18 de julho de 2008

O CEO dos blogs

Nada mudou tanto no último ano como o mercado brasileiro de mídias sociais, que traz embutido o conceito de redes digitais de relacionamento entre empresas e seus consumidores. De todos os lados aconteceram avanços. As empresas estão se aproximando mais dos produtores de conteúdo em blogs, comunidades no Orkut ou mesmo no Youtube. E do lado de quem faz mídia social, o discurso tem se revelado mais maduro e sóbrio. O mérito dessa evolução é, em parte, de um grupo de profissionais e empreendedores que conseguiu formatar um discurso de negócios capaz de se fazer compreensível aos ouvidos do mundo corporativo. Gente como Edney de Souza, que até o final do mês abre uma empresa em sociedade com a agência de comunicação RMA, Manoel Lemos, do BlogBlogs, Gustavo Fortes, da agência de guerrilha Espalhe, e Jeff Paiva, da AgênciaClick, são os principais responsáveis pela aproximação entre as mídias sociais e as corporações. Para essa galeria ficar completa falta um personagem: Wagner Fontoura. No dia que a autodenominada blogosfera brasileira for um empreendimento, Fontoura é um forte, talvez o principal, nome para ocupar a cadeira de CEO. Administrador de empresas, ele abriu seu espaço nem tanto pela capacidade de gerar bons conteúdos para o seu blog, o Boombust, mas em função do entendimento de como fenômeno social dos blogs pode ser utilizado no mundo corporativo. Já existem registrados no País cerca de 2 milhões de blogs (400 mil em plena atividade dentro do princípio de Pareto). Desde o dia que largou o emprego em uma companhia de logística para se dedicar a um produto que muitos ainda consideram uma incógnita e sem um modelo de negócio claro, Fontoura se mostrou um jogador importante de um time de craques do calibre dos citados no início do texto. "Ainda estamos na infância desse mercado e ainda temos de amadurecer bastante", diz Fontoura, que hoje gerencia a sua própria rede de blogs, a HitecLive, e ainda é diretor da Riot, uma agência de marketing viral. Na realidade, Fontoura tem dedicado tempo e paciência para mostrar aos seus pares que o mundo corporativo não é um dragão de sete cabeças que vai devorá-los. "Wagner sabe como estruturar uma boa conversa de negócios. Essa característica é fundamental antes de levar qualquer idéia em frente", afirma Kaike Nanne, Publisher do Núcleo de Semanas da Editora Abril. "

Essa não é a única análise positiva. Dentro do seu próprio mercado as opiniões são semelhantes. "Ele é dono de um perfil lúcido e de uma capacidade de empreender sem igual no nosso mercado de mídias sociais". afirma Guilherme Valadares, gerente de Mídias Sociais da Cubo e responsável pelo blog Papo de Homem. Um das maiores qualidades de Fontoura é a sua visão de longo prazo. Ele sabe que é uma questão de tempo até que os blogs assumam o seu real papel dentro das estratégias de negócios das grandes corporações. Não à toa, o diretor do HitecLive tem participado de diversos fóruns onde apresenta sua visão. A próxima oportunidade será no seminário de Redes Sociais, que a revista Info da Editora Abril promoverá em agosto, em São Paulo.

Fontoura, na maioria das vezes agrada pela sua capacidade de introduzir no debate uma visão diferenciada daquela que muitas companhias ainda têm de quem produz conteúdo na internet. "Ele faz parte de uma nova geração de empreendedores", afirma Aloisio Sotero, presidente do Conselho Editorial de BITES e BPO da Dufry e da Brasif. Essa geração a qual Sotero se refere ainda está em busca de seu espaço, mas a cada dia fica mais próximo de conquistá-lo.

16 de julho de 2008

“Precisamos conversar”

De maneira involuntária, o catarinense Rafael Ziggy esteve no centro da polêmica envolvendo alguns dos principais blogueiros do País e a Coca Cola. Taxados pelo respeitado site de publicidade Bluebus de "blogs de aluguel" por receber uma mini geladeira promocional com o novo hidrotônico da empresa americana, os blogueiros ficaram indignados com a acusação de que em troca do presente tinham elogiado o produto da Coca. Alguns xingaram, outros ficaram em silêncio e Ziggy aproveitou a oportunidade para uma reflexão sóbria e madura. Ele reconhece as virtudes e os defeitos daquilo que se convencionou chamar de blogosfera nacional, o universo que hoje já conta com 2 milhões de blogs e cerca de 400 mil em plena atividade. "Precisamos conversar mais com quem ainda não entendeu a importância dos blogs como fenômeno social", afirma o blogueiro, que edita o Sim, Viral desde 2001 e é analista de mídias sociais da Knowtec. Na entrevista a seguir, Ziggy explica o que achou de toda essa polêmica.

Qual a lição desse episódio?

A principal é que precisamos comunicar melhor o que somos, o que fazemos e como atuamos. Entendo que é um mundo muito novo para todos os personagens acostumados a um modelo de comunicação consolidado e nossa chegada quebra alguns paradigmas. Essas críticas são parte de uma visão um pouco limitada do papel dos blogueiros na sociedade atual. As pessoas querem cada vez mais contar suas histórias e se conectar a amigos e gente com o mesmo gosto ou paixão. Somos parte de um fenômeno social do século XXI e que não tem mais volta. Não adianta criticar os blogs. Eles existem, têm audiência, relevância, bom conteúdo e alcance. São qualidades que não podem ser ignoradas. Foi isso que a Coca Cola enxergou ao fazer a seleção dos blogueiros que receberiam o brinde. Afinal mais que dar uma informação, os blogs propõem uma conversa. E cada vez tem mais gente querendo participar. Essa é a nossa essência. Queremos construir um espaço de diálogo. Não de enfrentamento.

Qual a origem das críticas?

Há uma ferida aberta na blogosfera chamada "posts patrocinados" (Nota da Redação: algumas empresas contratam blogueiros para comentar sobre determinado produto ou marca. Alguns identificam os conteúdos como promocionais, mas outros não fazem distinção entre os posts de conteúdo e os patrocinados.) É um problema que precisamos enfrentar de maneira clara e transparente. Dessa forma podemos evitar situações com esta em torno da Coca-Cola. É preciso discutir melhor essa relação entre blogs e marcas, sem impor regras afinal cada blog tem seus objetivos, seu conteúdo, sua maneira de se comportar dentro da blogosfera.

E qual o caminho mais adequado nessa relação blogs e empresas? Não há uma solução pronta. A resposta vai aparecer no melhor estilo redes sociais de ser: em conjunto, conversando e envolvendo todos os interessados. Entre erros e acertos, os blogs estão criando a sua maneira de lidar com esse assédio.

14 de julho de 2008

A Preparacao Profissional e as Interfaces que Ensinam

Creio que o Ensino à Distância é um belo exemplo de como podemos usar na preparação Profissional a Gestão de Interfaces. O trabalho que realizamos no Teleporto de Educação do Brasil, uma rede de preparação profissional pelo sistema interativo de ensino a Distancia nos traz neste momento excelentes licoes.

Os Desafios do Como Fazemos as Coisas Melhores no nosso Teleporto de Educação (TPE) do Brasil por meio das nossas Interfaces de Contato com os nossos alunos, com os Teleportos Associados (TPA) e com as Instituicoes Geradoras de Conteudo (IGC) da nossa Rede de Preparacao Profissional : Escola de Tecnica do Brasil ( ETEBRAS) ; Núcleo de Concursos Especial (NUCE ) ; SESC ; SEBRAE.

1.Temos Credo de Valores, Visao e Missao, um belo Modelo de Ensino Presencial Conectado , o nosso EPC7, o nosso Ambiente Interativo de Estudo (AIE) via o Moodle .

O desafio eh como vamos fazer estas estrategias funcionarem ou seja como aspiramos fazer estas interfaces funcionarem bem, mediadas por pessoas.O sejam como Nos Vamos fazer estas Interfaces Funcionarem melhor para os nossos alunos aprendem de forma mais pratica e eficiente e se tornarem profissionais completos.

A essencia do nosso EPC7 ( Ensino Presencial Conectado) sao as nossas Interfaces Mediadas por Pessoas.

O
Primeiro Desafio: Identificar claramente o que nos humanos fazemos melhor do que as maquinas e os computadores, e que as maquinas fazem melhor do que nos e como elas nos ajudam a fazer melhor a atividades do nosso TPE na gestao admistrativa , no ensino , na aprendizagem e na preparacao profissional..

Aqui estao as tres princiapis interfaces: 100% Humanas ( aulas presenciais via Satelite) , , Hibridas ( Interfaces Mediadas por Pessoas, aulas presenciais conectadas) e 100% maquinas ou redes computadores ; Ambiente Interativo de Estudo via o Sistema do Moodle .

O Segundo Desafio : Criar valor para os nossos alunos aprenderem melhor , a medida que fazemos com que as nossas interfaces - sites, LMS, Redes Sociais , estudios , TV , satelite , funcionem e sejam utlizadas da melhor maneira por eles.

Portanto o nosso Desafio maior esta no Como Fazemos. Sugiro a todos a refletir no Como o nosso TPE contribui para que os nossos alunos tenham a melhor preparacao profissional.O que os nossos alunos mais valorizam no nosso Sistema de Ensino ? As aulas via Satelite ? A Conectividade e Interacao on line ? O Sistema de Apoio a Aprendizagem ? As Apostilas Impressas ? A nossa prontidao ? O numero de horas aulas?

Creio que precisamos mapear os canais efetivamente percorridos pelos alunos quando eles estudam e se preparam para os exames ou provas de habilidades e a partir dai criar valor com nossas interfaces disponiveis.

O Terceiro Desafio : Tornar cada vez mais amigaveis as nossas interfaces , ampliando os vinculos emocionais ( gosto, vibro, adoro, visto a camisa, nos somos, crio comunidades, converso com os amigos) , com o nosso TPE. .

2 . O nosso Contexto e Desafio Maior

O EPC 7 na realidade sao interfaces que ajudam o aluno a aprender e estudar melhor. Interfaces sao software, equipamentos ou devices que ligam os mundos das pessoas. As interfaces sao conectores que ligam dois mundos- o presencial direto e os nao presencias face a face sem interfaces. As nossas aulas via satelite sao interfaciadas por um conjunto de equipamentos que estao nos estudios , que estao no TPA ( telao, computadores). O nosso LMS eh uma interface de aprendizagem. O ERP eh uma interface de Gestao. O Uplink da Rede Estacao eh uma interface. As Redes Sociais na Internet sao interfaces. o MSN eh uma interface de Comunicacao instantanea.

Em resumo como usar a interface certa para cada momento do sistema de Ensino e Aprendizagem e como alocar o tempo em cada atividade com essas interfaces..

O segredo do nosso sucesso esta em como fazemos estas interfaces funcionarem. O Como aqui eh tao mais importante do que o que.
O nosso belo diferencial esta ComoFazemos estas Interfaces funcionarem de modo a promover o ensino e a aprendizagem do aluno visando a sua preparação profissional pelo nos Sistema Interativo de Ensino a Distancia do Teleporto de Educação

Um belo e Fascinante Desafio de Contextualizar estes Conceitos no nosso TPE

Ai pessoal esta um novo e fascinante desafio para as nossas equipes de EPC, reinventar como vamos ensinar melhor com a Interfaces. Acho que estamos com um trabalho inovador e criativo. Temos os encaixes das nossas interfaces: TV via Satelite, LMS, Redes Sociais. O nosso diferencial esta em Como estamos fazendo isto funcionar .No ensino tecnico , na Preparacao para Concursos , nas Certificacoes , e nos cursos de Treinamento e Habilidades Profissionais.O nosso Diario de Bordo deve registrar as nossas atitudes de Como estamos Navegando neste desafiante mundo das Interfaces.

PS: Peco desculpas mais uma vez pela grafia, mas o computador que uso aqui no Rio de Janeiro, nao esta com o teclado padronizado em portugues.

A Fonte de Inspiracao :

Recomendo conhecer mais sobre o Jeffry Reyport- clique aqui e sabia mais sobre as Ideias deste Expert.