16 de fevereiro de 2008

Nanomidia na Politica Eleitoral

Impressiona-me o pratica do nanomarketing na atual corrida presidencial americana, todos os candidatos , em especial Barack Obama e Hillary Clinton tem usado de forma profissional os diversos veiculos da nanomidia e marketing de recomendacao : blogs , mensagens instantaneas , You Tube , email marketing , redes sociais ; my space , facebook ,orkut , com o objetivo de ativar a sua militancia , bem como esclarecer os seus pontos de vistas aos eleitores indecisos . As Redes de TV e os jornais tem usado os conteudos gerados pelos eleitores como pautas de cobertura ou como referencias nas suas materias. Tenho acompanhado nestas ultimas duas semanas aqui nos Estados Unidos este vigoroso movimento de veiculacao na nanomidia.
Por aqui , o uso intensivo destes novos veiculos chama-se microtargeting ou comunicacao direta com os eleitores. Um outro fato que torna a nanomidia um meio rapido e tambem mais barato deve-se ao fato que as campanhas via TV sao caras uma vez que a sua veiculacao eh paga e nao tem subsidio publico. No Brasil a veiculacao nao eh paga o que torna a TV um meio barato de acesso aos eleitores. Creio que a nanomidia eh um forte instrumento que deve ser usado no Brasil para os novos candidatos bem como por aqueles que tem um baixo indice de reconhecimento dos eleitores e que necessitam construir a sua reputacao e imagem publica . As tecnicas de microtargeting sao filhas gemeas das praticas de marketing direto e podem ser bem utilizadas com mecanismos de " call to action " em especial pelo publico jovem eleitor na faixa de 16 a 24 anos, que ja representa no Brasil cerca de 17% do eleitorado. Este eh um belo desafio.

15 de fevereiro de 2008

'Localizador de amigos' Mas uma nova febre nas redes sociais

Mais do que apenas informações sobre a vida pessoal, os usuários de redes de relacionamento social como o Facebook logo poderão compartilhar sua localização em qualquer ponto do planeta Terra. A façanha será possível através de uma nova tecnologia, que usa o telefone celular como um dispositivo de rastreamento. Um site de contatos sociais chamado GyPSii, lançado esta semana, permite que seus usuários busquem e identifiquem seus amigos através desse dispositivo, estejam eles na vizinhança ou do outro lado de um oceano. A ferramenta – no momento disponível apenas para telefones de última geração – permite que os usuários localizem pessoas, lugares e eventos nas redondezas, além de compartilhar fotos, vídeos e arquivos de som com seus amigos. O GyPSii é compatível com outros grandes sites de contatos sociais, o que permite que usuários que também estejam cadastrados em outros serviços também tenham acesso à ferramenta de localização.

13 de fevereiro de 2008

Dias no Campus Party

Nos últimos meses me aproximei de um novo mundo. Um universo identificado por uma expressão traduzida direta do inglês: a blogosfera. Estou numa fase de aprendizagem e enxergando nesse movimento uma mudança tão profunda como aquele que vi de perto com a chegada da internet comercial no País. Dessa forma não tinha como deixar de acompanhar de perto o Campus Party, o evento que reúne na Bienal de São Paulo mais de 3 000 pessoas que discutem novas mídias. A parte que mais me interessa é o Campus Blog. E lá que sento numa mesa improvisada e começo a conversar com os blogueiros, gente que está se divertindo no local. São os astros do evento, e são tratados como estrelas. Eles se sentem donos do mundo. Por enquanto, o mundo que eles estão criando. O que falta a eles é montar pontes concretas com o mundo real, que está do lado de fora das paredes da bienal. Essa conexão deve acontecer em algum momento. É açgo inevitável e já existem desejos dos dois lados, mas, por enquanto, esses dois mundos não encontraram um ponto em comum. Se enxergam mais pelas diferenças do que semelhanças. Mas, a lição concreta desses meus dias no Campus Party é que existe uma onda que vai criar novos surfistas e outros tantos que se recusam a discutir o óbvio: o novo consumidor que está por trás de cada um dos 2 milhões de blogs que existem no Brasil.

Mobile Marketing: alguns formatos de campanhas

Apesar de ainda não existirem guidelines "oficiais" para os bons processos e práticas em campanhas de mobile marketing no Brasil, é possível listar alguns tipos de campanha que podem ser veiculadas no novo veículo. Com o crescimento constante das vendas de aparelhos celulares mais sofisticados, a chegada da tecnologia 3G e a integração com a TV Digital – quando houver -, a consolidação do mobile marketing como alternativa de publicidade é apenas uma questão de tempo.

È preciso lembrar que este é apenas um guia – muito material ainda vai ser escrito sobre estes formatos. Comece a se familiarizar, portanto. E não se esqueça: as campanhas de mobile marketing funcionam melhor se integradas com outros veículos. Dito isso, aqui vão:

Campanhas com SMS: a grande vedete das campanhas móveis, por serem baratas, compatíveis com qualquer aparelho disponível no mercado e realmente captarem a atenção do destinatário. Podem ser pagas ou não pelo consumidor, e servem também com um poderoso instrumento de relacionamento – desde, é claro, que se tomem cuidados com seu sistema de opt-in.

Campanhas com MMS: mensagens que incluem arquivos de mídia, como imagens, áudio e vídeo. Em mercados mais avançados, são utilizadas para oferecer, por exemplo, demos de mobile games. Espera-se um salto no uso deste tipo de mensagem a partir dos próximos meses. No entanto, o princípio do opt-in também se aplica aqui.

Campanhas "per-per-click": sim, links patrocinados também encontram seu lugar dentro do mix de comunicação mobile. Funcionam da mesma forma do que na internet: Google e Yahoo já fornecem soluções de links patrocinados via mobile, e a Microsoft também se prepara para ingressar neste promissor mercado, com a compra da rede especializada em publicidade móvel Screen Tonic, de origem francesa.

"Ad networks" móveis: num formato bastante parecido com o existente na internet, também haverá a possibilidade de anunciar através das redes segmentadas de anúncios, que oferecem um targeting preciso. Entre os provedores deste tipo de serviço mais famosos estão Ad Mob, Enpocket e Mobile Posse, todos atuando nos mercados europeu, asiático e norte-americano. Um uso muito comum destas redes é por parte dos vendedores de conteúdo (companhias que vendem ringtones, games, serviços e aplicativos), que encontram nelas a possibilidade de anunciar seus produtos e serviços com resultados bastante positivos.

Serviços de localização: embora muitos tenham dúvidas a respeito da questão do opt-in, as campanhas de localização, que oferecem anúncios e promoções específicas para usuários que estejam circulando perto de lojas que utilizam este tipo de campanha, é um dos aplicativos de publicidade mais falados. No entanto, ainda será preciso aperfeiçoar o sistema de targeting, a fim de não aborrecer aqueles usuários que realmente não queiram ser importunados por ofertas especiais enquanto estão fazendo suas compras no shopping center.

Conteúdo patrocinado: Para consultorias como o Gartner, este modelo de anúncio será o mais utilizado em pouco tempo. Ele é útil porque vai combinar estudos do perfil dos usuários com o tipo de conteúdo que os interessa, e este conteúdo será acessado juntamente com algum tipo de publicidade. Sabendo-se que serviços móveis especializados em música, jogos e TV estão entre os mais populares, é fácil imaginar as possibilidades que se abrem.

As possibilidades são muitas, mas ainda cabe algum estudo e muita informação para saber como adequar as campanhas em mobile marketing para as necessidades de sua empresa.

12 de fevereiro de 2008

Facebook é lento e tem interface não-amigável, diz estudo

Um estudo divulgado pela WatchMouse nos Estados Unidos afirma que, em comparação a outros grandes portais de conteúdo, o Facebook é lento e tem interface não-amigável. A empresa monitorou 104 sites e colocou o Facebook no último lugar da lista de melhores performances, devido ao grande tempo de espera de processamento e erros frequentes de programação. O critério utilizado pela empresa usou seu índex "Site Performance", que quantifica a percepção do usuário em relação à velocidade de processamento e a usabilidade do site.

O índice considera uma pontuação de 500 como indicador de boa performance, enquanto índices superiores a 1500 mostram um rendimento considerado ruim. O Facebook atingiu uma pontuação de 6629. A empresa WatchMouse não divulgou as razões pelas quais a rede social teve um desempenho tão fraco. Especula-se que a performance ruim seja resultado do uso de diversas aplicações de terceiros, que podem impactar o desempenho do site dependendo da quantidade de aplicações que cada usuário escolhe usar.

10 de fevereiro de 2008

Pesquisa com executivos de marketing aponta tendências para 2008

Pesquisa com 1700 altos executivos de marketing mostra perfil das estratégias para o próximo ano.

A Andersen Analytics divulgou os resultados de uma pesquisa que conduziu junto a executivos de marketing para saber quais serão as principais tendências de marketing para 2008. A pesquisa foi feita em parceria com a Marketing Executives Networking Group, uma associação que conta com 1700 executivos que ocupam altos cargos nas áreas de marketing das maiores empresas dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, investimentos em marketing na web e em iniciativas ambientais estarão ocupando pontos privilegiados nas agendas e orçamentos de marketing no próximo ano; além disso, os fundamentos do marketing, segundo os entrevistados, serão mais importantes do que nunca, a fim de que possam ajudar os executivos a compreender as fortes mudanças pelas quais o mercado está passando.

A pesquisa procurou identificar, além das tendências de marketing, saber quais são as áreas onde estão as melhores oportunidades de negócio e também mostrou quais são os livros que têm inspirado os executivos de marketing na busca de novas estratégias e idéias.

Conceitos de marketing: A pesquisa procurou saber quais os conceitos de marketing que serão mais importantes em 2008. Para 60% dos entrevistados, os fundamentos do marketing serão "muito importantes" para compreender o mercado. Este termo inclui conceitos específicos como satisfação do consumidor, retenção de consumidores, segmentação, lealdade à marca e retorno de investimento.
As técnicas de otimização de buscas também estão muito bem cotadas, já que foram citadas por 42% dos entrevistados como estratégia importante para 2008. O termo "green marketing", que pode ser traduzido, a grosso modo, como "iniciativas ambientais", foi considerado por 32% dos pesquisados como um conceito que aumentará sua relevância no ano que vem - sendo reconhecido também como uma "palavra chave" bastante importante na estratégia das empresas.

Perfis de consumidor: Para os executivos de marketing ouvidos, o target principal de suas estratégias deve continuar sendo os chamados "baby boomers" (os nascidos entre 1946 e 1964); 88% dos entrevistados consideram esta faixa etária como a mais relevante para suas estratégias. Entretanto, outros targets, como a chamada "Geração X" (nascidos entre 1965 e 1980, indicados por 86% dos entrevistados), os Hispânicos (86%), Mulheres (85%) e a "Geração Y" (nascidos entre 1981 e 1995, com 84% das citações) já começam a rivalizar com os baby boomers como os focos principais da atenção dos executivos.

Questões Globais: A China permance como a região onde estão as melhores oportunidades de investimentos, com 52% das citações, enquanto a India fica em segundo lugar, com 20%. Também foram mencionados com um certo destaque Europa Ocidental, Europa Oriental, América Latina, Brasil, Rússia e México, como localidades onde podem haver investimentos atraentes para o marketing das grandes empresas.
No entanto, 77% dos executivos acreditam que a maioria das estratégias de marketing devem ser decididas nas próprias matrizes ou escritórios centrais das companhias; 75% dos executivos mais velhos acreditam que nenhuma atividade estratégica de marketing deva ser feita fora da matriz.

Fontes de informação: Um dado coletado pela pesquisa revela que executivos de marketing altamente qualificados gostam de obter insights através de livros. Entre os livros recentes mais citados na pesquisa estão: "O Mundo é Plano", de Thomas Friedmann, "Empresas Feitas para Vencer", de Jim Collins e "Blink", de Malcolm Gladwell. Quando perguntados sobre seus livros favoritos de todos os tempos, três entre cinco executivos ouvidos apontam, sem hesitar: "Empresas Feitas para Vencer", "Posicionamento", de Al Ries e Jack Trout e "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey.