11 de setembro de 2007

E-mail Marketing: Criando Campanhas de Sucesso !


Para criar uma campanha bem sucedida de e-mail markting é muito importante organizar-se internamente para que certa campanha possa ter o efeito esperado. Existem outros requisitos básicos para o funcionamento do e-mail marketing que não serão abordados aqui. Este post aborda seis tópicos básicos para o sucesso e a criação das suas campanhas.

Finalidade
Você deve começar decidindo a finalidade do seu e-mail. Temos como exemplo promover vendas de um novo produto, alavancar vendas na sua empresa, informar aos seus usuários uma descoberta em sua indústria ou talvez você queira simplesmente seu nome e sua logo saltando em frente aos seus clientes. A razão para emitir a mensagem é tão importante quanto a própria mensagem. E isto deve estar claro para toda a equipe.

Modelo
Você deve decidir qual é o modelo que você quer criar e entregar a seus contatos, como por exemplo, um boletim de notícias, uma liquidação de produtos, ou um produto específico. Lembre-se que o modelo deve ser pertinente a seu público-alvo.

Organização
Você pode organizar seus disparos em categorias, mensais ou semanais. A organização traz bons resultados para a empresa pois, para a equipe interna fica mais fácil elaborar , montar, desdobrar e enviar as mensagens para os grupos. Para o cliente o benefício é maior ainda pois os usuários criam o hábito de receber determinados e-mails, sobre tais assuntos em determinadas datas. Gera expectativa!

Objetivo
Qual "call to action" você definiu para a sua campanha? Ou seja, qual a ação esperada após a leitura da sua mensagem? Você espera que eles contatem um representante de vendas, façam o download de um papel de parede, visitem sua loja virtual ou até mesmo sua loja física. Ter a certeza do objetivo do seu e-mail marketing o ajudará na criação do "messaging" correto e no ajuste do seu negócio.

Conteúdo
Em um organização, as campanhas de e-mail marketing são diferentes em seu conteúdo, mas a maioria delas tem o mesmo objetivo. É importante lembrar que por mais diferentes que possam ser, o conteúdo deve estar sempre alinhado ao seu negócio a fim de criar uma identificação por parte do usuário. Manter a logo, o "header", o "footer" ou qualquer outro ponto de identificação é essencial no reconhecimento desejado. O conteúdo dinâmico vai lhe poupar tempo na criação e manter sua imagem na mente dos usuários.

Freqüência das Mensagens
Os profissionais de marketing sabem que as pessoas precisam ver ou ouvir uma propaganda três vezes no mínimo para que esta possa ser totalmente compreendida e assimilada. No caso do e-mail marketing, temos a vantagem dos usuários já estarem familiarizados com os nossos produtos e serviços. Além disso , são pessoas que autorizaram o nosso contato com elas. Há quem diga no mercado de e-mail marketing, que um determinado usuário recebe em média 7 e-mails para que efetue a primeira compra. Esta pode até ser uma média de mercado mas, não acredito que seja necessariamente o caso do seu negócio. Cada empresa deve saber avaliar a relevância do seu negócio para o consumidor e decidir qual será o número ideal de contatos em sua régua de contatos de e-mail marketing. Se sua empresa tem relevância para 15 contatos mensais, então faça-o!

Bons Negócios !

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