15 de setembro de 2007

Lobby na Web : Um Novo Canal de Pressão Política

Cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa: o Lobby na Web . A web permite que lobby possa ser visível, transparente, um canal de comunicação entre a sociedade e o Estado. Antes de ser um consenso a atividade de lobby na web , ja tem provocado acaloradas discussoes nos Estados Unidos com materias no New York Times .
No Brasil vivemos bom exemplo deste no canal de lobby : Esta semana o Jornal O Globo ( 14.09.07 ) destaca na sua primeira pagina o efeito da pressão dos eleitores via web , na votação do pedido de cassação do Senador Renan Calheiros: "Protestos paralisam site e telefones do Senado ;página oficial fica sete horas fora do ar ; Prodasen alega pane técnica , mas funcionários atribuem à enxurrada de mensagens.Entre 10 horas e 17 horas não era possível abrir a página na internet nem enviar mensagens ao senadores. O Lobby também foi exercido via email ou nos sites pessoais dos parlamentares : (i) o Deputado Fernando Gabeira recebeu mais de 1,0 milhão de visitas (ii) O Senador José Agripino recebeu cerca de 7 mil e-mails de eleitores indignados com o resulatdo da votação (iii) O Senador Arthur Virgilio recebeu 1.043 emails sobre o mesmo tema (iv) o autor do Relatório do Conselho de Ética Senador Renato Casagrande recebeu cerca de 5,0 mil emails.Compilei estes dados em matérias publicadas no Globo e Jornal o Dia na Coluna Jan Theofilo. No site do SenadorRenan Calheiros os seus correligionarios expressaram a sua aprovação pelo resultado da votação. Não se pode medir agora os impactos destas veiculações , mas certamente cria-se um novo espaço para o exercício da democracia participativa:WebLobby. Os mecanismos de pressão no Legislativo, Executivo e Judiciario , fazem parte do processo politico na democracia e a web torna-se um novo canal para o exercicio da cidadania- Pressionar é Preciso

E' vadiagem usar Internet no Trabalho ?

O brasileiro é campeão no uso do MSN no trabalho e 14% entrevistados na pesquisa divulgada pelo Jornal Destak declaram que ja comentam blogs durante o horario de expediente. O Jornal da um tom de vadiagem a quem usa a Internet para uso pessoal durante o horario de trabalho. Não concordo com a generalização de uma" cibervadiagem ". Algumas empresas começam a bloquear o acesso a blogs, okkut, hotmail , gmail e outros sites que nao dizem respeito ao trabalho profissional. Acho que não tanto ao mar nem tanto a terra ; tudo depende. Depende da natureza e dos objetivos da empresa e de que areas de sua Inteligencia de Mercado utilizam essas informações. O que vcs acham ?.

Sete o número do Ache-me

O número mágico 7 :A memória de curta duração (ou memória de trabalho) tem capacidade limitada. George Miller percebeu que o número de itens que jovens adultos podem reter ou lembrar gira em torno de sete elementos, chamados de 'chunks', não importa se os elementos são numeros, letras, palavras, ou outras unidades (Miller, G. A. (1956). The magical number seven, plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63, 81-97). Mais detalhes no Design pra Vida

Marcas. Como Achar , Lembrar e Buscar

Kevin Keller, no livro "Gestão Estratégica de Marcas" demonstra que a busca interna para achar informações para a solução de problemas é afetada em grande parte pela lembrança da marca. Segundo ele, a lembrança da marca consiste no desempenho do reconhecimento da marca e da lembrança espontânea de marca. Keller ainda explica que reconhecer significa lembrar-se de um contato prévio quando se é exposto à marca. Já a lembrança espontânea não depende da exposição física à marca, mas acontece quando o consumidor é exposto à categoria em questão, ou a um cenário de uso que exige uma solução pra um problema. Ele ainda afirma que, quando se trata de "achar, buscar, lembrar" uma informação, produto ou serviço, a marca é importante por 3 motivos:Aprendizagem: a marca afeta a tomada de decisões do consumidor;Consideração: aumentar a lembrança da marca aumenta a possibilidade de que ela venha a se tornar um membro do grupo de consideração (conjunto de marcas consideradas para a compra);Escolha: em decisões de baixo envolvimento, um nível mínimo de lembrança de marca pode ser suficiente para a escolha do produto, mesmo na ausência de uma atitude bem formada ("Familiarity and its impact on consumer biases and heuristics", Journal of Consumer Research, 8, set. 1981, p. 223-230)Como se cria lembrança de marca então? Ela é criada através do aumento da familiaridade com a marca mediante exposição ou interação repetida. Isso significa que quanto mais um consumidor "experimentar" a marca por vê-la, ouvi-la ou por pensar nela, maior será a probabilidade de esta ficar fortemente registrada em sua memória.Esse conceito demonstra a importância que a Internet possui nos processos de memorização, na medida em que ela serve como fonte de experiências positivas e de informações, que tem potencial para apoiar o processo decisório dos usuários.O post completo vc le no Blog do Ricardo Martins

14 de setembro de 2007

Por que Sete..

Um número com muitas histórias para contar.Esta foi a motivação que nos levou a usar o número 7 , como referencia no acheme7.Até porque uma boa conversa , sempre começacom uma bos historia . O número sete aparece na natureza e na imaginação humana a longo tempo. Ë pensar: 7 Maravilhas do Mundo, 7 Notas Musicais. 7 Dias da Semana, 7 Cores do Arco-Íris, a água pura tem pH 7 , a soma dos lados opostos de um dado é 7 , o sete é o numero da perfeição e sete são os paraísos para os muçulmanos e tantos outros Sete. Existe até uma Revista sobre o número 7 : Seven Magazine . Por fim mas não menos importante criamos o nosso Blog em um ano terminado em sete ; 2007.Ajude-nos a encontrar mais Sete

13 de setembro de 2007

Quanto Vale a Sua Reputacao e Imagem na Web

Hoje eu li uma matéria no Globo on-line na página de tecnologias que me chamou bastante atenção, mas não por ser mais uma invenção no mundo virtual, mas pelo fato de ter atenção com a interatividade com o cliente.
A empresa TrustPlus lançou a versão de testes de um sistema que coleta informações sobre os internautas para que eles possam gerenciar suas reputações e investigar a de outros usuários da web, com o objetivo de centralizar dados sobre a reputação das pessoas na web através de uma espécie de rede social. A reputação on-line de uma pessoa é arquivada em uma variedade de sites independentes, como o Amazon, eBay e LinkeIn.
Quando analisarem a reputação de alguém via TrustPlus, os usuários irão descobrir que a classificação depende das circunstâncias. Uma pessoa que tem boa reputação como vendedor de eletrônicos, por exemplo, não terá a mesma classificação ao vender uma casa, por falta de histórico neste contexto. Além disso, as classificações são afetadas pelas redes de amigos. Uma aplicação do site, chamada Trust Circle, permite que os usuários especifiquem em quais opiniões eles confiam mais. As taxas de confiabilidade têm peso diferente dependendo de quem a pessoa conhece -- quando um comprador está buscando a reputação de um vendedor on-line, as classificações que terão mais peso são aquelas dadas pelos amigos do comprador. Isso é poderoso, afirma Broderick, pois previne que pessoas desonestas aumentem sua reputação artificialmente com a ajuda de seus amigos.

Ajude seu Consumidor a Encontra-lo Mais Claramente

"A indústria automobilista é reconhecida como um dos paradoxos do marketing tradicional, porque o alto índice de satisfação dos clientes com seus produtos não é acompanhado por um alto índice de fidelidade. Há cerca de dois anos, um grupo de concessionários da Citroën do Brasil decidiu investir em um projeto de Gestão de Clientes, para aumentar o grau de conhecimento sobre seus clientes e adotar estratégias efetivas para mantê-los e também conquistar novos clientes. Os resultados rápidos servem para motivar e engajar as equipes envolvidas e também apoiam a mudança da cultura da empresa, de foco em produtos para foco em clientes.
Um aspecto fundamental do projeto é permitir que o cliente Privilège seja identificado em todos os possíveis pontos de contato com as concessionárias, e que as interações com os clientes sejam realizadas de acordo com as suas preferências.
O projeto contemplou a criação de um Web site, http://www.meucitroen.com.br/, para permitir a interação com os clientes que preferem essa forma de comunicação. Também foram solicitadas permissões para comunicação por cada meio de interação, como telefone, correio ou e-mail, totalmente a critério do cliente.
Após completar um ano de implantação do Privilège, os primeiros resultados são animadores, e ao mesmo tempo, desafiadores.Nas primeiras cidades onde o Privilège foi implantado, o índice de retenção de clientes Privilège foi de 96 por cento, muito superior aos índices atingidos nas localidades que não contavam com o programa.
A quantidade de passagens de oficina aumentou em mais de 100 por cento, para o grupo de clientes Privilège, diminuindo a evasão de clientes para oficinas independentes e Os volumes de faturamento e rentabilidade aumentaram, graças ao aumento de interações dos clientes com as concessionárias e atendimento das necessidades individuais dos proprietários. Além disso, em pesquisa realizada com o primeiro grupo de clientes que participou do Programa Privilège, os índices de satisfação aumentaram dramaticamente."
Segundo João Carlos Calil, Vice Presidente, responsável pelo projeto, "a adoção de uma estratégia focada no cliente requer planejamento, disciplina na execução e constante acompanhamento, mas os resultados são indiscutíveis. Além do retorno direto do projeto, a empresa acaba se tornando mais bem administrada e organizada, com a adoção de processos mais orientados ao cliente, aos resultados, e com indicadores claros de retorno de investimento".
Sérgio Habib, presidente da Citroën do Brasil e grande incentivador do projeto complementa: " Eu acredito que esse é o marketing inteligente, mensurável e que traz resultados para as empresas, mas também beneficia claramente nossos clientes. É evidente que nossos concessionários que participam do projeto detêm um diferencial fantástico: conhecem seus melhores clientes individualmente, acompanham seu ciclo de vida e adaptam-se às necessidades e mudanças do mercado com muito mais velocidade".

Clique aqui e leia o case na íntegra.

O “profissional” finge que entende o que faz

Faculdades ensinam conceitos de design que não tem nenhuma comprovação, e não são questionadas por isso.— “Usei a cor amarela na logomarca pois pesquisas mostram que essa cor dá fome e usei vermelho pois é uma cor estimulante. Prova disso é que o McDonald´s usa essas cores.”Chute.— “Usei o azul pois é uma cor que transmite confiança.”Outro chute.— “Coloquei o título em cima pois tudo o que fica em cima tem mais importância.”Mais um chute. E sem fazer gol.É impressionante a quantidade de argumentos usados por designers, diretores de arte e outros profissionais, que afirmam ter base científica para justificar suas escolhas. O “profissional” finge que entende o que faz. O cliente finge que acredita. Mas o consumidor não finge que compra.Esta eh uma visao que concordo do Designer Ricardo Martins .( Conheco a quase 7 anos o trabalho do Ricardo Martins , o nosso Ric eh minudente no que faz).

Seminário Web 2.0 no Brasil

Começa na segunda-feira dia 17 o seminário organizado pela revista INFO e o Grupo Abril que vai discutir as tendências da internet nas empresas, e o que as marcas podem ganhar ou perder com a Web2.0.

O seminário acontece de 8h às 17h e terá feras como o presidente do Yahoo! Brasil, Guilherme Ribemboim, Alexandre Hohagen, presidente do Google entre outros profissionais de empresas que são case de sucesso na área de e-business.

Mais informações sobre o evento no site: http://www.sirin.com.br/seminarioweb20/

Uma TV produzida por quem assiste !

Uma TV com programas produzidos por seus espectadores .As pessoas postam seus vídeos no site da emissora , onde são vistos e votados pelos internautas . Os vídeos mais votados vão ao ar na TV e seus criadores recebem U$ 500,00 em troca dos direitos autorais.Também são produzidos comercias de autoria de seus espectadores ; empresas como L'Oreal , Toyota e Sony utilizaram este mecanismo para divulgar seus produtos.
Esta TV existe , chama-se Current TV . O principal acionista desta empresa eh o ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore - O Guru do Aquecimento Global . Conheça os Negócios de Al Gore .
No Brasil temos o Fiz TV que assim como o Current TV, tem como ideal juntar a internet e a televisão para estimular, organizar e distribuir a produção de vídeos livres e pessoais no Brasil. A idéia do site é: "Quanto maior for o seu sucesso na internet, maiores são as suas chances de chegar na TV"

Cadastros : Ajude o Cliente a Fazer suas Compras

Num mundo cada vez mais competitivo, onde as diferenças entre os produtos estão cada vez menores, o serviço agregado ganha muita importância.

Para definir quais os serviços agregados que ajudam um cliente decidir por uma empresa, precisamos entender o seu comportamento de compra (freqüência, cesta de produtos, ticket médio entre outros) além de suas preferências.

E aí entra a importância dos cadastros, mesmo aqueles bem simples, onde possuímos apenas o nome e o CPF (excelente informação para identificação de cliente único), já são suficientes para realizarmos analises muito interessantes e enriquecedoras.

Possuir mais informações (endereço postal, telefone, email, hobbies, hábitos), tornam as analises mais elaboradas e possibilitam a criação de estratégias de marketing mais focadas aumentando assim a probabilidade de sucesso das campanhas e do seu negócio.

É importante ressaltar que para conseguir tais informações é necessário que o cliente perceba que ele está fazendo uma troca com a empresa, ele fornece seus dados e a empresa um serviço de melhor qualidade.

Por essa razão, devemos tomar muito cuidado com a informação que solicitamos aos nossos clientes, pois uma vez que disse não gostar de goiaba, ele se tornará intolerante a ofertas de goiabada, entendendo que você já o conhece o suficiente para não oferecer isso a ele.

Mas a utilização correta da informação, aumenta o custo da mudança do cliente para a concorrência, já que terá que “ensinar” tudo novamente para esta nova empresa e então este cliente torna-se mais fiel, aumentando o seu valor para a sua empresa.

12 de setembro de 2007

WEB 2.0 : A nova Inteligencia Coletiva

Li uma matéria essa semana no Globo On line em novas tendências onde especialistas defendem mudanças e culturas comandadas pela Web 2.0 dizendo que é um novo cenário no ano de 2007.
Concordo com a afirmação dos especialistas, pois o objetivo da internet 2.0 é gerar inteligência coletiva, se quisermos ser mais precisos: a internet é o primeiro meio de interação a distância de muitos para muitos, criado pelo homem, com forte potencial de comunicação horizontal, a critério e a gosto do freguês, como afirma Carlos Nepomuceno professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.
As pessoas não estão indo na internet apenas para se manterem informadas mas também para informar, descobrindo grupos e interagindo com eles.

Quanto Vale um Conteudo ?

Atualmente, gerar conteúdo sobre determinado produto é uma via de mão dupla. Por um lado as empresas geram conteúdo por vários meios. São propagandas, campanhas por e-mails, embalagens, garantias, folders, etc... Do outro lado temos os consumidores, que antigamente tinham poucas maneiras de gerar conteúdo sobre as empresas e para isso utilizavam pouquíssimos meios como, por exemplo, cartas dos leitores em jornais e revistas. Hoje temos os sites de relacionamento, blogs, grupos de discussão, opinião nos sites de e-commerce, e-mails virais, You Tube e outras diversas maneiras de gerar conteúdo pela internet.

Minhas perguntas são:
Qual dos dois tipos de conteúdo os consumidores tem mais acesso?
Qual deles influencia mais em tomar a decisão da compra?

11 de setembro de 2007

A Forca dos Consumidores nos Blogs

A Palm recuou do lançamento de um novo PDA em função das criticas recebidas através de comunidades fãs do seu produto , bem como dos comentários postados em blogs ( Vide Mais Exemplos) .

Por sinal na Exame desta semana tem um extensa matéria sobre o novo perfil dos presidentes das empresas , um dos fatores críticos de sucesso eh agora a sua capacidade de lidar com comentários em blogs. Esta habilidade eh cada vez maior , quanto maior a dependencia das receitas do seu negocio em relacao aos acessos de internautas ou comumidores via internet. Vale a pena avaliar quao digital eh seu negocio.Recomendo a leitura do livro: How Digital is Your Business.

E-mail Marketing: Criando Campanhas de Sucesso !


Para criar uma campanha bem sucedida de e-mail markting é muito importante organizar-se internamente para que certa campanha possa ter o efeito esperado. Existem outros requisitos básicos para o funcionamento do e-mail marketing que não serão abordados aqui. Este post aborda seis tópicos básicos para o sucesso e a criação das suas campanhas.

Finalidade
Você deve começar decidindo a finalidade do seu e-mail. Temos como exemplo promover vendas de um novo produto, alavancar vendas na sua empresa, informar aos seus usuários uma descoberta em sua indústria ou talvez você queira simplesmente seu nome e sua logo saltando em frente aos seus clientes. A razão para emitir a mensagem é tão importante quanto a própria mensagem. E isto deve estar claro para toda a equipe.

Modelo
Você deve decidir qual é o modelo que você quer criar e entregar a seus contatos, como por exemplo, um boletim de notícias, uma liquidação de produtos, ou um produto específico. Lembre-se que o modelo deve ser pertinente a seu público-alvo.

Organização
Você pode organizar seus disparos em categorias, mensais ou semanais. A organização traz bons resultados para a empresa pois, para a equipe interna fica mais fácil elaborar , montar, desdobrar e enviar as mensagens para os grupos. Para o cliente o benefício é maior ainda pois os usuários criam o hábito de receber determinados e-mails, sobre tais assuntos em determinadas datas. Gera expectativa!

Objetivo
Qual "call to action" você definiu para a sua campanha? Ou seja, qual a ação esperada após a leitura da sua mensagem? Você espera que eles contatem um representante de vendas, façam o download de um papel de parede, visitem sua loja virtual ou até mesmo sua loja física. Ter a certeza do objetivo do seu e-mail marketing o ajudará na criação do "messaging" correto e no ajuste do seu negócio.

Conteúdo
Em um organização, as campanhas de e-mail marketing são diferentes em seu conteúdo, mas a maioria delas tem o mesmo objetivo. É importante lembrar que por mais diferentes que possam ser, o conteúdo deve estar sempre alinhado ao seu negócio a fim de criar uma identificação por parte do usuário. Manter a logo, o "header", o "footer" ou qualquer outro ponto de identificação é essencial no reconhecimento desejado. O conteúdo dinâmico vai lhe poupar tempo na criação e manter sua imagem na mente dos usuários.

Freqüência das Mensagens
Os profissionais de marketing sabem que as pessoas precisam ver ou ouvir uma propaganda três vezes no mínimo para que esta possa ser totalmente compreendida e assimilada. No caso do e-mail marketing, temos a vantagem dos usuários já estarem familiarizados com os nossos produtos e serviços. Além disso , são pessoas que autorizaram o nosso contato com elas. Há quem diga no mercado de e-mail marketing, que um determinado usuário recebe em média 7 e-mails para que efetue a primeira compra. Esta pode até ser uma média de mercado mas, não acredito que seja necessariamente o caso do seu negócio. Cada empresa deve saber avaliar a relevância do seu negócio para o consumidor e decidir qual será o número ideal de contatos em sua régua de contatos de e-mail marketing. Se sua empresa tem relevância para 15 contatos mensais, então faça-o!

Bons Negócios !

YouTube estratégia de publicidade

Li hoje uma matéria interessante que me chamou atenção no site da Globo.com G1 notícias, que o Youtube usará uma animação sobreposta na parte inferior da tela do player de vídeo em vez de acrescentar um comercial no começo de cada clipe.
A sobreposição fica exposta por um curto período depois do início do clipe, e convida o usuário a clicar para assistir a um comercial ou trailer em uma nova tela. Mas se o usuário não clicar sobre o anúncio, ele desaparece em 10 segundos. "A filosofia no YouTube é parte essencial do que fazemos no Google em geral, ou seja, todos os anúncios que servimos precisam oferecer valor ao usuário final", disse Eileen Naughton, diretora de plataformas de mídia do Google.
Mas o Youtube não para por aí, nesta terça feira (11/09/07) uma fabricante Japonesa de eletrônicos apresentou duas câmeras digitais que prometem ser o sonho de consumo de quem publica seus próprios vídeos no youtube. As máquinas vêm com um software pré-instalado que manda para o site tudo que o dono gravar e quiser que todos vejam.

10 de setembro de 2007

A Nova Revolução do Consumo

O que fazia uma empresa ser boa há algumas décadas atrás e o que faz uma empresa ser boa atualmente é completamente diferente, é necessário evoluir a cada segundo. Nessa nova era de mídia, o consumidor está assumindo total controle, hoje em dia ele consegue no mundo virtual ferramentas o suficiente para ele se expressar da maneira que ele quiser, podendo assim disseminar sua satisfação e insatisfação e por isso mais do que nunca é preciso entender como é a cabeça do homo digitalis.
"Para serem bem-sucedidas, as empresas precisam conhecer e identificar o perfil do novo consumidor em níveis mais amplos, de modo a tornar a compra uma experiência agradável, prazerosa e não apenas uma troca de bens por dinheiro", alertou o fundador e presidente da empresa de pesquisa norte-americana Envirosell, Paco Underhill, durante o 2º Seminário Marketing 360º, ocorrido recentemente no Rio de Janeiro.

Apenas 1% dos Usuarios Criam Conteudos

Um excelente artigo do Diego Monteiro com fatos e dados sobre o impacto de conteúdo gerado pelo Consumidor. Como ele referencia está se criando uma falsa percepção dos impactos gerados pelos conteúdos postados por consumidores, em função de uma pesquisa recente que mostra que apenas 1% dos usuários criam efetivamente conteúdo. Segundo uma pesquisa no You Tube, um em cada 100 pessoas que acessam o site colocam vídeos na web. A questão está em quão digital é o seu negócio e qual a dependência de suas receitas do acesso a web.Vide o caso das resenhas e comentarios nos sites de hotelaria. Recomendo a leitura do Artigo do Diego Monteiro

Midia Gerada pelo Consumidor : Hospedes Influenciam Reservas

Chamou-me atenção esta semana a crônica do bloqueiro Ricardo Freire ( http://viajenaviagem.wordpress.com/) , publicada na Revista Epoca ( O melhor guia de turismo : voce mesmo) sobre o papel dos comentários dos hóspedes publicados nos sites de reservas de hotéis. Este é um belo exemplo de conteúdos gerados por consumidores e sua influencia no comportamento das pessoas. Por exemplo o site ( www.tripadvisor.com) já tem mais de 10 milhões de resenhas de hóspedes em seus arquivos. Os sites estão cada vez mais colocando filtros para evitar os comentários maquiados por agências de buzz marketing das próprias companhias de de viagens. Em alguns deles a resenha só entra caso o hóspede tenha feito a reserva diretamente pelo site. Destacam-se os comentários postados nos sites : (www.booking.com ; www.hostelworl.com ; www.venere.com). Recomendo a leitura completa do texto via o link ao blog do Ricardo Freire.Acesse Turistas do mundo, uni-vos

9 de setembro de 2007

Os Sites Mais Acessados do Brasil

O campeão eh o Orkut , seguido pelo Google e MSN . O Brasil eh o líder de acessos ao Orkut e corresponde a 71% dos acessos do orkut mundial seguido da India com 13% dos acessos. Entre os portais 100% web , o líder de acesso eh o Uol , seguido do Globo.com ,Terra e IG . Entre os bancos o site mais acessado pelos brasileiros eh o do Caixa Economica Federal , seguido pelo Banco do Brasil. Entre os bancos privados o mais acessado eh o site do Itau, seguido do Bradesco . O site da Claro eh o mais acessado dentre as empresas de telecom. O site governamental mais acessado eh do Ministério da Fazenda , seguido o do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais(INEPE). Entre os sites de esportes o da Gazeta Esportiva eh o mais acessado do Brasil, seguido do site do Lance. Entre os sites de e-commerce o mais acessados eh o das Lojas Americanas seguido do Submarino. O Mercado Livre eh o site líder de leiloes no Brasil. Chama atenção entre os top 100 do Brasil o site português Sapo. Este ranking eh construído a partir do registros do Alexa ( http://www.alexa.com/) .

Ache-me nos Buscadores

Em recente palestra no Seminário Digital Age 2.0 , o executivo da Hotlist ( http://www.hotlist.com.br/) , Alexandre Kavinsky mostra relevancia dos buscadores no atual cenário da midia online e a importância de sua empresa ser encontrado entre os bilhoes de paginas indexadas nos sites de busca : google , yahoo entre outros .Os buscadores são os principais recursos que as pessoas usam para encontrar um site . 92% dos consumidores online utilizam os buscadores. 80% dos internautas não passam das 3 primeiras paginas dos resultados. Ache-me ou vc estará fora do jogo da midia online.Esta eh experiência que estamos vivenciando com os sites que administramos na Dufry ( http://www.dutyfreedufry.com.br/DutyFree/default.asp ) Brasif( http://www.brasifrental.com.br)/ . O desafio para os gestores eh identificar as palavras chaves do seu negocio e partir dai construir a sua estratégia para ser encontrado. Esta tarefa fica mais fácil caso a empresa tenha claro o seu posicionamento de mercado ou seja qual o conjunto de palavras que identifica o seu business na mente dos seus consumidores. Caso o seu site nao apareca nas tres primeiras paginas dos resultados , apos os teste das palavras chaves do negocio, recomendo um realinhamento das metatags do seu site alem de uma definicao de sua politica de atendimento ao seu cliente(SAC) que leve em conta a sua estrategia de contato com seus clientes atraves de chat , email, 0800 , skype ou outro mecanismo de click to call.