Como era de se esperar o caso Renan Calheiros (PMDB-AL) invadiu o mundo dos blogs. Entre as primeiras denúncias e a absolvição da semana passada foram contabilizados cerca de 30 mil comentários à respeito da crise política em torno do presidente do Senado. A maior parte das citações está concentrada (91%) em dois serviços que hospedam blogs: o blogspot (82%) do Google e o Yahoo (9%). Estes serviços concentram o maior volume de boca a boca (BuzzMarketing). As demais referências estão distribuídas nos serviços do UOL (1,8%), Blogger ( 2,2%) e Wordpress ( 3,6%). Um outro dado importante é que apenas 7 blogs concentram cerca de 90% das referencias ao caso Renan Calheiros
As citações a Renan saíram em blogs de grande audiência e relevância, como o blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo , hospedado no UOL. Neste caso tem-se um típico da Regra Pareto ( 70% das referencias relevantes concentradas no serviço UOL) e dos Eleitos do Buzz Marketing
Já o blogspot tem uma verdadeira cauda longa de referencias ( Long Tail) , uma grande partcipacao e uma longa dispersao de citações. Não se está contabilizado que significa a repercussão a longo prazo desses comentários em centenas de milhares de outros blogs(Cauda Longa dos blogs ) . Ai esta um belo desafio para o marketing politico harmonizar a cauda longa com Pareto na web , este novo campo da ciberpolítica.
Agradeço o levantamento realizado pela consultoria ELife do Alessandro Barbosa Lima, que tornou possivel esta analise no nosso post.
16 de setembro de 2007
Buzz Marketing na Politica : O caso Renan
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 12:22
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário