16 de fevereiro de 2008

Nanomidia na Politica Eleitoral

Impressiona-me o pratica do nanomarketing na atual corrida presidencial americana, todos os candidatos , em especial Barack Obama e Hillary Clinton tem usado de forma profissional os diversos veiculos da nanomidia e marketing de recomendacao : blogs , mensagens instantaneas , You Tube , email marketing , redes sociais ; my space , facebook ,orkut , com o objetivo de ativar a sua militancia , bem como esclarecer os seus pontos de vistas aos eleitores indecisos . As Redes de TV e os jornais tem usado os conteudos gerados pelos eleitores como pautas de cobertura ou como referencias nas suas materias. Tenho acompanhado nestas ultimas duas semanas aqui nos Estados Unidos este vigoroso movimento de veiculacao na nanomidia.
Por aqui , o uso intensivo destes novos veiculos chama-se microtargeting ou comunicacao direta com os eleitores. Um outro fato que torna a nanomidia um meio rapido e tambem mais barato deve-se ao fato que as campanhas via TV sao caras uma vez que a sua veiculacao eh paga e nao tem subsidio publico. No Brasil a veiculacao nao eh paga o que torna a TV um meio barato de acesso aos eleitores. Creio que a nanomidia eh um forte instrumento que deve ser usado no Brasil para os novos candidatos bem como por aqueles que tem um baixo indice de reconhecimento dos eleitores e que necessitam construir a sua reputacao e imagem publica . As tecnicas de microtargeting sao filhas gemeas das praticas de marketing direto e podem ser bem utilizadas com mecanismos de " call to action " em especial pelo publico jovem eleitor na faixa de 16 a 24 anos, que ja representa no Brasil cerca de 17% do eleitorado. Este eh um belo desafio.

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