Os blogs tem impactado as vidas das pessoas e provocam novos comportamentos no ciberespaço que vão desde a reputacão e imagem publica até conteudos gerados por consumidores.
Dias atrás, como de costume estava lendo o blog do Juca (Juca Kfouri) e li um post do Roberto Vieira que expressa muito bem como os blogs aproximam as pessoas de seus ídolos e como seria se esta forma de relacionamento estivesse disponível a anos atrás.
Não deixe de ler!!!
O Juca. E o Kfouri
Por ROBERTO VIEIRA
A polêmica é senhora. Desde que o futebol é futebol é assim.
Então, lendo os comentários dos últimos dias, não pude deixar de também comentar.
Porque existe o Juca. E existe o Kfouri.
Blog é uma invenção recente. Dez anos talvez.
São mais recentes que os três pontos por vitória. Ainda engatinham.
Porém, para os mais velhos como eu, é uma invenção revolucionária.
Nos anos 70 quando eu era leitor da Placar ou da Manchete Esportiva, seria formidável poder trocar idéias com Michel Laurence, Sérgio Martins, Lemyr Martins ou José Maria de Aquino.
Mas não havia internet. Não havia Blog.
Certa vez uma carta minha sobre o Doutor Sócrates chegou a ser publicada na Placar. Eu guardei o exemplar durante anos como um troféu.
Mas naquele tempo de correios e distâncias, só havia o Kfouri. Não havia ainda o Juca.
Porque se houvesse Blogs no passado...
Talvez houvesse o Blog do José Bento, para quem gostasse de Monteiro Lobato.
Talvez o Blog da Garota de Ipanema, pra quem fosse fã do Vinícius.
Talvez o Blog da Estrela Solitária, pra quem lesse Armando Nogueira.
Talvez o Blog do Mané, pra quem vibrasse com o Garrincha.
Porque o Blog é o momento em que sentamos na mesa de um bar pra conversar sobre a vida.
Porque o Blog aproxima as pessoas. Pessoas que sempre vivem tão distantes.
Porque chega um momento em que precisamos andar descalços na areia.
Em que precisamos deixar o Kfouri de lado.
Pra sermos apenas o Juca.
10 de novembro de 2007
Como os blogs mudaram o comportamento das pessoas
Postador Alysson Salvador em 22:32 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Netnografia
9 de novembro de 2007
Um pouco mais sobre Twine: Uma Nova Rede Social
Pois é a redes sociais continuam a crescer e mais e mais geram conteudos e repercutem na reputacao e imagem de pessoas e empresas.
Oi gente, como eu havia prometido voltei para comentar mais um pouco sobre a nova rede social chamada Twine, ela além de utilizar os padrões da web semântica, também usa um sistema de aprendizado extremamente avançado e um processo de linguagem natural de algoritmos que lhe dá capacidades muito além de tags manuais. A ferramenta utiliza combinações de algoritmos de linguagem natural para coletar automanticamente dados-chave de blocos de texto.Outra técnica utilizada pelo Twine é a análise gráfica. Esta idéia, é similar ao pensamento por trás do gráfico social de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook: conexões entre pessoas existem no mundo real, e uma rede social simplesmente coleta esses dados e os torna visíveis.O Twine ajuda a fazer conexões entre pessoas e deixar suas informações mais acessíveis. Quando dados recebem tags, eles se tornam um nó na rede. As conexões de entre cada um dos nós depende das tags e da relevância estatística que tem com os outros nós.
Ainda é muito cedo para saber se o Twine fará sucesso com consumidores, estou aguardando!!! Até breve
Postador Manuela Corrêa em 11:58 1 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
8 de novembro de 2007
Café com Blog - O Comportamento do Consumidor na Web
Você que esta interessado em Conteudos Gerados pelos Consumidores e seus impactos na reputacao e imagem publica das empresas , esta disponivel para download a apresentacao de Aloisio Sotero , no Cafe com Blog da Bites .Aconteceu em São Paulo no dia 6 de novembro o Café com Blog, um encontro muito interessante entre os executivos de grandes empresas e os blogueiros de tecnologia. A primeira edição do Café com Blog começou com uma apresentação de Aloisio Sotero, que apresentou o comportamento do consumidor na web e o surgimento de uma nova fonte de pesquisa para os antropólogos de plantão: a netnografia.
Segue abaixo a apresentação dividida em 3 partes :
PARTE 1 ( Abordagem : Bônus Demográfico e Evolução do Consumidor)
PARTE 2 (Abordagem : O Fenômeno da Digitalização)
PARTE 3 (Abordagem : Case Dufry - Netnografia)
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Postador Thiago Ferrari em 19:56 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Netnografia
A Nova Voz do Consumidor
Hoje acontece o evento do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC) , onde Aloísio Sotero irá apresentar uma palestra que abordará ”A Nova Voz do Consumidor”. Na apresentação, teremos um overview da internet brasileira , os impactos dos conteudos gerados pelos consumidores na reputação e imagem pública das empresas.
CLIQUE AQUI para fazer o download da apresentação.
Postador Thiago Ferrari em 09:12 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
7 de novembro de 2007
Dizem por aí....
Se vocë acha que a sua empresa está imune a Conteúdos Gerados pelos Consumidores faça o seguinte teste: entre no Google, digite o nome da sua empresa e em seguida a palavra forum. Cruze os dedos.
Tive esta curiosidade esta semana e digitei "Duty Free Forum". Fiquei chocada: milhares de informações são trocadas sobre os produtos que vendemos, seus preços, regras de cotas alfandegárias, comentários sobre preços e formas de pagamento, endereço de nosso site, perguntas e respostas.
Este mundo de informações valiosíssimas merece ser monitorado de perto. É fácil, barato e deve permear estratégias.
Fiquei feliz em saber que o meus clientes são advogados da minha marca e dedicam as horas escassas de seu dia para falar sobre ela.
Postador Ana Claudia Freitas em 21:49 1 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
Café com blog vai reunir publicitários e blogueiros
No próximo dia 27 de novembro, publicitários e blogueiros têm encontro marcado no Café com Blog (www.cafecomblog.com.br), evento organizado pela Revista BITES e que vai acontecer em São Paulo. O debate vai permitir que os profissionais das agências entendam melhor as redes sociais e como aproveitá-las como mídia. Do outro lado, os blogueiros poderão ter uma idéia de como se aproximar das agências. Futuramente, empresas das áreas de finanças, varejo e telefonia terão a mesma oportunidade.
Os detalhes da primeira edição estão num post logo abaixo.
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 11:04 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
TWINE : Uma Nova Rede Social
É uma rede social feita para invadir a Seara dos Orkut, Facebook e MySpace.Uma pessoa que trabalha e se interage com diversos grupos de informação vindo de diferentes fontes: e-mails, documentos e apresentações, notas, planilhas e organizar toda essa informação é difícil e a maioria faz de forma terrível.A idéia dessa ferramenta é conhecida como "web semântica" um conceito discutido há muito tempo que pode ser descrito como uma rede inteligente de informação onde dados recebem tags, são categorizados e depois podem ser buscados. Se trata de um site onde pessoas podem largar informações importantes desde pedaços de e-mail a vídeos no you tube, ou também se preferirmos o Twine pode fazer a busca automaticamente em todas as páginas visitadas, emails enviados e recebidos, uma vez que esta ferramenta pega a informação, ele começa a analisar e automaticamente organiza tudo em categorias que incluem pessoas envolvidas, conceitos discutidos, lugares, organizações e companhias.
Pessoal, tem muito mais informação sobre esta ferramenta mas amanhã escreverei um pouco mais sobre ela, até!!!
Postador Manuela Corrêa em 09:36 1 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Netnografia
Café com blog
Blogueiro sem irreverência é apenas um sujeito que tem um diário de impressões na internet. Não é blogueiro. Por isso, a mensagem postada (publicada) às 09h11 desta terça-feira, dia 06, por Alexandre Fugita, do Techbits (www.techbits.com.br) traduz a essência do primeiro Café com Blog (www.cafecomblog.com.br), organizado pela revista BITES. Fugita disse que a reunião era uma conversa entre os executivos de terno e os blogueiros de tecnologia. Realmente foi a realidade do encontro, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo, que reuniu 40 convidados. Por trás das mangas de camisa e das gravatas havia um grande interesse das duas partes de como criar mecanismos de ajuda mútua e gerar negócios em comuns. “Estamos próximos de uma nova geração e de um modo diferente de pensar a internet”, afirmou Caio Túlio, presidente do iG. Entre os presentes executivos de marcas como Forrester Research, Vignete, Terra, Editora Abril e Dufry presentes. E os blogueiros Gabriel Tonobhom (www.oitopassos.com.br), Manoel Netto (www.tecnocracia.com.br), Edney Souza (www.interney.com.br), Tiago Doria (tiagodoria.blig.ig.com.br), Luciana Monte (www.diadefolga.com.br), Wagner Fontoura (www.boombust.blog.br), Lucia Freitas (www.ladybugbrazil.com), Alexandre Fugita (www.techbits.com.br), Alexandre Inagaki (www.pensarenlouquece.com.br) e Fabio Saba (www.epoca.com.br). O café com Blog Tecnologia é um projeto da revista BITES e começou a ser desenhado há quatro meses a partir de uma série de conversas com o mundo corporativo e os blogueiros. Antes do evento desta manhã BITES organizou duas versões in-house. O primeiro aconteceu no Yahoo! Brasil com a diretoria da empresa no País e outro no próprio iG. A conversa desta manhã foi a primeira de uma série de cinco. Dia 27 será a vez de reunir o mundo da publicidade com os blogs que tratam do assunto. Em seguida haverá encontros nas áreas de finanças, varejo e telefonia.
A primeira edição do Café com Blog começou com uma apresentação de Aloisio Sotero, o responsável por toda a estratégia de marketing direto do grupo Brasif e Dufry. Sotero comentou sobre o surgimento de uma nova fonte de pesquisa para os antropólogos de plantão: a netnografia, o estudo do comportamento do consumidor na internet e disse que o conteúdo gerado pelo consumidor tem uma força capaz de balançar marcas consolidadas. “Estamos diante de um novo comprador que sabe o que deseja e tem os caminhos para realizar sua ação de maneira rápida e sem intermediários”, afirmou. Ele também disse que antes de montar uma estratégia para se comunicar digital cada companhia precisa responder a duas questões. A primeira é saber quais as palavras-chaves do seu negócio e dessa forma conquistar relevância nos serviços de busca da internet. A segunda pergunta envolve a resposta para a frase: o quão digital é meu negócio? “De pronto são poucos empresários que conseguem responder a essa ponderação”, explicou Sotero. O executivo também reforçou a importância das mulheres no mundo digital e disse que são poucas as empresas que conseguiram criar uma política de comunicação digital para esse público. Logo após foi a vez de Ricardo Franco, diretor da empresa de consultoria Forrester Research no Brasil. Ele mostrou como a companhia está analisando esse fenômeno e entregou aos presentes dois estudos exclusivos da Forrester sobre esse mercado. Franco explicou que foram os analistas da Forrester que cunharam pela primeira vez a expressão computação social, que serve para entender todos os efeitos das novas mídias sobre o mundo corporativo. Na sua apresentação Franco provou que um blog pode montar uma equação de retorno sobre o investimento, algo importante para quem deseja rentabilizar aquilo que muitos acham uma diversão. “O que é importante dizer aos interessados em ter seu blog que antes de qualquer movimento o ideal é ter um objetivo claro”, afirmou Rocha. Após essa seqüência de apresentações blogueiros e executivos iniciaram uma troca de experiências. ““Blog é conversa, não pode ser analisado como um meio de comunicação tradicional. É algo pessoal, que depende do boca a boca, a forma mais poderosa de propaganda, descrita desde a década de 80”, diz Edney Souza, do Interney (www.interney.net). Para a maioria dos blogueiros, os executivos ainda não entendem como as redes sociais se formam e ficam pouco à vontade diante dessa inovação. E para os executivos ainda não está claro qual o papel dos blogs em seu negócio. Nesse ponto cada lado terá de amadurecer ainda mais a sua percepção sobre o outro. Ou como disse Lúcia Freitas, do LadyBug (www.ladybugbrazil.com): “Empresas e blogs precisam sair da sua zona de conforto. Só assim surgirão oportunidades de negócios para os dois lados.”
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 00:58 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Netnografia
6 de novembro de 2007
Qual o Nivel de Digitalização dos seus Negócios ?
O importante é saber quão digital é o seu negócio , o quanto da receita advém de informa coes movidas a bites .O qual de digitalização definirá a estretegia do seu dia a dia. Vejam os seguintes exemplos de negócios movidos a Bites. Em 100% dos Negócios onde o faturamento depende apenas de transito de informações , este é um negócio que pode ser movido a Bites
a. Vendas de Passagens Aéreas
b. Reservas de Hotéis
c. Venda de Ingressos para Shows e Espetaculos
d. Vendas via Cartão de Credito.
e. Recarrega de Celulares
f. Autorização de Exames Médicos de Planos de Saúde
g. Vendas via E Commrece
i. Revelação de Filmes Digitais
j. Venda de Musicas - Download de Musicas
k. Impressão Digital em Redes Distribuídas (CTP)
Complete a Lista
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 02:24 1 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Netnografia
4 de novembro de 2007
Google planeja agregador de redes sociais
O Google está patrocinando um novo projeto, o Socialstream que pretende repensar as social networks e que está em uma posição muito boa visto que ela pode aprender com a experiência das primeiras redes sociais.
Ela está sendo pensada de modo a atrair todos os tipos de usuários, da mãe de família, o usuário comunicador e o usuário aficcionado por redes sociais.
O SocialStream ao que parece vai colocar uma featura parecida com a do brasileiro Wasabi que é uma rede social de pessoas que geram conteúdo na rede, onde o programa faz uma agregação dos blogs, fotologs de seus contatos e lhe mostra quando eles criarem mais conteúdo. Além disso terá uma timeline que mostrará o contexto e conteúdo gerado por seus contatos.
O site traz pouca informação e os screenshots não mostram com muitos detalhes a interface da aplicação somente o necessário para gerar um burburinho… Por enquanto é isso. Vamos ver no que vai dar.
O pessoal da SuperInteressante fez um vídeo bastante interessante sobre este novo projeto que tem o gigante Google por trás.
Postador Thiago Ferrari em 22:35 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Netnografia