15 de agosto de 2007

As sete regras do bom assunto

O assunto ou subject em inglês, é aquele que vai determinar o sucesso ou o fracasso da abertura da sua newsletter. Escrever um subject tentador é um exercício diário. Antes de parar para escrever tente se colocar no lugar de quem tem a caixa postal lotada de e-mails pessoais, de trabalho e propaganda e faça uma pergunta a você mesmo: Você abriria este e-mail? Para nortear a análise deste envio, minha experiência na área de e-commerce da Dufry Brasil considera que, para a newsletter ter alcançado sucesso, sua taxa de abertura precisa de 20% no mínimo e ter, no máximo, 14% de taxa de rejeição.


1 - Estilo: não venda. Ajude o seu leitor/cliente a comprar. No subject tente prestar um serviço, não saia despejando todas as vantagens de varejo nele. O princípio é simples: de nada adianta lotá-lo com suas vantagens de pagamento e ofertas, se você ainda não o convenceu a comprar. Exemplo: Dicas de Estilo - bolsas e ocasiões (para divulgar coleção de bolsas femininas). Cuide de seu cabelo no verão com dicas Lazartigue (produtos para cabelo.). Converse com o cliente e venda a situação na qual ele vai usar o produto e não somente o produto.


2 - Identifique o Talk of the town do seu produto. Pesquise de que maneira estão falando dele, quais as necessidades, para que é usado. Busque principalmente em conteúdos gerados pelo usuário, como comunidades no Orkut, Blogs, You Tube entre outros. Outra boa dica é o serviço Adwords do Google. Certamente você encontrará inspiração tanto para o subject quanto para o texto e falará a língua do seu cliente.


3- Evite palavras como Grátis, Ofertas e Sexo. São palavras desgastadas e, portanto fáceis de serem bloqueadas por programas anti-spam de e-mails.


4- Não repita no subject o nome da empresa. O nome da empresa já aparece no sender. Ex.
basefeminina@nomedaempresa.com.br. Se você repete o nome da empresa no subject perde espaço.


5- Tenha cautela com o número de palavras no subject. Um subject muito longo pode ser cortado pelos diferentes tipos de visualização de e-mails. Aí, nada vai adiantar o esforço.
Exemplos de subject:

Reserve sua vaga! Culinária Tailandesa. (ideal)
Faça sua reserva para o curso de Culinária Tailandesa. (regular)
Faça sua reserva para o Curso de Culinária Tailandesa no Xpto. (perigoso)


6- Para não chatear o leitor/cliente, procure usar o seu espaço com 80% de conteúdo informativo e apenas 20% para textos publicitários.


7- No final da newsletter estimule o marketing viral divulgando a outras pessoas a sua comunicação. Ao final da mensagem, insira uma frase como: Gostou desta newsletter? Envie uma cópia para os seus amigos.

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