28 de dezembro de 2007

Cluetrain Manifesto – Derrubando as Paredes da Conversação

O livro "The Cluetrain Manisfesto: The End of Business as Usual", que desenvolve de uma forma muito simples e direta os mercados formados por conversações, é mais uma prova da necessidade da netnografia nas organizações e como conseqüência destes estudos, um sério trabalho de nanomarketing.



"Uma poderosa conversação global começou. Através da Internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como um resultado direto, mercados estão ficando mais espertos—e mais espertos que a maioria das empresas."


The Cluetrain Manifesto começou como um Web site (www.cluetrain.com) em 1999 quando os autores – que tinham trabalhado em diversas companhias como IBM, Sun Microsystems, Linux Journal e NPR – publicaram 95 teses que declararam o que eles sentiam como a nova realidade do mercado. Entre elas estão a Tese nº 2: Mercados consistem em seres humanos, e não em setores demográficos e Tese nº 62: Mercados não precisam falar para propagandistas e vendedores. Eles devem participar das negociações se posicionando atrás das paredes contra-fogo das empresas. Eles declaram que, graças ao fato de as conversações acontecerem em Web sites e mensagens, e em e-mails e chat rooms, empregados e consumidores têm encontrado vozes que questionam a tradicional hierarquia de comando-e-controle que organiza a maioria dos grupos corporativos de marketing.


A teoria é muito interessante e o site em português é o www.cluetrain.com/portuguese/index.html.

27 de dezembro de 2007

Lobby na Web um novo Desafio do Marketing Politico

Cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa e uma oportunidade de mercado para as empresas de marketing politico : o Lobby na Web . A web permite que lobby possa ser visível, transparente, um canal de comunicação entre a sociedade e os Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário. .

A web permite também o desenvolvimento de nanomarketing na politica a medida que a comunicação passa ocorrer de forma direta e com a linguagem adequada a cada microtargeting.

Antes de ser um consenso a atividade de lobby na web , ja tem provocado acaloradas discussões nos Estados Unidos com materias no New York Times . No Brasil vivemos bom exemplo deste no canal de lobby : no tumultuado caso Renan o Jornal , por exemplo O Globo ( 14.09.07 ) destaca na sua primeira pagina o efeito da pressão dos eleitores via web , na votação do pedido de cassação do Senador Renan Calheiros: "Protestos paralisam site e telefones do Senado ;página oficial fica sete horas fora do ar ; Prodasen alega pane técnica , mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens.Entre 10 horas e 17 horas não era possível abrir a página na internet nem enviar mensagens ao senadores. O Lobby também foi exercido via email ou nos sites pessoais dos parlamentares : (i) o Deputado Fernando Gabeira recebeu mais de 1,0 milhão de visitas (ii) O Senador José Agripino recebeu cerca de 7 mil e-mails de eleitores indignados com o resulatdo da votação (iii) O Senador Arthur Virgilio recebeu 1.043 emails sobre o mesmo tema (iv) o autor do Relatório do Conselho de Ética Senador Renato Casagrande recebeu cerca de 5,0 mil emails.Compilei estes dados em matérias publicadas no Globo e Jornal o Dia na Coluna Jan Theofilo. No site do SenadorRenan Calheiros os seus correligionarios expressaram a sua aprovação pelo resultado da votação. Não se pode medir agora os impactos destas veiculações , mas certamente cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa:WebLobby. Os mecanismos de pressão no Legislativo, Executivo e Judiciario , fazem parte do processo politico na democracia e a web torna-se um novo canal para o exercicio da cidadania política- Pressionar é Preciso

Um Novo Comportamento de Compras

Os consumidores adquiriram um novo comportamento que são as compras online aumentando 56% o comércio eletrônico neste Natal sendo um belo desafio para os estudiosos da Netnografia.
A cada dia que passa eu acredito que os fatores que contribuem para esse crescimento nas compras feitas via web são a comodidade para o cliente, a diversidade de condições de pagamento e a melhoría na logistica de entrega. A empresa de Correios informou que o volume de encomendas movimentadas pelo comércio eletrônico no Natal deste ano aumentou 56% em relação a 2006. A expectativa dos Correios é de fechar dezembro com 1,4 milhão de encomendas provenientes do comércio pela internet, contra 930 mil no mesmo período do ano passado. Neste Natal, os produtos importados como eletroeletrônicos, celulares, computadores, notebooks, minigames, tocadores de MP3 e televisores LCD foram os preferidos dos consumidores. Em 2000, nos primórdios do varejo eletrônico os principais itens eram CDs, livros e DVDs. Segundo a e-bit — empresa de marketing on-line especializada em pesquisar o e-commerce no Brasil — as vendas do comércio eletrônico devem obter um crescimento nominal de 45% em relação ao Natal de 2006, atingindo um faturamento recorde de R$ 1 bilhão. Essa expectativa também está lastreada no aumento de entregas de comércio eletrônico feitas pelos Correios. No Natal, o volume dessas encomendas é cerca de 80% superior à média de outros meses". A participação das encomendas de comércio eletrônico dentro do tráfego total vem crescendo ano a ano, informou os Correios. Em 2006, o comércio eletrônico era responsável por 3,9% do total de encomendas movimentadas pelos Correios. Em 2007, essa participação saltou para 4,9%, acrescentou. O restante desta informação se encontra no portal G1 .

Um novo Comportamento de Compras

Os consumidores adquiriram um novo comportamento que são as compras online aumentando 56% o comércio eletrônico neste Natal sendo um belo desafio para os estudiosos da Netnografia.

A cada dia que passa eu acredito que os fatores que contribuem para esse crescimento nas compras feitas via web são a comodidade para o cliente, a diversidade de condições de pagamento e a melhoría na logistica de entrega.

A empresa de Correios informou que o volume de encomendas movimentadas pelo comércio eletrônico no Natal deste ano aumentou 56% em relação a 2006. A expectativa dos Correios é de fechar dezembro com 1,4 milhão de encomendas provenientes do comércio pela internet, contra 930 mil no mesmo período do ano passado.
Neste Natal, os produtos importados como eletroeletrônicos, celulares, computadores, notebooks, minigames, tocadores de MP3 e televisores LCD foram os preferidos dos consumidores. Em 2000, nos primórdios do varejo eletrônico os principais itens eram CDs, livros e DVDs.
Segundo a e-bit — empresa de marketing on-line especializada em pesquisar o e-commerce no Brasil — as vendas do comércio eletrônico devem obter um crescimento nominal de 45% em relação ao Natal de 2006, atingindo um faturamento recorde de R$ 1 bilhão. Essa expectativa também está lastreada no aumento de entregas de comércio eletrônico feitas pelos Correios. No Natal, o volume dessas encomendas é cerca de 80% superior à média de outros meses".
A participação das encomendas de comércio eletrônico dentro do tráfego total vem crescendo ano a ano, informou os Correios. Em 2006, o comércio eletrônico era responsável por 3,9% do total de encomendas movimentadas pelos Correios. Em 2007, essa participação saltou para 4,9%, acrescentou.
O restante desta informação se encontra no portal G1
.

26 de dezembro de 2007

Internet um poderoso meio de criar veículos

Sempre é bom falar do óbvio , porque ele nos leva as armadilhas do arrependimento " por que não pensei nisso antes " . Muitas vezes a confusão de conceitos entre midia e veiculo. , pode gerar as armadilhas do óbvio . Para os profissionais de propaganda essa distinção eh clara . No entanto gostaria de destacar e sublinhar estes conceitos , para torna-los mais claros para os não profissionais da área : Midia são os métodos gerais de comunicação que podem transmitir mensagens ; radio, televisão,revistas,jornais,internet, balões, carrinhos, outdoor, chão de lojas , carros, barcos, uniforme , roupas, celulares, e ate pessoas ou seja literalmente qualquer ambiente na qual uma mensagem possa ser transmitida. Existem um infinidade de meios decorrentes da fragmentação das midias , criando-se nanomarketings, nanomídias e nanopublishers.

Veículos são os programas específicos ou os ambientes onde as mensagens são colocadas. Assim a internet é um poderoso meiode distribuição , mas o blog um veiculo. Os meios transportam os conteúdos colocados. O meio Internet tem "n" dimensões para se criar veículos. As revistas e jornais tem limitação de espaços , a TV e Radio tem limita coes de tempo.Assim , por exemplo , a TV eh uma midia especifica e as Novelas, os Jornais, os Seriados , os Filmes sao veículos para colocação dos anúncios. As Revistas Bites , PC Magazine , Veja , Isto Eh , são veículos. Os portais de internet são veículos .Qual midia tem o melhor desempenho ? Qual midia é a melhor ? Na minha visão depende dos objectivos de cada anunciante. Por isso acreditamos que os consumidores geram conteúdos para diversas midias , um caso bastante interessante são as resenhas de leitores para jornais de consumidores sobre produtos utilizados agora tão comuns em sites como Amazon, Submarino , entre outros.

24 de dezembro de 2007

Como sua Empresa Conversa com seus Clientes

A sua empresa esta preparada para esta nova demanda de consumidores mais informados e exigentes. ? Como a sua empresa lida com o mundo da nanomídia
Os conteúdos gerados pelos consumidores podem ser publicados em diversas midias em especial na web . Os canais são os mais diversos e exigem das empresas um monitoramento adequado em cada um deles , pois a sua reputação e imagem publica passa por impactos provocados por esses meios . Agora quanto a sua empresa esta preparada para ouvi-lo . A sua empresa monitora , analisa e se comunica com estes novos veiculos de midia e como se relaciona e conversa com sues consumidores no : (i) E-mails de pessoa a pessoa ou enviando diretamente para a empresa ; o popular fale conosco. Aqui a chave é a prontidão de resposta. A politica de atendimento deve estabelecer um tempo máximo de resposta. O melhor padrão são respostas no máximo em 12 horas. (ii)Blogs Pessoais ou Blog Corporativos. Nos Blogs o potencial de danos a marca é alto e requer da empresa um alto padrão de serviços e atendimento ao cliente. (iii) Resenhas de Consumidores postadas em sites da empresa. Existem sites com resenhas de consumidores , em especial com reclama coes de atendimento. (iv) Wikipedia ( enciclopédia colaborativa) ;n Flickr (Fotos : ; You Tube ; Orkut . Redes Sociais (v) Podcasts ( arquivos de audio que podem ser baixados e reproduzidos em diversos aparelhos o mais comum são tocadores de MP3). (vi) Sistemas de Mensagens Instantâneas . O mais popular no Brasil o MSN. A sua empresa esta preparada para esta nova demanda de consumidores mais informados e exigentes. ?

23 de dezembro de 2007

O que aprendi com Jeff Bezos

Mercado são conversas o que vale no marketing são as recomendações dos seus clientes.Se você dirige ou tem um negócio movido a Bites , um negócio digital , recomendo a leitura da entrevista de Jeff Bezos , fundador da Amazon , na Revista Harvard Business Review de Outubro , edição em português.Vender livros na Internet é um negócio movido essencialmente a bites de informação , onde o cliente decide a compra pelo título, por referencia ou por resenha e comentarios que encontra na web ou no proprio site da empresa. Inspiradora a entrevista do Presidente da Amazon.
Apendi as seguintes lições :

(i) Tem um grupo que ele chama de S Team - S de Senior- que é informado de todos os projectos em curso na empresa e cuida de questões estratégicas.Toda semana esta equipe se reune por quatro horas para discutir ideias de longo prazo.Ver o mundo em perspectivas vale "80% de QI ".
(ii) A tomar uma decisão pergunta-se sempre "se isso der certo, vai ser algo grande ".
(iii) A estratégia basea-se uma questão simples o que "não vai mudar na visão dos clientes nos próximos cinco anos ". Toda a sua estratégia é montada na visão do cliente. "Na Amazon, é algo que estamos sempre tentando descobrir,pois em torno disso é possível montar nossa estratégia "
(iv) A empresa é centrada na voz do cliente ,tudo gira em torno de insights ligados ao cliente.O que não mudará na visão do cliente : (a) Variedade de produtos e serviços (b) PreçoBaixo (c) Rapidez de Entrega. "Acho impossível imaginar que , daqui a dez anos , nosso publico dirá: Gosto muito da Amazon , mas bem que ela poderia demorar mais para entregar seus pedidos"
(v) Outro mantra da Amazon , o mundo ficará cada vez mais transparente - a disponibilidade da informação esta em alta . A visão do marketing muda em função da digitalização e disponibilidade da informação.
(vi). A decisão da Amazon passa sempre "o que é bom para o cliente ".
(vii) Os seus projetos são baseados em necessidades constantes dos seus clientes. O melhor local entender o seu cliente esta no seu contact center , que funcionada em plataforma de voz e email. Agora as empresas tem multiplos canais de contato com seus clientes , decorrentes da digitalizacao da informação.
E finalmente afirma Jeff Bezos : " quando olharem para a historia da Amazon , quero que digam que intensificamos o foco no cliente por todo o mundo dos negócios "
Valeu Jeff Bezos.

O Oscar dos conteúdos gerados pelo consumidor

Se existisse um Oscar para premiar a nanomídia brasileira, o paulista Edney de Souza seria o grande vencedor. O site de tecnologia IDGNOW divulgou hoje o ranking dos dez blogs mais relevantes do País a partir de dois critérios, o serviço Blogblogs, e o Technorati. É a segunda vez que o IDG faz esse levantamento e Edney manteve a liderança. Mais uma prova de que os conteúdos gerados pelo consumidor estão em alta.