17 de novembro de 2007

Massclusivity um Show de Personalização

Você conhece a Massclussivity . Massclusivity uma mistura de produtos de massa com toque de exclusividade, um belo exemplo de negócios movidos a Bites. Este modelo de negócios permite que você personalize produtos produzidos em massa como geladeiras, automóveis,ténis e até guloseimas recebam o toque do seu estilo ou gosto.Com a força da digitalização da informação e distribuição da web , pode-se agora escolher produtos de massa e dar o seu toque de exclusividade- tudo na medida do seu gosto e estilo.

A Brastemp , por exemplo,oferece a geladeira especial , chamadaYou , onde voce pode escolher entre nove cores diferentes que vai do roxo ao laranja a que mais combina com o seu gosto, permite ainda escolher o tipo de porta e acessórios e você ainda poderá decidir o lado que a porta irá abrir. Um show de customização. Vale a pena visita o site da You Brastemp.

A Nike traz a linha Nike iD que permite você escolher cores, modelos e ate palavras escritas no tenis.

Incrivel até a M&Ms permite a presonalizacao dos seus chocolates. Um show de customização


As montadodoras de carros lideram esta tendência de personalizar cores e acessórios para os seus carros.


A massclusivity gera novos desejos e valores para os consumidores o que significa preços superiores ao produtos tradicional sem o toque da personalização. O que parece óbvio desejo tem um preço . Viva o marketing que cria valor para os consumidores e competitividade e diferenciacao para as empresas.

16 de novembro de 2007

Google AdSense e a Publicidade Contextual: Negócios Movidos a Bites

Quer rentabilizar o seu site ou blog? O Adsense é uma ótima solução.

Este é mais um negócio movido a Bites , um negócio do mundo digital- o banco de links patrocinados do Google.

Mais um dos serviços oferecidos pelo Google, o AdSense é uma das formas mais populares de publicidade contextual. Ao inscrever seu site neste programa, anúncios relacionados com o conteúdo do seu site aparecerão na sua página. Cada clique dado por seus leitores significa lucro para você. Você recebe uma determinada quantia de dinheiro por estar divulgando aquele produto ou serviço através dos links patrocinados.

O banco de links patrocinados do Google é muito vasto, de modo que a chance de ter pelo menos uma publicidade que se encaixe a cada assunto de seu blog seja muito grande.
Existem outros prestadores deste serviço, mas sem dúvida a popularidade dos serviços do Google é uma grande aliada.Para entender mais e escolher a melhor opção para o seu site, informe-se em: www.google.com/adsense/login/pt_BR/index.html

Nescau 2.0 : Conteudo Gerado pelo Consumidor

A Nestlé está com uma nova campanha publicitária no ar baseada no princípio que os seus consumidores geram conteúdo. A idéia em torno do novo formato de embalagens do Nescau, o achocolatodo líder da companhia, é de que os consumidores produzam um comercial sobre o produto e concorram a prêmios.

O Youtube funciona como a grande vitrine dessa idéia que também traz por trás um incentivo a reputação e imagem pública da Nestlé. Só que a idéia não é nova. O fabricante de catchup Heinz saiu na frente desse conceito e no final outubro colocou em rede nacional de TV nos Estados Unidos um belo comercial produzido pelos seus clientes. O ganho da Heinz foi bastante significativo porque criou de graça um grande buzz dentro da web. O negócio deu tão certo que a companhia está refazendo a estratégia e prepara uma segunda versão do prêmio que distribuiu US$ 57 mil para o primeiro colocado.

15 de novembro de 2007

A grande rede procura você

Ultimamente o usuário tem ocupado cada vez mais o centro das atenções na Internet. Estudos de mídia on-line, usabilidade centrada no usuário, mídia e conteúdo gerado pelo consumidor, comportamento das redes sociais e web 2.0. São vários os pontos de interesse nessa figura que antes era apenas vista como um detalhe perto da estrela emergente, chamada de “grande rede de computadores”.

Só que no começo nem todos se lembravam que na frente de cada computador poderia haver um ser humano, com interesses únicos e individuais. A partir de então, o usuário começou a ganhar cada vez mais importância, com direito a defensores dos seus interesses, empresas que procuravam escutar seus anseios e levar em conta suas necessidades. No entanto, o interesse no usuário/ser humano pode ser algo novo na Internet a netnografia , mas não é fora dela.

Diferentes áreas do conhecimento como antropologia, ergonomia, psicologia, semiótica e retórica já tinham percebido que o ser humano é fator central em qualquer atividade, pois o resultado final de tudo que o homem faz é voltado para ele, ou seja, o fim de toda atividade é transformar o próprio homem.

  • No caso da antropologia, desde a antigüidade clássica, os gregos já refletiam sobre o papel do homem e utilizavam a “medida humana” como centro de discussão acerca do mundo. Isso demonstrava uma preocupação antropológica, ou seja, procurava um conhecimento completo sobre o homem, suas produções e seu comportamento.

  • A ergonomia desde 1700 d.C. (com os estudos de Bernardino Ramazzini) já se voltava para o homem como objeto de estudo, visando projetar sistemas, tarefas, produtos, ambientes e trabalhos que fossem compatíveis com as suas necessidades, habilidades e limitações, razão pela qual a ergonomia também é chamada nos EUA de “fatores humanos”.

  • A psicologia também estuda os processos mentais e o comportamento humano e animal. Em 1879, Wilhelm Wundt já praticava a psicologia separadamente da filosofia, na Universidade de Leipzig (Alemanha), trazendo à tona as questões sobre a relação do ser humano com o ambiente e consigo mesmo.
  • A semiótica encara o ser humano como ponto central do seu estudo, na medida em que ele age como o interpretante dos signos, atribuindo significados que são únicos e particulares para cada indivíduo. Ou seja, nunca há dois significados iguais, pois não há dois seres humanos iguais. E o ato semiótico pode ser considerado tão antigo quanto a existência do ser humano, desde o Gênesis bíblico, quando "Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome. O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos...". Coube ao homem dar significado ao que o cercava, pois seria o próprio homem que iria desfrutar dele.
  • Por fim, o grego Aristóteles, quase 400 anos antes de Cristo, já dizia que a expectativa emocional do ser humano, junto com a credibilidade do orador e a qualidade da sua mensagem, eram essenciais na arte do convencimento ou retórica. Novamente, não tem como se falar de persuasão sem levar em conta as características únicas que cada ser humano possui e como ele contribui para o desfecho final do que é dito no discurso.

Portanto, quem deseja tirar proveito do que a Internet oferece em termos de potencialidades faria bem em aprender com essas ciências que há séculos analisam o comportamento humano, o modo como nós interagimos com o ambiente e dele extraímos significado.

14 de novembro de 2007

Megabônus: A Resposta do Unibanco

Levantamos uma questão no último post da campanha Megabônus, e questionamos se é possível uma campanha afetar a reputação e imagem pública de uma empresa. Comentamos que os consumidores estavam criando spams para divulgar o cartão e o Unibanco poderia estar sendo prejudicado e perdido o controle da ação. Entramos em contato com a empresa reclamando dos e-mails que recebemos e obtivemos uma resposta que confirma o problema que a campanha vem causando:


"Alertamos sobre a circulação de e-mails falsos envolvendo o cartão MegaBônus. Essas mensagens são encaminhadas com supostas premiações, formas de aquisição do cartão, entre outras informações.


Em nenhum momento, promovemos a divulgação do cartão MegaBônus por meio de spans, em sites de relacionamento (Orkut) ou em sites de vídeos (Youtube).


Já providenciamos ações para inibir esse tipo de comunicação e, caso você receba outras mensagens com essas características, por favor, as desconsidere e não acesse o endereço anexo ao corpo do e-mail.


Em caso de dúvida ou para obter mais informações sobre o MegaBônus, converse com um dos nossos consultores pela Central de Atendimento Unicard Unibanco: 4004 2030 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 2030 (demais localidades). Se preferir, acesse o site www.megabonus.com.br"


Agradecemos a sua mensagem e continuamos à disposição.


Atenciosamente,


Unibanco-União de Bancos Brasileiros S.A.


Previsões sobre o Crescimento da Publicidade Online

A s peças de publicidade online são negócios movidos a Bites - negocios digiatis .Hoje, quando estava navegando pelos sites de marketing e publicidade, encontrei na revista online do Meio & Mensagem uma matéria falando sobre uma pesquisa da Emarketer. De acordo com o resultado noticiado pela Reuters, o investimento em publicidade na web vai dobrar nos EUA até o ano de 2011. Afirmam também, que a mídia convencional deve perder receita, enquanto os anúncios online gerarão US$ 42 bilhões.
O mais interessante, e que devemos ficar atentos, é que a propaganda vinculada a sistemas de busca (como o Adwords) vai continuar sendo a principal forma de publicidade online, representando 40% dos gastos anuais até 2011. Os banners e outras publicidades de tela devem gerar 20% das receitas de propaganda na internet, enquanto os classificados online vão contribuir com cerca de 17 %.
São dados importantes para percebermos o quão necessários são os investimentos nessa área. Principalmente para o setor de E-commerce. É inegável o crescimento da internet e devemos acompanhar isso de perto, aproveitando cada nova oportunidade.

http://www.meioemensagem.com.br/
http://www.reuters.com/

13 de novembro de 2007

Marketing Gerado por Consumidores

Agora surge o marketing de conteúdos gerados por consumidores .Os usuários consumidores tornam-se agora vendedores e promovem ações de vendas. O Unibanco lançou a quatro meses o MegaBonus , um cartão de credito em que os usuários se tornam "vendedores"do Banco. A iniciativa pioneira e inovadora em função do crescimento do credito no Brasil , traz uma série de inconvenientes em função da regulamentação desta atividade , o que leva as pessoas a serem invadidas por spams de ofertas de adesão de crédito. Os caçadores de crédito ganham pontos por cada cliente captado.
Não sei até que ponto esta campanha pode ser considerada como bem sucedida . Acredito que de fato ela trouxe bons resultados para o Unibanco, porém ela repassa para o consumidor a forma de comunicar a ação e isso gera uma soma de dúvidas para quem a recebe. Nos aqui por exemplo, recebemos spams da ação Megabonus 3 vezes em pouco tempo. Fui digitar no Google e até link patrocinado já colocaram no ar em sites registrados por pessoas de fora do Unibanco.
Não sou contra a inovação em campanhas de marketing, mas acho que a avaliação do impacto que ela pode causar deve ser uma premissa básica em qualquer planejamento. O grande problema neste momento é que o Unibanco acaba "assinando" tudo relacionado ao cartão Megabônus que os "consumidores-vendedores" criam e movimentam na web.

Até que ponto uma campanha deste tipo pode afetar a reputação e imagem de uma empresa?
Por se tratar de uma inovação, gera um impacto positivo?

12 de novembro de 2007

A evolução da Rede Social

Como a cada dia surge uma nova rede social, ao mesmo tempo as que existem estão sempre evoluindo. Novo comunicador instantâneo valoriza as imagens e tem novos emoticons. Media player integrado facilita envio de vídeos; faça o download no Baixatudo.A versão beta do Yahoo! Messenger 9.0 acaba de ser liberada e já está disponível para download gratuito no Baixatudo, em português e inglês. A mais recente versão do comunicador instantâneo do Yahoo! oferece novos temas, emoticons e integração com o Flickr. Um de seus destaques é a valorização da imagem, já que a nova interface traz um espaço maior para fotos e avatares na lista de contatos, além de, na seção de compartilhamento de fotos, incentivar o usuário a usar o Flickr, para trocar imagens com outros usuários a partir da conta no site de compartilhamento de fotos. Além disso, conta também com um novo media player integrado para permitir que a visualização de mapas, fotos e vídeos de sites como Yahoo! Videos e YouTube diretamente pela janela do comunicador instantâneo. Com isso, os usuários do Yahoo Messenger 9.0 beta podem trocar links de vídeos e assisti-los sem necessidade de sair do ambiente da ferramenta para abrir ou baixar novos programas.

Até breve gente!!!

11 de novembro de 2007

MySpace fará ligações via Skype !

Um problema para a netnografia ? Talvez ! Porém o Marketing de Redes Sociais ganha uma nova oportunidade com o gigante Myspace .

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o Skype será acessado via MySpace apenas com um clique – a novidade estará disponível no programa de mensagens instantâneas do MySpace, com mais de 25 milhões de usuários. A rede social da News Corp. tem cerca de 110 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto o Skype, do site de comércio eletrônico eBay, tem 220 milhões de membros registrados. Os lucros obtidos com as ligações on-line feitas pelos internautas do MySpace serão divididos. As ligações de PC para PC são gratuitas, mas os usuários precisam pagar pelo uso do serviço “premium”, que permite fazer ligações do computador para telefones celulares, por exemplo. Segundo a empresa ComScore, o MySpace teve 68,4 milhões de visitantes em setembro e o Facebook, segundo maior serviço de rede social, 30,6 milhões. O Orkut recebeu cerca de 24,6 milhões de visitantes, sendo 12,4 milhões da América Latina e 10,4 milhões da região Ásia Pacífico, segundo a “Business Week”. Somente 600 mil vieram da América do Norte e 1,2 milhão da Europa.