21 de setembro de 2007

A Onda do Google : Publicidade Contextual

Hoje em dia, utilizamos o termo publicidade contextual para caracterizar os links patrocinados, que são entendidos como "anúncios de texto mostrados com uma adaptação ao perfil do usuário". Em minha opinião este termo pode ser mais abrangente e pode ser aplicado ao e-mail marketing quando a segmentação da sua base é levada a sério por sua empresa. É papel do Database Marketing tornar a oferta tão relevante ao ponto de podermos considera-la publicidade contextual . Hoje no mercado, existem ferramentas que tornam esse trabalho viável através de ferramentas estatísticas (estudo de propensão à compra). Podemos citar como exemplo básico uma super oferta de cartões de memória para clientes que compraram câmeras digitais nos últimos meses ou semanas. Neste caso nos enquadramos na situação onde a promoção é dirigida aos consumidores que pretendem efetuar uma compra em particular, estando assim mais receptivos aos anúncios. Não concordo a idéia da publicidade contextual ser "100% a resultados" pois, nem todas as pessoas que vão clicar no seu link patrocinado vão de fato trazer resultados para o seu negócio. Por este motivo digo que uma campanha de e-mail marketing bem feita e com um bom trabalho de DBM por trás pode ser tão ou mais eficiente a ponto de ser considerada contextual.

Um case de marketing viral de sucesso : Tropa de Elite

Como um vírus que se espalha por toda uma sociedade, o marketing viral pode ser disseminado em escalas semelhantes ou até mesmo maiores. Existem casos em que a propagação de uma informação toma proporções de nível mundial, gerando uma “pandemia de marketing”.
Podemos tomar como exemplo atual a polêmica gerada pelo filme “Tropa de Elite”, que narra a historia de policiais militares que integram o BOPE, o Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro. Vídeos com imagens do filme se espalharam de forma epidêmica pelo país, trazendo a tona a questão da pirataria. De alguma forma, uma cópia da obra vazou e foi reproduzida em velocidade viral. De maneira inevitável, chegou à internet e a partir do momento em que cai na rede, não tem mais volta. O filme está na boca do povo e é um dos vídeos de maior audiência em sites como o Youtube.O marketing viral pode ser planejado como estratégia de divulgação, ou ser totalmente espontâneo. Acredita-se que a disseminação desse vídeo tenha sido desproposital e ilegal, já que pessoas estão sendo presas e acusadas de pirataria. O fato é que a conseqüência da divulgação parece ter sido extremamente positiva. Quem nunca viu ou pelo menos ouviu falar deste filme? Qual outra produção do país teve uma repercussão tão grande como esta? Os brasileiros esperam ansiosos por sua estréia e grande parte do público que já viu, verá de novo nas telonas. Apesar de toda a ilegalidade e pirataria da questão, o resultado está nas bilheterias do Festival de Cinema do Rio de Janeiro: em pouco mais que uma hora, os ingressos esgotaram! Viva o marketing viral!

20 de setembro de 2007

PERGUNTAR É O NOVO EUREKA

Agora todos os fatos econômicos sociais financeiros estão disponíveis em arquivos digitais, blogs, comunidades, sites de busca. Antigamente as pessoas iam a biblioteca, procuravam em jornais e revistas, mas com esse acervo digital disponível facilitou muito a vida de historiadores, pesquisadores e estudantes. Ficou muito mais fácil pesquisar, agora a questão fundamental é: saber questionar.
Esse grande efeito da tecnologia facilita a vida das pessoas, aumenta a liberdade e amplia as escolhas.

Mas lembrem-se “o computador não pergunta, ele tem as respostas e precisamos saber apenas qual é a pergunta certa a se fazer”.

Fraudes nos Links Patrocinados

Chamou-me atenção a matéria publicada sobre "fraude de cliques ", na Edição desta terça-feira ( 18/09) da Gazeta Mercantil . A polemica envolve o Google e a Hostlist empresa de webmarketing sobre a auditagem de cliques em links patrocinados. Esta é realmente uma boa polemica para aqueles que estão envolvidos estratégias de marketing de robôs. A questão é como controlar e evitar este tipo de fraudes, pois esta pratica prejudica a todos os stakeholders , arranhando a reputação e imagem das empresas. E agora José ? O nosso IVC esta preparado para realizar este tipo de auditagem ? Quais empresas no Brasil ja avaliam e monitoram o Risco Fraudes em Clicks ?

Senado sofre ataque de Bombas de Links

Os blogueiros brasileiros iniciaram um movimento na internet que provocou o Efeito Google Bombing ao associar o nome do Senado à expressão "vergonha nacional" como palavras chaves de busca . Este efeito foi decorrente da absolvição do Senador Renan. Calheiros no seu ruidoso caso "quebra de decoro" parlamentar. A pratica é simples , sempre que o internauta digita a expressão vergonha nacional aparece como resultado da busca o site do Senado Federal .O impacto deste bombardeio de links , desta "bomba de links " , ocorre a partir de um determinado numero de links associados a esta expressão , este é dos efeitos dos blogs no mundo politico .

19 de setembro de 2007

Segmentar Melhora seu Contato

A importância da segmentação para a melhoria dos resultados de campanhas de marketing direto foi o tema principal do evento realizado hoje pela Abemd no Senac Bistrô.

O palestrante Luis Fichman, executivo da Reader’s Digest, ressaltou a relevância de mantermos em nossa base o histórico das campanhas que cada cliente já participou, mesmo aquelas que ele não tenha respondido positivamente.

Esse histórico pode e deve ser utilizada como parâmetro em nova segmentação, mas grande parte das empresas despreza essa informação e com isso estão perdendo grandes oportunidades de obterem melhores retornos em suas campanhas de marketing direto.

Blog com sentimento

Duas companhias nacionais, a Predicta (www.predicta.com.br) e a E-Life (www.elife.com.br), desenvolvem neste momento uma tecnologia que permitirá fazer análise qualitativa de cada comentário publicado nos blogs brasileiros. Até agora quando quer saber se falam positivamente, negativamente ou de maneira neutra de uma marca as empresas que prestam esse tipo de serviço recorrem à analistas de carne e osso. A intenção é automatizar o processo com a ajuda de robôs mais inteligentes que os atuais que ficam restritos a varredura de dados. Tanto a Predicta, que faz gerenciamento da qualidade de campanhas publicitárias on-line e do tráfego de sites para clientes corporativos, como a E-Life ainda não atingiram 100% da perfeição. “Já fizemos um teste com 3 000 citações e chegamos a uma margem de acerto de 85%”, afirma Alessandro Barbosa Lima, diretor da E-Life que tem o mérito de ser uma das primeiras empresas de mapeamento de blogs no Brasil. A meta de Barbosa Lima é chegar aos 100% porque ele sabe que nenhum cliente comprará seu serviço com a atual margem de erro. Um comentário analisado de maneira equivocada pode levar ao descrédito do software. Diante desse desafio, a Predicta refaz quase que diariamente seus cálculos e analisa a relevância dos algoritmos utilizados para entregar o resultado ao cliente. “Tecnologicamente a nossa equação já está resolvida. Só estamos discutindo agora como vamos empacotar o produto” afirma Claudia Woods, diretora da Predicta. De maneira comum, as duas companhias resolveram seguir o mesmo caminho para tentar encontrar uma resposta para uma demanda de mercado. Nunca e de maneira tão constante as marcas perceberam que precisam saber o que falam delas na internet. A E-Life já faz essa avaliação há algum tempo. Com a ajuda de um software a empresa rastreia comentários, citações e referências em centenas de comunidades e blogs nacionais, mas os dados brutos são entregues a analistas que cuidam de emitir todas as classificações. A análise de sentimento automática do mundo virtual é uma aspiração antiga do mercado até agora sem resposta. No exterior algumas companhias já conseguiram se aproximar do estágio ideal. O jornal inglês de negócios Financial Times encontrou uma fórmula baseada na tecnologia da empresa norueguesa Fast, que tem operações no Brasil. Com esse recurso que custa centenas de milhares de dólares os leitores e assinantes da publicação sabem qual a qualidade dos comentários que estão sendo feitos em tempo real sobre determinado assunto. A barreira para se chegar a perfeição nesse universo é léxica. Há quem acredite que os programas de computador irão demorar algum tempo para diferenciar expressões como “acabar em pizza” da verdadeira comida típica italiana. Os próprios blogueiros, o centro dessa discussão, acham que os programas que a Predicta e E-Life pretendem ainda levarão algum tempo para entender a lógica por trás de todos os comentários. “Nosso raciocínio não pode ser enquadrado dentro de uma equação matemática computacional”, afirma Manoel Neto, do blog Tecnocracia (www.tecnocracia.com.br). Mesmo assim, Claudia Woods e Barbosa Lima acreditam que seus instrumentos de mediação serão de grande utilidade para os clientes corporativos. Nesse aspecto, Predicta e E-Life seguem uma tendência de mercado. A explosão da audiência e influência dos blogs e das redes sociais levou o mundo empresarial a um questionamento: como podemos medir o que eles estão falando à nosso respeito? Essa é a regra. Sem métrica não há valor para as empresas. A iniciativa da Predicta e da E-Life é responder de maneira organizada a essa questão. O que as duas companhias não sabem, por enquanto, é qual será o caminho mais curto para entender o que é bom ou ruim para uma marca dentro de um blog. “Essa resposta vamos construir junto com o mercado”, afirma Claudia Woods.

Conheça o Google Analytics

"Você tem alguma idéia do sistema operacional, browser, tipo de conexão e até resolução de tela que os visitantes do seu site usam? Pergunte ao Google Analytics. O serviço de medição de acessos do Google traz informações detalhadas sobre a audiência que passa pelas páginas. Ele funciona como um analisador de logs — monitora as atividades do servidor web e fornece as estatísticas correspondentes. O serviço é grátis e permite monitorar um número ilimitado de domínios com apenas uma conta de usuário.

Inaugurada no mês passado, a nova interface do Google Analytics se caracteriza pelo visual rico em gráficos e pelo intenso uso de Ajax.

Uma ferramenta interessante do Google Analytics é a integração com o AdWords. Por meio desse recurso, é possível acompanhar com mais precisão o retorno de campanhas publicitárias feitas com o sistema de links patrocinados do Google. "

Leia na integra em http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092007/14092007-20.shl

A Nova Onda Print 2.0

Segundo a HP , o web 2.0 criou um mercado de impressao digital de 300 bilhoes de dolares , o chamado Print 2.0 . O que e' print 2.0 ? Uma rede mundial de impressoras distribuidas que irao receber o conteudo digital do web 2.0 , criado por consumidores , e realizar a sua impressao. Po r exemplo atraves do mundo print 2.0 , poderiamos escrever um livro baseado no conteudo deste blog e editar e imprimir em diversos locais , este e' o poder do print 2.0 - impressao distribuida por rede. Como exemplo cito uma rede de impressao de fotografias digitais na america latina chamada Uniprod , no Brasil opera o site www.uniko.com.br

O seu Novo Sobrenome agora é @

O email passou a identificar o segundo sobrenome das pessoas - nome.sobrenome@xxxx. O seu novo sobrenome é @.Vejam se não é verdade. Quando você encontra uma pessoa , a pergunta q é sempre qual o seu email . Um outro fato chamou-me a atenção, as colunas de Carta ao Leitor , agora são assinadas pelos emails das pessoas. Na semana passada ( 14/09) tive a curiosidade de dar uma olhada na coluna de Cartas ao Leitor do Jornal o Globo e vejam só o que encontrei, das 28 cartas publicadas , 27 foram correspondências via emal( 96 %) e apenas uma via fax .Por sinal a única correspondência via fax era do Senador Jose Sarney. Hoje dia (19/09) , 100% das cartas ao leitor, foram assinadas e enviadas por e-mail ou via webmail do Globo Online. ( http://www.globo.com/) Na coluna de Cartas da Revista Veja desta semana (19/09) , 96% das correspondências foram enviadas via email . A Veja já publica estas estatísticas em uma tabela.

18 de setembro de 2007

O EFEITO ORKUT NA POLÍTICA

Redes sociais se mobilizam tanto para expressar marcas, preferências, serviços e até mesmo o descontentamento.
Este efeito agora transborda para o mundo político no orkut, por exemplo, o episódio Renan Calheiros gerou espontaneamente 18 comunidades e 17 delas expressaram descontentamento e a quantidade de membros varia de 3032 a 40 internautas.
O mais importante é que são conteúdos gerados pelos eleitores consumidores, porque tanto a política quanto o mercado gera processos de escolha, comprar e votar.

Pessoal o caso Renan Calheiros chegou ao orkut!

Será o fim da Internet neutra?

Li dia 17/09 no blog do Tiago Dória (www.tiagodoria.com) que estão tentando acabar com a neutralidade da internet. O Departamento de Justiça dos EUA deram um parecer favorável para cobranças diferenciadas aos pacotes de informação que circulam na rede.Se você quiser prioridade de tráfego terá que pagar mais caro, se usar serviços que consomem muita banda larga como Voip (Skipe) e vídeos (YouTube), também terá que preparar os bolsos.
Esta noticia já está gerando muito ruído na rede e organizações como Save the Internet, começa fazer pressão junto aos senadores nos EUA.A própria Google já se mostrou favorável a favor da neutralidade na Internet, até por que eles teriam que pagar taxas aos provedores.

Darwinismo 2.0

Durante o Digital Age 2.0, Joseph Crump, diretor executivo de criação da agência Avenue A/Razorfish explicou citando as seis leis do darwinismo digital:

  1. consumidor está no controle: interage através de blogs e comunidades
  2. banda larga dá esse poder ao consumidor: a informação chega e é compartilhada de forma rápida
  3. lealdade às marcas está caindo: ou seja, mudar para o concorrente no mundo digital está a apenas um clique do mouse
  4. marcas agora são digitais: todo mundo está na internet
  5. você tem milissegundos para impressionar: é necessário chamar a atenção dos eyeballs imediatamente
  6. copiadores não sobreviverão: seja autêntico e original. Cópias não chamam atenção.

Quem conseguirá chamar a atenção no meio da multidão ?

17 de setembro de 2007

Vídeo na Onda Web 2.0

Esse vídeo do Michael Wesh, professor de antropologia da Universidade de Kansas está sensacional. Confiram:
http://www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE

Wiki nas empresas


Um dos assuntos discutidos no seminário, além dos blogs e rede sociais, foi o formato Wiki. O palestrante José Carlos Figueiredo gerente de licenciamento da Le Postiche e Fabiana Sá, gerente de web da Amil, mostraram como suas empresas se organizaram internamente e estimularam todos os funcionários, de diferentes áreas e posições na empresa a escrever diariamente documentos no formato wiki com as melhores práticas para desenvolvimento da marca.
Para empresas que possuem grande rede de lojas, como é o caso da Le Postiche, um wiki com a inteligência e experiência coletivas, comprova que este formato para Gestão do Conhecimento na empresa é sem contra-indicações, de baixo custo e de alto retorno.
Afinal, em apenas alguns cliques, você pode obter respostas, índices e ainda dicas de melhores práticas para resolução de problemas. Se amanhã ou depois o funcionário deixa a empresa, é ali, no wiki que estará registrado o "manual" de todas as suas atividades e tarefas.

Procure para download no Google o software DokuWiki. É gratuito.

SAC 2.0: sobre o Orkut e as empresas


Seminario Web 2.0 da Info Exame . Na palestra sobre "O que o orkut e cia. podem dizer sobre a sua empresa e suas marcas" Alessandro Barbosa Lima, da e-life, deu boas dicas. Sua empresa monitora um monte de sites de relacionamento, blogs e comunidades para empresas que querem saber o que estão dizendo sobre elas por aí...

O Boticário, por exemplo, trabalha com o que ele chamou de SAC 2.0 (adorei!) e monitora todo conteúdo gerado pelo consumidor para responder a ele sempre que necessário, além de pensar e repensar seus produtos e serviços. Dessa forma, todas as dúvidas e reclamações são esclarecidas, a empresa conhece melhor quem consome os seus produtos e ganha confiança do mercado.

E como as redes sociais viraram fonte de informação para a decisão de compra, essa atitude se transforma em lucros quase que imediatamente.

Acesse http://www.elife.com.br/ para saber mais.

Seminário Web 2.0 INFO e Grupo Abril


Grandes empresas debatem o presente e o futuro da web. O seminário Web 2.0 no Brasil, organizado pela Revista Info, da Editora Abril reuniu gente do Google, Procter e Gamble, Johnson e Johnson, IBM, Infoglobo, MSN Group, Kibe Loco, Yahoo!. Mil insights surgem sempre que participo destes seminários e o que mais penso: tenho que fazer mais...e mais rápido, antes que tudo mude novamente. A geração de conteúdo pelo usuário é o foco principal dos departamentos de internet destas empresas. O fim da barreira empresa x cliente gera frisson e incertezas. O conteúdo do seminário, com flashes e podcasts, pode ser acessado no endereço: http://info.abril.com.br/seminarioweb20/
Para quem não quer ir até lá, vou resumir por aqui os tópicos mais atraentes.

O Vídeo é a Melhor Maneira de Demonstrar Empatia na Internet ?



Até que ponto os sinais, sons e movimentos fazem a diferença quando tentamos nos conectar com nossos clientes em um momento de crise ?


Adicionar vídeos na internet em resposta à algum problema enfrentado pela empresa pode ser uma ótima solução pois, dirigem e reforçam conexões emocionais, permitem o benefício da vizualização e se bem elaborados, são tão ou mais eficientes no fortalecimento da marca quanto as demais formas de se retratar com o consumidor. Vejam o vídeo da Mattel veiculado na internet, onde o CEO da empresa fala da segurança dos brinquedos logo após o "recall" com alguns produtos da marca. No vídeo, podemos ver os laboratórios de teste da Mattel e o CEO demonstra empatia e preocupação com a segurança dos brinquedos fabricados pela empresa.

16 de setembro de 2007

Buzz Marketing na Politica : O caso Renan

Como era de se esperar o caso Renan Calheiros (PMDB-AL) invadiu o mundo dos blogs. Entre as primeiras denúncias e a absolvição da semana passada foram contabilizados cerca de 30 mil comentários à respeito da crise política em torno do presidente do Senado. A maior parte das citações está concentrada (91%) em dois serviços que hospedam blogs: o blogspot (82%) do Google e o Yahoo (9%). Estes serviços concentram o maior volume de boca a boca (BuzzMarketing). As demais referências estão distribuídas nos serviços do UOL (1,8%), Blogger ( 2,2%) e Wordpress ( 3,6%). Um outro dado importante é que apenas 7 blogs concentram cerca de 90% das referencias ao caso Renan Calheiros
As citações a Renan saíram em blogs de grande audiência e relevância, como o blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo , hospedado no UOL. Neste caso tem-se um típico da Regra Pareto ( 70% das referencias relevantes concentradas no serviço UOL) e dos Eleitos do Buzz Marketing
Já o blogspot tem uma verdadeira cauda longa de referencias ( Long Tail) , uma grande partcipacao e uma longa dispersao de citações. Não se está contabilizado que significa a repercussão a longo prazo desses comentários em centenas de milhares de outros blogs(Cauda Longa dos blogs ) . Ai esta um belo desafio para o marketing politico harmonizar a cauda longa com Pareto na web , este novo campo da ciberpolítica.
Agradeço o levantamento realizado pela consultoria ELife do Alessandro Barbosa Lima, que tornou possivel esta analise no nosso post.

Onde os Brasileiros Acessam a Internet

Em uma pesquisa inédita, realizada pelo Datafolha e encomendada pela agência de propaganda F/Nazca Saatchi & Saatchi, verificou-se onde os brasileiros acessam a Internet . Os dados mostram que são os locais públicos como LAN houses, escolas, bibliotecas, instituições de ensino que tem a maior participacao- 22% do total . Já o acesso residencial aparece com 19% , seguido da opção casa de parentes ou de amigos, com 16% e, por último, o local de trabalho trabalho, com 13%.

Brasileiros Geram Mais Conteúdos na Web

Levantamento recente mostra que 42% dos brasileiros afirmaram já ter publicado conteúdo próprio na web . Este dado consta em uma pesquisa inédita, realizada pelo Datafolha e encomendada pela agência de propaganda F/Nazca Saatchi & Saatchi, . Na comparação entre as regiões do país, o destaque fica com o Nordeste, que lidera a iniciativa de colaboração com 48%. as demais regiões estão representadas assim: Norte e Centro-Oeste, 41%; Sul e Sudeste, 40% . A maioria publica apenas conteúdos com o fim de relacionamento (fotos, por exemplo). Apenas 5% afirmou já ter publicado notícias ou histórias. De todo modo, essa é uma tendência a qual precisamos ficar ligados . Este comportamento dos brasileiros contraria pesquisa recente que mostra que apenas 1% dos usuários criam efetivamente conteúdo.Um outro fato notavel é que os maiores postadores , de acordo com a pesquisa, são aqueles entre 16 e 24 anos. Em poucos anos, esse público ficará mais velho e serão eles os maiores compradores e consumidores . Os veículos de comunicaçãoe e as empresas ainda estão patinando em iniciativas que atendam o comportamento desse público na internet . Recomendo a leitura post 42 milhoes de brasileiros usam a Internet no Blog da Daniela Bertoccli e os comentários da F/Nazca