Ontem eu li uma entrevista na Época, na parte de Ciência e Tecnologia com Marissa Mayer, a mulher que ocupa a quarta posição na hierarquia do Google fala do futuro dos sites de busca.
Nos próximos cinco a dez anos, quatro áreas irão guiar as mudanças no mecanismo de busca. A primeira delas consiste em onde e como se pode realizar buscas.
Hoje, a imensa maioria das pessoas faz isso no PC, digitando palavras-chave dentro de uma caixa. No futuro, iremos falar com o mecanismo de busca através do telefone e poderemos fazer perguntas ao invés de usar palavras-chave. Será possível fazer buscas de dentro do seu carro, por exemplo.
A segunda área que fará a diferença no serviço de busca são os diferentes tipos de mídia, que serão integrados ao serviço. Vídeo, imagens, notícias, livros, blogs, áudio.
O desafio é incorporar todas estas formas de conteúdo em uma página da web sem que pareça uma enciclopédia. O terceiro item se chama personalização. A busca será cada vez melhor do que é hoje. Mas não basta fornecer melhores resultados.
É preciso conhecer as necessidades específicas de cada usuário. Para atingir esse objetivo, precisaremos entender quais são as suas preferências ou o local onde eles se encontram - tudo para poder melhorar a qualidade das respostas. O quarto componente é a busca social. Não confunda com personalização.
O desafio da busca social é descobrir como fazer um levantamento das preferências e do conhecimento das pessoas com quem o usuário se relaciona, ou de outros usuários parecidos com ele.
Bem, eu espero aproveitar todos esses privilégios de busca o mais cedo possível!
Até
8 de maio de 2008
O futuro dos sites de busca
Postador Manuela Corrêa em 14:18 2 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
7 de maio de 2008
Ning: Uma nova rede social
Gente, agora eu faço parte de uma nova rede social chamada Ning, estou ainda testando essa rede social, por enquanto estou adorando e aproveitando para compartilhar e conversar sobre Marketing Direto e a minha rotina profissional na minha área que é DBM(Data Base Marketing) da Dufry do Brasil.
O Ning dá o direito a ter URL própria, controle detalhado dos membros, além de opções para o envio de fotos e vídeos. Dá para escolher recursos na ferramenta de criação da rede, como blogs e fóruns e usar o RSS para divulgar as novidades.
O Ning cresceu muito desde o lançamento, possui boas funções e se compara às grandes redes de relacionamento e conta com mais de 30 mil redes sociais dentro dos quais podemos encontrar, professores, artistas, algumas empresas e lojas conhecidas.
Gente, depois eu volto pra falar mais um pouco sobre essa nova rede
Postador Manuela Corrêa em 15:54 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
6 de maio de 2008
Comércio Eletrônico terá um aumento
Segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira (5) pela e-bit, empresa especializada em comércio eletrônico o faturamento do comércio eletrônico neste Dia das Mães deve ser 55% maior que o obtido em 2007.
De acordo com a e-bit, a previsão é de que os adeptos ao comércio virtual gastem em suas compras pela internet uma média de R$ 315,00, contra R$ 304 do ano passado.
Livros, revistas e jornais devem ser os líderes nas preferências dos filhos, com 18% das intenções de compras; itens de informática (12%) e eletrônicos (9%), aparecem em seguida; CDs, DVDs e vídeos são a melhor opção para 9% dos consultados; telefonia celular (7%) e eletrodomésticos (5%) também devem aparecer entre os presentes das mães.
A variedade dos produtos, a facilidade comparar preços em diversas lojas em um período pequeno de tempo, a possibilidade de parcelar sem juros e condições de pagamento facilitadas e o aumento do número de internautas foram os grandes impulsionadores para que o volume de pedidos contabilizado na rede chegasse a esse resultado.
Bem, vamos as compras!
Até breve
Postador Manuela Corrêa em 09:52 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao