27 de outubro de 2007

Amazon : Negócio Digital Movido a Bites

Se você dirige ou tem um negócio movido a Bites , um negócio digital , recomendo a leitura da entrevista de Jeff Bezos , fundador da Amazon , na Revista Harvard Business Review de Outubro , edição em português.Vender livros na Internet é um negócio movido essencialmente a bites de informação , onde o cliente decide a compra pelo título, por referencia ou por resenha e comentarios que encontra na web ou no proprio site da empresa. Inspiradora a entrevista do Presidente da Amazon.

Os seguintes pontos me chamaram a atenção:

(i) Tem um grupo que ele chama de S Team - S de Senior- que é informado de todos os projectos em curso na empresa e cuida de questões estratégicas.Toda semana esta equipe se reune por quatro horas para discutir ideias de longo prazo.Ver o mundo em perspectivas vale "80% de QI ".

(ii) A tomar uma decisão pergunta-se sempre "se isso der certo, vai ser algo grande ".

(iii) A estratégia basea-se uma questão simples o que "não vai mudar na visão dos clientes nos próximos cinco anos ". Toda a sua estratégia é montada na visão do cliente. "Na Amazon, é algo que estamos sempre tentando descobrir,pois em torno disso é possível montar nossa estratégia "
(iv) A empresa é centrada na voz do cliente ,tudo gira em torno de insights ligados ao cliente.O que não mudará na visão do cliente : (a) Variedade de produtos e serviços (b) PreçoBaixo (c) Rapidez de Entrega. "Acho impossível imaginar que , daqui a dez anos , nosso publico dirá: Gosto muito da Amazon , mas bem que ela poderia demorar mais para entregar seus pedidos"

(v) Outro mantra da Amazon , o mundo ficará cada vez mais transparente - a disponibilidade da informação esta em alta . A visão do marketing muda em função da digitalização e disponibilidade da informação.

(vi). A decisão da Amazon passa sempre "o que é bom para o cliente ".
(vii) Os seus projetos são baseados em necessidades constantes dos seus clientes. O melhor local entender o seu cliente esta no seu contact center , que funcionada em plataforma de voz e email. Agora as empresas tem multiplos canais de contato com seus clientes , decorrentes da digitalizacao da informação.
E finalmente afirma Jeff Bezos : " quando olharem para a historia da Amazon , quero que digam que intensificamos o foco no cliente por todo o mundo dos negócios "

Valeu Jeff Bezos.

26 de outubro de 2007

Números 2 - US$ 15 bilhões

Quanto vale um site de conteudo gerado pelo consumidor ? de US$ 240 milhões por 1,6% do Facebook foi quanto a Microsoft pagou hoje para ter uma participação num dos sites mais interessantes do mundo do conteúdo gerado pelo consumidor. Uma regra de três simples mostra que o site está avaliado em US$ 15.000.000.000. E tudo começou no quarto da faculdade.

Os Negócios Movidos a Bites : Os Números Digitais da Gol

Quão digital é o seu negócio? De quantos bites dependem a Receita de sua Empresa ? O quando seu negócio esta movido a Bites ?
Varia do seu grau de dependência em relação ao mundo da internet. Alguns são mais ou outros são menos. Veja o caso da Gol Linhas Aéreas que no último trimestre deste ano vendeu 81,3% dos seus bilhetes através da internet. É possível imaginar a importância que esse mecanismo tem dentro da empresa.

As Novas Regras da Comunicação na Web :O Exemplo da Fórmula 1

SALVE OS BLOGS!! SALVE A INTERNET!! SALVE O CONTEÚDO GERADO PELOS CONSUMIDORES!!
Vejam só ! Após um final eletrizante do Mundial de Fórmula 1 em 2007, resolvi pesquisar na rede e ver até que ponto, nós brasileiros, consumidores de internet, somos fãs do atual campeão Kimi Raikkonen.

Surpreendentemente (surpreendente, porque o piloto não tem carisma, sendo conhecido com Iceman – homem de gelo) descobri que existe um blog, criado por 7 gurias (elas se denominam assim) que são fãs do Kimi e de F1.

O blog é completo, com notícias atualizadas da F1, tendo como foco, lógico, “The Iceman”; dados do piloto (alguns até curiosos, como nome de familiares). Além dos dados, também é disponibilizado a história do piloto e sua equipe, 2 álbuns com fotos, FKR TV (com vídeos), podcast com áudio e muita coisa em construção, que dão a impressão de que o site poderá ficar ainda melhor.

Deixei por último, o que acho extremamente necessário, em qualquer site, blog, meio de comunicação de ídolos, de qualquer que seja o esporte, que é: dar a chance do fã, ou de qualquer pessoa interessada, de se comunicar com ele. No blog existe um mural, onde as pessoas podem postar mensagens sobre o piloto, mas neste caso, acaba sendo mais um chat, sem comunicação com o atleta.

Deixo uma pergunta no ar: porque essas pessoas, que não são apenas ídolos nacionais e sim mundiais, não fazem um site em mais de 2 línguas (a de seu país, neste caso o Alemão, e inglês)? Será que eles não percebem a existência de fãs em outros países?

De qualquer forma parabéns para as meninas, que dão a chance à quem só fala português de interagir com outras pessoas que idolatram o “Homem de Gelo”.

25 de outubro de 2007

Os Efeitos da Quarta Tela

O celular para efeito de mídia, já passa a ser chamado da "quarta tela" e acreditamos que será o próximo agente de fragmentação na distribuição de conteúdos, e será portanto a principal plataforma de nanomarketing.

A digitalização tomou conta da sociedade desde as atividades mais simples como, telefonar até fazer compras e reservas de passagens e produtos. É impressionante o impacto do celular na vida das pessoas. Pesquisas mostram que as pessoas chegam a afirmar que é mais fácil esquecer a carteira e o cartão de crédito do que o celular. Até quem não possui celular ou utiliza, já simula situações do seu uso.

Ajude seu Consumidor a Vê-lo Claramente


Vários conceitos inovadores foram apresentados na palestra de Aloísio Sotero na Associação Brasileira de Telesserviços : Nanomarketing, Redes Sociais, Consumo Feminino, Digitalização, Conteúdo Gerado pelo Consumidor e Reputação e Imagem Pública na Web . O evento ocorreu na última segunda-feira (22/10/07). Clique aqui para fazer o download da apresentação resumida.

O Efeito do E-mail Marketing

O crescimento do número de e-mails marketing é cada vez maior e a tendência é crescer ainda mais.
Segundo pesquisas do Postini, 90% de toda a comunicação empresarial em 2005 foi feita através do e-mail marketing, sendo que 85% dos e-mails não têm importância nenhuma para quem os recebe.
Dados como esses mostram que o e-mail está se tornando uma ferramenta de difusão ao invés de comunicação.
Considerando que os internautas utilizam a internet para comunicação, informação e aquisição de produtos e/ou serviços, o e-mail marketing tem como principais objetivos a captação de prospects, divulgação de produtos e serviços, construção e aprimoramento do relacionamento com o consumidor e um aumento crescente de sua base de clientes cadastrados no site da empresa.
Um e-mail marketing de sucesso é aquele que consegue que um número elevado de pessoas que o receberam, leiam e tomem uma iniciativa a partir do que ele propõe.

http://www.postini.com/

24 de outubro de 2007

Segmentação Nas Redes Sociais Vira Alvo De Anunciantes

Com o crescente número de redes sociais na internet, os comportamentos e hábitos dos usuários ficaram mais expostos e acessíveis para todos.

Essa mudança de comportamento levou muitas empresas a repensar as suas estratégias de marketing. Ao invés de fazer anúncios em grandes portais com muitas visitas, estão incluindo suas propagandas em comunidades menores onde os participantes possuem gostos mais homogêneos, aumentando a chance de sucesso da sua campanha. Uma ação de nanomídia

Também de olho nessa oportunidade, as redes sociais começaram a vender espaços em suas páginas para alguns sites incluírem links patrocinados e então obter alguma receita extra. Na minha opinião este procedimento não causa nenhum constrangimento, desde que os anúncios não ocupem mais espaço que o conteúdo da rede. E você que participa de alguma rede social, o que acha desta pratica?

Uma Estrategia de Nanomarketing

O nanomarketing é uma decorrencia da digitalização da informação , uma vez que o mesmo conteúdo pode ser transportado por diversas midias e em diferentes plataformas. Esta desagregação entre conteúdo e midia , faz com que , um mesmo texto agora pode voar na web via blogs, redes sociais, sites . As imagens idem agora também , pode trafegar em diversas plataformas como TV , Ipods, MP3 Device,celulares , radios e máquinas fotográficas . Portanto vive-se um novo mundo de comunicação multiplataforma e multicanais.Esta fragmentação e pulverização de conteúdos levam as empresas para um mundo de oportunidades , buscar os seus clientes e prospects dispersos nas comunidades virtuais,redes sociais( Orkut , Google Zone,YouTube,My Space,FaceBook) e numa infinidade de serviços de blogs.Isto leva também para um novo campo de pesquisa de comportamento e relacionamento do consumidor, na nossa visão mais detalhada e crivel , uma vez que estas comunidades expressão uma nova atitude de comportamento sem as armadilhas e artificialismos que podem ocorrer em grupos de discussão de pesquisa

23 de outubro de 2007

VOANDO BAIXO, O BLOG DA SEMANA PARA OS AFICCIONADOS POR F1

Vejam que belo exemplo de nanomarketing , decorrente da fragmentacao da midia e dos conteudos gerados pelos consumidores(CGM). Após uma semana, em que a fórmula 1 teve tanto espaço na mídia quanto o futebol, os aficcionados por automobilismo, que não podiam acompanhar a cobertura pelos meios de comunicação de massa, tiveram os blogs com grande alternativa.Segundo a Nielsen BuzzMetrics existem cerca de 30 milhoes de blogs produzindo entre 500 mil a 1,0 milhao de post por dia.

Um deles, o “Voando Baixo”, do jornalista Rafael Lopes, fez a cobertura do início ao fim do GP do Brasil. Desde o início da chegada do circo em Interlagos até o final, o dia seguinte ao da improvável conquista do finlandês Kimi Raikkonen. A cobertura, feita com fotos e vídeos, mostrou todos os detalhes, desde a chegada de caixas e caminhões, torcedores no autódromo, fotos de outros GPs do Brasil (enviadas por internautas), até a reconstituição da escapada do favoritismo, o inglês Lewis Hamilton. Além de informações, o blog também dá muitas opções de comunicação através dos comentários e de um desafio tendo como tema, lógico, a Fórmula 1.

SALVE A INTERNET! SALVE OS BLOGS! SALVE O CONTEÚDO GERADO PELOS CONSUMIDORES!

Morgan Stanley 2

Um dos pontos mais interessantes do relatório do Morgan Stanley aponta os mercados emergentes como os motores de crescimento do setor de tecnologia nos próximos anos e o poder que está nas mãos dos consumidores que geram seu próprio conteúdo. O estudo traz ainda uma visão dos países que lideram o uso de determinados serviços de internet, excetuando os Esados Unidos. O Brasil, por exemplo, é visto como o ponto de vanguarda na adoção de redes sociais ao lado da Coréia do Sul. A Inglaterra na publicidade on-line; Filipinas em microtransações através de SMS; Japão está na dianteira em pagamentos pelo celular e a China em games on-line.

A internet, segundo o Morgan Stanley

O banco de investimentos Morgan Stanley divulgou semana passada um substantivo relatório sobre as tendências da internet mundial e as consequências da Web 2.0 para o mundo corporativo. O trabalho dos analistas de tecnologia do banco americano fala de tudo, em especial do efeito dos conteúdos gerados pelo consumidor sobre as corporações. Em 49 páginas é possível entender como o status quo das finanças do mundo enxergam os movimentos dos usuários de internet e também o fenômeno das redes sociais. Nas entrelinhas do trabalho é possível descobrir como as empresas pretendem achar os seus clientes no mundo digital. A notícia do relatório do Morgan Stanley está completa na comunidade Pearibus, do jornalista Rodrigo Mesquita.

Como funciona o nanomarketing

(i) Gerenciamento de dados
Identificar, coletar, definir os clusters prospects s e clientes baseados em análises de comportamento relacionados com propensão de consumo. Identificar as pequenas comunidades no Orkut , YouTube , MySpace, Flicker e Blogs como base nas suas expressões comportamentais "eu amo" "odeio", "gosto" etc ou via comunidaes tematicas de música , esportes e jogos.

(ii) Estruturar as Mensagens
Mensagens personalizadas são associados a grupos e subgrupos em função profundidade de compreensão das motivações e aspirações individuais expressas nas comunidades e nos cadastros das empresas e nos opt in das newsletters on line.

(iii) Distribuição emNanoPoint
Determinar e implementar o melhor canal de entrega da mensagem, segmentado as informações com base em ferramenta de modelagem decisão, e mineração de dados via text mining

(a)On - Demand Printing Produzir imprimir mensagens no nível de máxima personalização
(b) Marketing Digital • O opt - in e - mail • Search Engine Marketing • Customizacao de Acessibilidade de Website
(c)Telemarketing Desenvolver scripts e gerenciar toda chamada no contact center multicanal incluindo a qualidade das chamadas e resultados de monitoramento de processos inbound e outbound

(iv) Análise e métricas dos resultados
Realizar análises nanométricas e sobre o comportamento tanto no grupo com em fragmentos de consumidores com base em taxas de conversão e rejeição do sites e contatos via email e telemarketing ,

Como Funciona o Nanomarketing

Nano significa " tão pequeno que você não consegue ver " ou no sentido de tamanho reduzido, como no caso que a Apple usou para batizar o iPod Nano . O Nanomarketing significa desenvolver produtos e serviços para conquistar e manter clientes em mercados cada vez mais fragmentados e pulverizados, onde está cada vez mais difícil acessá-los e atender as suas necessidades e desejos. Nanomarketing é o processo sistemático de identificação e de coleta de pequenos fragmentos de dados do consumidor em uma estrutura de Database Marketing (DBm), agregando-se os dados em grupos distintos de atributos comuns para análise e ação de marketing direto. Os grupos recebem mensagens personalizadas e ofertas comuns baseadas os seus atributos. Os grupos são então dispersos e expandidos em múltiplos canais diretos de mídias (postal , de voz e digitlal) durante um tempo finito contínuo. Os resultados comportamentais são medidos e analisados tanto no grupo e cada nível de fragmentos com medidas de rentabilidade a interatividade. O nosso post sobre nanomarketing torna-se uma disciplina cada vez utilizada tendo em vista a crescente fragmentação de comportamentos em função do aumento das Redes Sociais, tais como Blogs, Orkut, FaceBook, Myspace e Conteúdos Gerados pelos Consumidores em diversos canais na Web.

Informações Comportamentais – importância para o nanomarketing

Muitas vezes navegando na rede preencho cadastros para receber newsletters de sites que apresentam assuntos de meu interesse. O que impressiona é a quantidade de informações solicitadas por estes sites que, assim como mostra uma propaganda de um banco na TV, só faltam pedir um exame de DNA para ter certeza que eu sou filho do meu pai.

Então me pergunto: Por que pedir o meu endereço se só estou querendo receber uma newsletter? Para que pedir meu documento se o que me diferencia de outra pessoa na Internet é o meu e-mail? Como já escrevi outras vezes só peça o que você precisar e o que o cliente acredite ser o necessário para se relacionar com você.

Se você realmente tiver uma estratégia de segmentação da sua base, dados comportamentais são muito mais importantes do que um cadastro completo.Neste sentido o nanomarketing se torna um poderoso aliado para conquistar e manter seus clientes.

Se sua loja oferece diversos serviços, que tal perguntar sobre qual ele tem interesse, isso sim pode diferenciar você dos seus concorrentes. Pense nisso!!!

22 de outubro de 2007

Crescimento da Internet no Brasil

E por falar em redes sociais uma pesquisa feita recentemente e divulgada pelo Pew Research Center, em Washington, mostrou que a internet já faz parte da vida de 7% dos brasileiros se tornando uma fonte primária de informação.
Segundo alguns dados colhidos, a internet conseguiu ultrapassar o rádio em 4% e a revista 1% como fonte primária de informações ficando um pouco atrás dos jornais com 12%.
A grande vitória foi para televisão apontada por 76% das pessoas entrevistadas
Combinando a fonte primária e a secundária, os números mudam. A televisão continua na frente, com 92% o jornal com 51%, o rádio com 32%, internet com 16% e a revista com 4%.
O país em que a internet tem maior importância como fonte primária de notícias é a Coréia do Sul, com 20%, seguida da República Tcheca com 19%, os Estados Unidos com 17%, a Eslováquia com 15%, a Suécia com 14%, Israel e o Canadá com 11%, a Alemanha com 9% e a França e Itália, com 8%.
O Brasil, com 7%, empata com o Japão, a Polônia e os territórios palestinos.

Bem...até breve, espero que essa informação tenha sido útil!!!

Você Conheçe o que é Nanomarketing ?

Nanomarketing é processo sistemático de identificar , coletar e organizar de forma inteligente os fragmentos de dados de clientes e prospects de forma a promover a comunicação e interação .Pois é , os mercados se fragmentaram , as midias se fragmentaram , os veiculos de mídia se fragmentaram, a informação se fragmenta , os videos se fragmentam , tudo agora funciona a base de pequenos fragmentos, os nanos fragmentos. Cada vez mais surgem mais nanos fragmentos via you Tube , Flicker , Orkut , My Space, blogs onde os consumidores expressão suas preferencias em diversas redes sociais. O nanomarketing opera com base nos seguintes processos: (i) Identificação e Coleta dos Dados (ii) Estruturação da Comunicação (iii) Plano de Nano Midias (iv) Medidas de Conversão. A fragmentação dos veiculos de comunicação tem promovido uma segmentação natural do público consumidor , através de suas atitudes e preferências.

21 de outubro de 2007

Alô, Chics !

Vejam com os efeitos colaborativos dos conteúdos gerados pelos consumidores , sejam através de suas perguntas , duvidas e comentários passam a influenciar até autores de livros . Um bom exemplo , A Gloria Kalil lançou o seu Livro Alô,Chics ,etiquetas contemporâneas, que tem como ponto de partida as dúvidas enviadas a autora por internautas do seu site Chic , ouvintes do seu programa na Radio Eldorado de São Paulo e telespectadores do Programa Fantástico.

Segurança na Internet

Como a web é importante em nossas vidas decedi falar mais uma vez sobre marketing de redes sociais porque muitos sites tem se tornado alvo de constantes ataques de hackers que procuram muitas vezes denegrir a reputação e imagem pública e por isso o Orkut no quesito segurança, as mudanças são variadas, tem dicas de segurança na página inicial e na de recados, como fazer verificações de vírus, spyware e adware oferecendo aos usuários um pack com antivírus, é bom sempre estarmos atentos quando o assunto for vírus por ser um motivo de preocupação e o Orkut conseguiu criar um limite para envio de recados de usuários fora de listas de amigos e de postagem de tópicos e mensagens em comunidades.

Bem gente...pelo menos estamos seguros em uma de nossas melhores redes sociais!!!
Até breve.

Google prepara um novo Orkut

O Google pretende criar uma rede social unificada, que irá convergir todas as redes sociais disponíveis.A melhoria consiste em facilitar o compartilhamento dos conteúdo gerados pelos seus consumidores usuarios , centralizando-os em um único lugar. O objetivo é reinventar e repensar o posicionamento do Orkut bem função da explosão de outras Redes Sociais. ba web .

O Orkut não sofre grandes mudanças desde o seu lançamento, em 2004, e o seu alcance ficou restrito a poucos países, como Brasil e Índia. Isso porque ele oferece poucas opções de personalização ao usuário, peca pela falta de aplicativos adicionais e o seu formato não oferece o nível de privacidade desejado.

Para reformular sua rede social, o Google está patrocinando um projeto do Instituto de Interação Computador-Homem, na Universidade Carnegie Mellon. É o Socialstream, que visa reformular o Orkut.
O primeiro passo foi o novo layout, no ar desde agosto para todos os usuários.

O objetivo da mudança é criar uma rede social unificada, que irá convergir todas as redes sociais disponíveis.
Segundo o site do projeto, entre as melhorias está permitir que usuários facilitem a entrada de novos membros, criando perfis que contêm com uma lista de contatos específicos.