Nada mudou tanto no último ano como o mercado brasileiro de mídias sociais, que traz embutido o conceito de redes digitais de relacionamento entre empresas e seus consumidores. De todos os lados aconteceram avanços. As empresas estão se aproximando mais dos produtores de conteúdo em blogs, comunidades no Orkut ou mesmo no Youtube. E do lado de quem faz mídia social, o discurso tem se revelado mais maduro e sóbrio. O mérito dessa evolução é, em parte, de um grupo de profissionais e empreendedores que conseguiu formatar um discurso de negócios capaz de se fazer compreensível aos ouvidos do mundo corporativo. Gente como Edney de Souza, que até o final do mês abre uma empresa em sociedade com a agência de comunicação RMA, Manoel Lemos, do BlogBlogs, Gustavo Fortes, da agência de guerrilha Espalhe, e Jeff Paiva, da AgênciaClick, são os principais responsáveis pela aproximação entre as mídias sociais e as corporações. Para essa galeria ficar completa falta um personagem: Wagner Fontoura. No dia que a autodenominada blogosfera brasileira for um empreendimento, Fontoura é um forte, talvez o principal, nome para ocupar a cadeira de CEO. Administrador de empresas, ele abriu seu espaço nem tanto pela capacidade de gerar bons conteúdos para o seu blog, o Boombust, mas em função do entendimento de como fenômeno social dos blogs pode ser utilizado no mundo corporativo. Já existem registrados no País cerca de 2 milhões de blogs (400 mil em plena atividade dentro do princípio de Pareto). Desde o dia que largou o emprego em uma companhia de logística para se dedicar a um produto que muitos ainda consideram uma incógnita e sem um modelo de negócio claro, Fontoura se mostrou um jogador importante de um time de craques do calibre dos citados no início do texto. "Ainda estamos na infância desse mercado e ainda temos de amadurecer bastante", diz Fontoura, que hoje gerencia a sua própria rede de blogs, a HitecLive, e ainda é diretor da Riot, uma agência de marketing viral. Na realidade, Fontoura tem dedicado tempo e paciência para mostrar aos seus pares que o mundo corporativo não é um dragão de sete cabeças que vai devorá-los. "Wagner sabe como estruturar uma boa conversa de negócios. Essa característica é fundamental antes de levar qualquer idéia em frente", afirma Kaike Nanne, Publisher do Núcleo de Semanas da Editora Abril. " Essa não é a única análise positiva. Dentro do seu próprio mercado as opiniões são semelhantes. "Ele é dono de um perfil lúcido e de uma capacidade de empreender sem igual no nosso mercado de mídias sociais". afirma Guilherme Valadares, gerente de Mídias Sociais da Cubo e responsável pelo blog Papo de Homem. Um das maiores qualidades de Fontoura é a sua visão de longo prazo. Ele sabe que é uma questão de tempo até que os blogs assumam o seu real papel dentro das estratégias de negócios das grandes corporações. Não à toa, o diretor do HitecLive tem participado de diversos fóruns onde apresenta sua visão. A próxima oportunidade será no seminário de Redes Sociais, que a revista Info da Editora Abril promoverá em agosto, em São Paulo. Fontoura, na maioria das vezes agrada pela sua capacidade de introduzir no debate uma visão diferenciada daquela que muitas companhias ainda têm de quem produz conteúdo na internet. "Ele faz parte de uma nova geração de empreendedores", afirma Aloisio Sotero, presidente do Conselho Editorial de BITES e BPO da Dufry e da Brasif. Essa geração a qual Sotero se refere ainda está em busca de seu espaço, mas a cada dia fica mais próximo de conquistá-lo.
18 de julho de 2008
O CEO dos blogs
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 01:23
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
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