Sou do tempo que entender de Basic e Cobol causava boa impressão em rodas de gente inteligente. Do tempo onde comprar um computador era tão importante quanto um carro. Do tempo dos modens de 56 kbps e da conexão dial-up. Do tempo onde a internet era o futuro. Um tempo muito próximo, mas o suficiente para me tornar um veterano desse negócio.
Tecnologia e jornalismo sempre estiveram em meu DNA. Aos 38 anos já tenho 18 como jornalista. Comecei como repórter da Folha de Pernambuco, depois do Diario de Pernambuco. Ainda em Recife fui para sucursal da Veja, depois me mandaram chefiar o escritório da revista em Salvador e fiz parte da equipe da Veja no Rio de Janeiro. Já em São Paulo entrei firme nesse negócio que alguns chamavam Nova Economia e ainda na Veja fui colunista da seção Hipertexto. Foram oito anos na Veja.
Em 2000 fui para a Forbes Brasil. Em seguida achei que deveria estudar no exterior. Fui para Londres e na volta olhei ao redor e encontrei espaço na Istoé Dinheiro e coordenei a editoria de E-Commerce. Por último estava como como diretor de redação da Revista Nacional de Telecomunicações (RNT).
Por onde passei sempre achei chato falar de tecnologia apenas para quem entendia de tecnologia. Minha pretensão era escrever de maneira clara, objetiva e com alguma profundidade para os homens de negócio. Diante dessa situação lancei em 2002 a primeira publicação digital diária de negócios e tecnologia do País, BITES.
Comecei com 500 assinantes na minha rede e hoje tenho 20 000. Nunca quis concorrer com o noticiário tradicional de tecnologia. Sempre busquei o fato relevante para o negócio do meu leitor. Essa intenção sempre esteve empacotada como uma notícia exclusiva ou uma leitura diferenciada de um fato.
No início do ano transformei BITES numa revista mensal em papel com 20 000 exemplares e me tornei publisher da revista. Nessa minha jornada vi uma mutação dos leitores de jornais, revistas e consumidores de mídia eletrônica. Todos se transformaram em senhores de seu tempo e do seu conteúdo. Essa é nova estrada por qual irei viajar nos próximos tempos.
7 de julho de 2007
Manoel Fernandes
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 07:00 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Reputação e Imagem Pública
Aloísio Sotero
Os grandes chefes da culinária mundial sonham com o prato perfeito. Esse desejo pode ser traduzido na combinação de ingredientes capaz de mudar a percepção das pessoas sobre receitas clássicas ou determinados produtos. Não sou especialista em culinária, mas também busco a harmonia entre duas áreas que nos últimos anos se transformaram em minhas paixões: marketing e mídia. Há sete anos estou dedicado a estudar, analisar, compreender e contextualizar esse fenômeno de massa que tem na internet o tempero predominante. Esse é o meu prato perfeito.
Uso meus conhecimentos para ajudar as empresas onde trabalho a entender como podem melhorar a percepção diante do novo mundo no qual o consumidor não é mais um ser passivo que é achado pelas marcas. Ele agora tem mais poder de decisão, influência e com a ajuda da tecnologia se transformou num grande gerador de mídia.
Atualmente sou responsável pelo Business Process Outsourcing de Marketing Direto Dufry Brasil ( http://www.dufry.com.br/) Duty Free Dufry; Dufry shopping. Estou na função desde 2006 quando a Dufry AG adquiriu as operações de varejo da Brasif. Desenvolvo também Business Process Outsourcing de Marketing Direto das Empresas Brasif com operações B2B de Brasif Máquinas e Equipamentos; Brasif Rental e Brasif Copiadoras.Desde 2003 ( http://www.brasif.com.br/ ; http://www.brasifrental.com.br/ ; http://www.brasifcopiadoras.com.br/).
Sou integrante do Conselho editorial da Revista Bites (www.bites.com.br), a publicação que considero hoje mais próxima dos conceitos de novas mídias que defendo em minhas exposições. Manoel Fernandes é Publisher da revista e nos últimos tempos se mostrou tão conectado quanto eu as premissas do novo mundo. Entre 2000/ 2003 fui Diretor Geral do Jornal Gazeta Mercatil ( http://www.gazetamercatil.com.br/) , Diretor do InvestNews ( http://www.investnews.com.br/) ( 2001/2003).
Fui o coordenador da negociação da Gazeta Mercantil Portugal Telecom para implantação da empresa de Internet no Brasil: investnews.com.br (2000). Graduei-me em 1975 em Engenharia Agronômica e fiz pós-graduação em Análises de Sistemas pela Universidade de Pernambuco. No período de 1999/2003 dediquei-me ao ensino de Matemática Financeira na Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco.
No setor público fui Secretario Executivo do Ministério de Educação (1987), Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco (1981/1983), Chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda em 1994.
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 07:00 2 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Reputação e Imagem Pública