8 de setembro de 2007

Midia versus Veiculos

Sempre eh bom falar do obvio , porque ele nos leva as armadilhas do arrependimento " por que nao pensei nisso antes " . Muitas vezes a confusao de conceitos entre midia e veiculo. , pode gerar as armadilhas do obvio . Para os profissionais de propaganda essa distincao eh clara . No entanto gostaria de destacar e sublinhar estes conceitos , para torna-los mais claros para os nao profissionais da area : Midia sao os metodos gerais de comunicacao que podem transmitir mensagens ; radio, televisao,revistas,jornais,internet, baloes, carrinhos, outdoor, chao de lojas , carros, barcos, uniforme , roupas, celulares, e ate pessoas ou seja literalmente qualquer ambiente na qual uma mensagem possa ser transmitida. Veiculos sao os programas especificos ou os ambientes ondes as mensagens sao colocadas. Assim a internet eh o meio , mas o blog um veiculo. Os meios transportam os conteudos colocados. O meio internet tem "n" dimensoes para se criar veiculos. As revistas e jornais tem limitacao de espacos , a TV e Radio tem limitacoes de tempo.Assim , por exemplo , a TV eh uma midia especifica e as Novelas, os Jornais, os Seriados , os Filmes sao veiculos para colocacao dos anuncios. As Revistas Bites , PC Magazine , Veja , Isto Eh , sao veiculos. Os portais de internet sao veiculos .Qual midia tem o melhor desempenho ? Qual midia eh a melhor ? Na minha visao depende dos objetivos de cada anunciante. Por isso acreditamos que os consumidores geram conteudos para diversas midias , um caso bastante interessante sao sa resenhas de leitores para jornais de consumidores sobre produtos utlizados agora tao comuns emsites como Amazon, Submarino e recentemente o site sobre resenha de amantes de musica e DVD . O Spout eh um site onde os participantes escrevem resenhas , fazem listas e discutem filmes. Recomendo visitar o http://www.spout.com/

7 de setembro de 2007

Enfim... MYSPACE !

Confesso que demorei um pouco para fazer parte desta comunidade mas, neste último fim de semana descobri finalmente o Myspace ! Para ser sincero não imaginava o tamanho deste site e muito menos imaginava que ele seria algumas vezes maior do que o nosso famoso Orkut em número de usuários. São 200 milhões de pessoas utilizando recursos ilimitados que vão desde personalização gráfica do profile até mesmo a utilização de códigos em HTML para algumas customizações. Para todos os amigos quem comentei e até mesmo aqueles que convidei o comentário foi unânime: “O Myspace é complicado e só tem gringos!”

Como novo usuário posso afirmar: Estamos enganados! Montar um perfil no Myspace é um barato e podemos utilizar recursos muito interessantes como um slideshow de todas as nossas fotos e até mesmo escolher a música que nosso “convidado” vai ouvir ao entrar em nosso profile. A ferramenta é muito simples para quem tem noções na língua inglesa . Para quem não sabe existe uma grande quantidade de brasileiros que passeiam por lá.

Agora o Orkut vem mudando sua “roupagem” e tentando melhorar cada vez mais layout utilizando formas mais arredondadas e aceitando códigos em HTML na seção de recados.

Não posso afirmar que os brasileiros descobrirão, assim como eu, esta fabulosa comunidade. Só sei que passo minhas horas livres montando o meu “novo espaço” na internet.

Parabéns ao Tom pela ótima criação e exijo uma versão em português!

6 de setembro de 2007

Mais eficiente que email marketing

O usuário de celular dificilmente apaga um mensagem recebida antes de fazer a leitura. O click rate via celular é 35 vezes maior do que no email marketing. Existem exemplos exitosos e criativos do uso do mobile marketing : No Reino Unido, a Calbury realiza concursos usando códigos em embalagens de doces. O cliente envia uma mensagem de texto para verificar se ganhou. É possível receber cartões de descontos via celular. No Brasil recebe-se e-ticket de embarques, confirmacao de reservas em vôos e de produtos. Com permissão do cliente o céu é o limite.

Busca Orgânica – A forma mais econômica de publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2006, 80% dos usuários de Internet se utilizam de mecanismos de busca para encontrar novos sites na Internet, ou mesmo encontrar sites que não lembram o caminho.

Além disso, a pesquisa apresenta outros resultados interessantes: 60% dos usuários de sites de busca não passam da primeira página e 80% não passam da terceira página de resultados.

Quando um consumidor faz uma busca, sua predisposição de compra é muito maior do que no momento que observa um anuncio de publicidade em uma mídia aberta (TV, jornal, revistas,...), portanto o retorno neste canal é muito maior.


E mais, na busca orgânica a publicidade é gratuita, basta fazer um bom trabalho de indexação do seu site, estudando muito bem os algoritmos utilizados pelos principais buscadores e se preparar para atender seus futuros clientes.

Mas este é um trabalho difícil e contínuo já que constantemente os algoritmos de busca sofrem alterações, mas já existem no mercado muitas empresas oferecendo consultoria especializada para esse tipo de serviço.


Aqui estão algumas dicas encontradas no site http://www.avellareduarte.com.br/:

  • Pesquisar palavras-chave utilizadas no ambiente de atividades do web site (palavras-chave e expressões familiares aos usuários) e incluí-las no texto do site
  • Inserir as palavras-chave nos limites de indexação de texto dos buscadores mais importantes ( Google até 520Kb, Yahoo até 210Kb)
  • Aplicar títulos (title tags) nas páginas com palavras relevantes para as buscas
  • Relacionar os textos dos links ao conteúdo das páginas onde apontam
  • Preparar a URL da página com palavras relacionadas ao conteúdo
  • Aperfeiçoar permanentemente o site para indexação dos buscadores

Neste site vocês poderão encontrar mais dicas e exemplos bastante interessantes de como aplica-las na prática.

O Novo perfil do consumidor!

De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico no Brasil, existem 35 milhões de internautas no Brasil que pesquisam e comparam preços nos sites de busca. A internet hoje em dia se tornou uma ferramenta eficiente de comunicação que permite a interação da empresa com o consumidor.
Na era digital o consumidor é mais bem informado, existe um leque de opções de escolha e com isso os seus hábitos de consumo se modificaram. Ele quer conforto, segurança, clareza, preços menores e rapidez. Estamos em um mercado interativo, é preciso se adaptar, com constante atualização, uma boa funcionalidade, um bom entretenimento para conseguir atraí-los.
É de grande importância saber trabalhar com as ferramentas digitais, sejam elas o marketing viral, mensagens por sms, blogs e publicidade on-line.

5 de setembro de 2007

Um vírus que não precisa ser curado!!!!!!!

De repente eu recebo um scrap no orkut com uma mensagem ou uma informação maravilhosa que de tão legal eu passo para algumas amigas e elas também adoraram o conteúdo e enviam para mais amigas, em questão de pouco tempo milhares de pessoas já leram o mesmo scrap que eu recebi, que pode ser uma animação, um vídeo, um texto ou um link bastante interessante.
Esse caminho rápido que uma informação virtual percorre em questão de segundos, atingindo uma quantidade enorme de pessoas, se chama marketing viral. “É o boca-a-boca eletrônico, a melhor forma de propaganda, potencializada pelo poder de transmissão da internet”, afirma o professor de comunicação interativa
Sandro Marques, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

RP online: novo desafio para o varejo de Internet

Blogs, Orkuts, sites de notícias, jornais online. Mídias em crescente evidência e com índices de audiência em ascensão. Qual a importância deste crescimento para as empresas? Estreitar o relacionamento com esses formadores de opinião é a nova estratégia utilizada por marketeiros, assessores de imprensa e relações públicas (RP) de grandes marcas. É importante perceber que estes meios estão construindo uma imponência que pode vir a substituir jornais e revistas físicas. O número de executivos que trocam a leitura do jornal de papel por uma navegada diária nos sites de notícia online é cada vez mais expressivo.

Para elaborar melhor o raciocínio, devemos partir do princípio que o maior objetivo das empresas atuais é ser encontrado pelo seu consumidor (Vide o nome deste blog: Ache-me) e para isso, no meio online dependemos principalmente dos sites de busca. A partir do momento que o nome de uma empresa, ou de seus produtos, são citados em quaisquer desses tipos de site, ele passa a aparecer mais vezes e de formas diferentes em páginas como o Google. E é a partir disso que dou minha sugestão para os sites de varejo online: a pessoa que lê jornal online, lê revista online, trabalha online, vai ao banco online, tem uma grande tendência a querer comprar online. E para que ela possa comprar no seu site, é preciso encontrá-lo! É aí que todo aquele raciocínio inicial deve entrar. Invista na divulgação através da imprensa virtual! Ela agrega mais links para o seu site, proporciona maiores resultados de palavras-chaves e garante novos consumidores!

4 de setembro de 2007

Mobile marketing: a nova mídia

Ninguém precisa mais explicar que os celulares são uma nova mídia. A questão é transformá-la em um canal de distribuição de mensagens publicitárias e relações públicas. A questão aqui é que essa decisão não pertence as empresas, mas aos usuários. Este é o desafio do novo marketing de opt-in ou melhor dizendo marketing de permissão. Qualquer pessoa que coloque o pé para fora de cada sempre carregará a carteira e celular (no Brasil mais da metade da população tem celular e nos EUA 78%). Entre os brasileiros 20% preferem perder a carteira, o cartão de crédito a perder o seu celular. Outro fato notável é que 30% dos telefones móveis em uso no Brasil já têm bluetooth. Estima-se que com taxa de renovacao da base atual em torno de 40% em pouco mais de dois anos, todos os celulares em operação estejam com este dispositivo que permite a comunicacao sem fio. Somos o sexto maior mercado de celular no mundo perdendo apenas para China, Estados Unidos, Rússia, Índia e Japão.

3 de setembro de 2007

Vc acredita na Midia Gerada pelo Consumidor ?

Na edição do mês agosto da revista da Gol , distribuida nos voos domesticos , Luis Alberto Marinho colunista do site Blue Bus (http://www.bluebus.com.br/) e especialista em marketing de varejo publicou que uma pesquisa feita pela revista PR Week com 279 graduados executivos de marketing norte-americanos apenas 12% acreditam que estratégias baseadas em conteúdo gerado pelos consumidores podem ser muito importantes e 14% assumiram que não vêem importância alguma nesse tipo de iniciativa. A pesquisa dá uma boa dica sobre a razão pela qual as empresas americanas não usam conteúdo gerado pelos consumidores. Apenas 22% dos entrevistados mostraram-se dispostos a transferir poder aos seus clientes. Ou seja, para a maioria, esse negócio de consumidor em primeiro lugar é uma algo que não é aplicado na vida real do mundo corporativo.