6 de setembro de 2007

Busca Orgânica – A forma mais econômica de publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo em 2006, 80% dos usuários de Internet se utilizam de mecanismos de busca para encontrar novos sites na Internet, ou mesmo encontrar sites que não lembram o caminho.

Além disso, a pesquisa apresenta outros resultados interessantes: 60% dos usuários de sites de busca não passam da primeira página e 80% não passam da terceira página de resultados.

Quando um consumidor faz uma busca, sua predisposição de compra é muito maior do que no momento que observa um anuncio de publicidade em uma mídia aberta (TV, jornal, revistas,...), portanto o retorno neste canal é muito maior.


E mais, na busca orgânica a publicidade é gratuita, basta fazer um bom trabalho de indexação do seu site, estudando muito bem os algoritmos utilizados pelos principais buscadores e se preparar para atender seus futuros clientes.

Mas este é um trabalho difícil e contínuo já que constantemente os algoritmos de busca sofrem alterações, mas já existem no mercado muitas empresas oferecendo consultoria especializada para esse tipo de serviço.


Aqui estão algumas dicas encontradas no site http://www.avellareduarte.com.br/:

  • Pesquisar palavras-chave utilizadas no ambiente de atividades do web site (palavras-chave e expressões familiares aos usuários) e incluí-las no texto do site
  • Inserir as palavras-chave nos limites de indexação de texto dos buscadores mais importantes ( Google até 520Kb, Yahoo até 210Kb)
  • Aplicar títulos (title tags) nas páginas com palavras relevantes para as buscas
  • Relacionar os textos dos links ao conteúdo das páginas onde apontam
  • Preparar a URL da página com palavras relacionadas ao conteúdo
  • Aperfeiçoar permanentemente o site para indexação dos buscadores

Neste site vocês poderão encontrar mais dicas e exemplos bastante interessantes de como aplica-las na prática.

Nenhum comentário: