O site Yahoo, responsável por uma das principais ferramentas de busca da internet, anunciou que vai passar a usar novos elementos de Web Semântica em suas páginas com o objetivo de melhorar o entendimento do conteúdo delas, o que pode revolucionar a forma de buscar informações no universo virtual.
O termo Web Semântica vem sendo usado por especialistas do setor para definir uma nova internet que, no futuro, permitirá que a informação disponível online possa ser organizada de forma a ser entendida não apenas pelas pessoas, mas também pelos computadores, permitindo uma navegação mais eficiente.
Atualmente, a maioria das ferramentas de busca, como o Google, usam o tópico digitado para identificar as inter-relações que existem entre diferentes páginas, além de verificar a existência do termo de busca em páginas individuais na internet.
A web semântica promete mudar isso porque possibilitaria que a ferramenta de busca entendesse o significado dos dados que está buscando, potencializando a capacidade de busca dos sites.
Por exemplo: hoje, ao buscar na internet informações sobre um hotel para passar as férias no Rio de Janeiro, o internauta muitas vezes tem que ir pesquisando uma longa lista de estabelecimentos encontrados pela ferramenta de busca.
Com as mudanças que devem começar a ser introduzidas no Yahoo, a pesquisa poderia ser feita mais facilmente, buscando elementos específicos - como hotéis que aceitam bichos de estimação, ficam a cinco minutos ou menos da praia e custem menos de R$ 200 por noite.
"Nas próximas semanas, nós divulgaremos mais especificações detalhadas que irão descrever nossa adesão aos padrões de web semântica", disse Kumar, sem deixar claro quando exatamente o site passará a ter as mudanças.
Ao adotar os novos recursos, o Yahoo espera ganhar terreno contra o Google na preferência dos internautas que utilizam ferramentas de busca.