27 de agosto de 2008

O Wiki da HTC

A diferença entre blogs e um wikis está na forma de produção do seu conteúdo. No primeiro o autor compartilha suas impressões sobre o mundo, negócios ou assuntos específicos com os seus leitores. É a lógica de um interagindo com muitos. No segundo modelo o conteúdo é construído de maneira coletiva com a intervenção de todos com acesso a ele. Um wiki é um espaço de colaboração viva e que empresas estão descobrindo como um grande canal de interação dos seus produtos com os seus clientes. É uma pesquisa quantitativa e qualitativa em tempo real onde a marca enfrenta seus consumidores sem disfarces. É em função dessa experiência já desenvolvida no exterior que a fabricante de celulares HTC lançou nesta semana o seu wiki em português. A idéia é que cada dono de um celular da marca deixe no ambiente virtual suas impressões, queixas e até elogios sobre os equipamentos. "O lugar onde o conhecimento é compartilhado" é o slogan da página da companhia que servirá para essa experiência com os clientes brasileiros. A HTC quer correr todos os riscos e deixar cada consumidor expressar livremente sua opinião. Na outra ponta espera colher dados relevantes para melhorar os seus produtos. A versão brasileira do Wiki chega dois anos após o lançamento nos Estados Unidos. Lá, o resultado tem superado todas as expectativas desde que entrou no ar em julho de 2006. No mercado americano são analisados todos os modelos. Aqui, por enquanto, apenas os nove vendidos aos brasileiros.

No primeiro mês de operação, o Wiki em inglês já tinha mais de 100 novas páginas. Em janeiro de 2007, segundo o paper da empresa responsável pelo projeto a Waggener Edstrom, o ambiente reunia 2.000 colaboradores regulares e 52 mil visitantes mensais. A iniciativa brasileira chega no momento que os smartphones (telefones celulares que funcionam como computadores de mão ) da empresa ganham mercado entre os adeptos desse tipo de equipamento. A HTC pretende com essa estratégia criar uma comunidade de usuários que de alguma forma contribuirão com informações e resoluções de problemas comuns nos seus equipamentos. Esse recurso implicará na redução de custos do serviço de atendimento ao consumidor porque cada resposta de um cliente funcionará como um SAC customizado.