que apresenta a pesquisa que está sendo realizada. Por este canal de comunicação, o pesquisador pode convidar pessoas a participarem da pesquisa como informantes.

- Realizar “cyber interview”: As perguntas ficam na página virtual e suas respostas são encaminhadas ao pesquisador por correio eletrônico. É importante, alerta Kozinets (1998), garantir (e cumprir) o anonimato. O autor relata que, com estas entrevistas, conseguiu aprender muito sobre linguagem e outras informações importantes para o seu ingresso no grupo.

- Usenets: só após ter cumprido esta longa fase exploratória, o pesquisador estará preparado para entrar como membro do grupo a ser estudado, participando de listas e outras formas de debate na Internet. É imprescindível que o pesquisador seja reconhecido e aceito como membro do grupo.

Publicidade Contextual :Agência para o You Tube

A publicidade contextual cria novas formas de comunicação para os conteúdos gerados pelos consumidores . Este novo formato de publicidade agora ao mundo do vídeo , foi criada uma Agência Especializada na postagem de anúncios no You Tube. Vale a pena conhecer este novo mundo de negócios da publicidade contextual , com base no customer made market ou melhor no inovador marketing contextual .

25 de setembro de 2007

Mundo Virtual....o Céu é o limite!!!! Será???

Gente, olha que matéria interessante que eu li no Globo on line essa semana, a IBM investe no mundo virtual direcionada agora para o público com deficiência visual, os pesquisadores se basearam no som tridimensional para criar a sensação de localização no espaço. A equipe de pesquisadores exploraram a possibilidade de manuseio de objetos no mundo on-line para torná-lo mais receptivo aos deficientes visuais. "Quando o usuário chega ao mundo virtual, recebe uma descrição e a posição dos itens", explicou à BBC Colm O' Brien, um dos quatro integrantes do grupo de pesquisadores que trabalhou no projeto. " Também temos som relacionado aos objetos. Se existe uma árvore por perto, você vai ouvir o ruído das folhas", completou.

Pesquisadores criaram esse projeto para facilitar acesso de deficientes a ambiente 3D. Segundo estudos, 80% dos usuários de internet farão parte de mundos virtuais até 2011

Pessoal, o mundo virtual não tem limites!!!

Conheça o Consumidor pela Netnografia

Netnografia ou Etnografia on-line é um termo criado por Robert Kozinets para descrever os resultados dos estudos de culturas e comunidades on line .Netnografia se ocupa em entender o comportamento e hábitos dos consumidores no mundo virtual. A Etnografia on-line pode ser utilizada para compreender como os consumidores de comunidades virtuais se comportam na web e que significados eles atribuem a determinados produtos e/ou serviços. Introduzimos este assunto é função da natureza e objectivos do nosso blog : conversas sobre conteúdos gerados por consumidores no ciberespaço.Esperamos que o nosso Achme7 se torne um ponto de encontro dos netnografos. Gostaríamos de discutir com mais detalhes este fascinante assunto.

24 de setembro de 2007

Comunicação Textual o Desafio do SAC 2.0

Reforçando a tendência dos SACs 2.0, assim como a nossa amiga Ana Freitas, também assisti uma palestra de Alessandro Barbosa – Dir de Novos Negócios da E-life ( “Investimentos em novas formas de Comunicação – Os Diversos Canais de Comunicação, propiciados pela internet, é uma tendência ? “). Tal como nós , que utilizamos na nossa vida cotidiana, os novos canais de mídia para comprar e nos divertir com os nossos ipods, as empresas modernas também devem estar disponíveis para os seus consumidores por todos esses novos meios de contato, proporcionados pelo uso da internet. Seja através de emails, chats, skype ou Voip, a regra-chave é facilitar o acesso dos nossos clientes .
Hoje, na minha atividade profissional como gerente de Contact Center, verifico que 25% dos contatos já são provenientes de chats e e-mails. Um aumento considerável, nos últimos dois anos, que tende a crescer cada vez mais à medida em que o uso da internet se torna mais popular.
Minha experiência em Contact Center diz que precisamos nos preocupar com a qualificação dos nossos atendentes virtuais . Agora, a Comunicação é Textual ! É preciso investir e preparar esses profissionais para esse novo atendimento .

O Globo Online : Estimula Redes Sociais

Agora um recurso que só estava disponível nos blogs do globoonliners, está disponível para todos os conteúdos publicados pelo Globo Online.

Trata-se do compartilhamento das publicações nas redes sociais de conteúdo (bookmakers sociais), Del.iciu.us, Digg e Stumbleupon.

Essa é mais uma das ações do portal de notícias em defesa dos conceitos de compartilhamento e colaboração defendidos pela Web 2.0, tendência que já rendeu ao Globo Online um prêmio em março desse ano.

Você sabe o que é Netnografia

Netnografia ou Etnografia on-line é um termo criado por Robert Kozinets para descrever os resultados dos estudos de culturas e comunidades on line .Netnografia se ocupa em entender o comportamento e hábitos dos consumidores no mundo virtual. A Etnografia on-line pode ser utilizada para compreender como os consumidores de comunidades virtuais se comportam na web e que significados eles atribuem a determinados produtos e/ou serviços. Introduzimos este assunto é função da natureza e objectivos do nosso blog : conversas sobre conteúdos gerados por consumidores no ciberespaço.Esperamos que o nosso Achme7 se torne um ponto de encontro dos netnografos. Gostariamos de aprender e entender mais sobre este fascinante assunto . Vamos Nessa

23 de setembro de 2007

DBM...UM ALIADO NA ERA DIGITAL

Um bom projeto WEB necessita dar uma atenção enorme ao DBM (Data Base Marketing), pois é dele que serão criados os filtros e os perfis dos potenciais clientes. Senão um cliente pode passar a receber e-mail errado. Um verdadeiro anti-case de Relacionamento.Quatro ações essenciais para que uma empresa obtenha sucesso no futuro. A primeira delas é que as empresas precisam desenvolver uma estratégia que otimize o seu website de forma eficiente, assim ele poderá ser facilmente localizado nos mecanismos de busca.A segunda é que a empresa desenvolva um DBM segmentado para que as ações de relacionamento como o e-mail marketing sejam eficientes, pois o formato adotado bem como o momento de contato muitas vezes inviabiliza uma campanha. A conclusão que eu tiro dessas ações é que para uma empresa ter sucesso no futuro será necessário que ela use de forma eficiente as ferramentas de comunicação da era digital. Assim elas estarão interagindo conforme o mercado hoje exige. E que elas entendam e também conheçam o que são ferramentas de Comunicação da Era Digital...

DATA BASE MARKETING

Um bom projeto WEB necessita dar uma atenção enorme ao DBM (Data Base Marketing), pois é dele que serão criados os filtros e os perfis dos potenciais clientes. Senão um cliente pode passar a receber e-mail errado. Um verdadeiro anti-case de Relacionamento.Quatro ações essenciais para que uma empresa obtenha sucesso no futuro. A primeira delas é que as empresas precisam desenvolver uma estratégia que otimize o seu website de forma eficiente, assim ele poderá ser facilmente localizado nos mecanismos de busca.A segunda é que a empresa desenvolva um DBM segmentado para que as ações de relacionamento como o e-mail marketing sejam eficientes, pois o formato adotado bem como o momento de contato muitas vezes inviabiliza uma campanha. A conclusão que eu tiro dessas ações é que para uma empresa ter sucesso no futuro será necessário que ela use de forma eficiente as ferramentas de comunicação da era digital. Assim elas estarão interagindo conforme o mercado hoje exige. E que elas entendam e também conheçam o que são ferramentas de Comunicação da Era Digital...