Olá gente, vocês notaram o novo visual do maior site de relacionamento? Não há dúvida que houve uma melhora considerável no marketing de redes sociais, mas a boa notícia é que o Orkut mudou a configuração desde o layout aos vários recursos, novas imagens na página inicial e até podemos ter o poder de restringir quem pode nos enviar um recado e o que mais me chamou atenção foi a expansão do limite no álbum que antes só podia 12 fotos e agora são 25 e as novidades não param por aí e toda essa transição ocorreu apenas para atender pedidos de usuários com o objetivo de tornar o serviço mais fácil e agradável para os navegantes.
Até breve....e vamos aproveitar o novo perfil do Orkut que está cada vez melhor
19 de outubro de 2007
Mudou o visual do Orkut
Postador Manuela Corrêa em 11:16 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
Ouvir o consumidor, previne a crise de imagem pública ?
É extremamente necessário que a empresa tenha uma boa estrutura para gerenciar qualquer tipo de crise sem comprometer sua sua reputação e imagem pública.
Com o tempo de experiência que tive dentro de uma agência de assessoria de comunicação, pude perceber que é cada vez maior a preocupação das grandes empresas com a imagem. A importância de uma assistência profissional para a comunicação tanto com a imprensa, como com o público em geral é inegável.
Uma informação negativa ou até mesmo um boato podem vazar e comprometer em pouquíssimo tempo toda a solidez que já havia sido alcançada. Por esse motivo, as estratégias de prevenção e contorno de situações como essas, devem estar bem estruturadas e sempre prontas para serem colocadas rapidamente em ação, visto que o marketing viral negativo se dissemina muito mais rápido que o marketing viral positivo.
Umas das minhas principais atividades dentro dessa agência era controlar o sistema de Fale Conosco do site de um canal jovem de televisão por assinatura. O nosso maior objetivo era não deixar que nenhuma mensagem deixasse de ser respondida e tentar ao máximo esclarecer e atender o desejo do espectador. É muito importante que o cliente se sinta bem assistido e que perceba que a sua opinião é uma grande fonte de idéias para melhorias do serviço. E de fato é essencial! Através das mensagens virtuais que recebíamos, elaborávamos relatórios estatísticos no intuito de prevenir uma possível queda de audiência. Ou seja, ao sentirmos que o número de mensagens rejeitando um certo programa era grande, uma análise mais a fundo era feita para identificar a solução rápida para melhora antes que a rejeição fosse geral.
O diálogo com o consumidor deve ser cada vez mais aproveitado e aperfeiçoado através das novas ferramentas que a web oferece. Através dessa interação, a prevenção de uma imagem negativa e a construção de uma opinião positiva ficam cada vez mais ao nosso alcance.
Postador Ana Paula Gondim em 00:34 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Reputação e Imagem Pública
18 de outubro de 2007
Ronaldinho e Companhia na Web
Depois de horas de pesquisa no Google, percebi que apenas quatro dos 11 selecionados do time titular possuem um site ou um blog oficial para trocar mensagens com seus fãs. Seguem abaixo os sites encontrados e alguns comentários sobre eles.
Júlio César:
http://www.juliocesar1.com/
No site do nosso goleiro, você pode ter qualquer informação sobre sua carreira, com fotos. Existe uma parte bem interessante com citações de jornalistas esportivos e opiniões do próprio. Mas, em compensação, tem dois grandes “frangos”:
· Está desatualizado, a última notícia foi postada em outubro de 2006; e
· Não tem como um fã trocar mensagens com ele, se comunicar com ele.
Kaká:
http://www.kaká.com/
Nosso meio campista apreciado por todos pelo seu futebol e pelo público feminino por sua beleza, possui um site que mostra o perfil dele no dia-a-dia (com fotos ao melhor estilo Tom Cruise), informações sobre sua carreira, títulos e curiosidades. Mas como no site do nosso camisa 1, não dá ao fã a possibilidade da comunicação com seu ídolo.
http://kaka-ac-milan.blogspot.com/
Mas para compensar um pouco esta falha, o atleta tem um blog onde as pessoas podem comentar as notícias postadas. Existe também um vídeo, com gols do craque. No geral, o site e o blog acabam se completando. Enquanto o site tem a função de passar informações sobre o atleta, o blog tem a função de levar mensagens dos fãs ao ídolo, através dos comentários.
Ronaldinho Gaúcho:
http://www.ronaldinhogaucho.com/
Como não poderia deixar de ser, o mais famoso jogador da atualidade, tem o melhor site entre todos os encontrados da seleção brasileira. Possui a história da vida do jogador pessoal e profissional, vídeos de propagandas e jogos, fotos do atleta, notícias atualizadas, espaço para as crianças, testes de conhecimentos e o principal, que é a possibilidade dos fãs se comunicarem com ele através do site. Só para se ter noção do feedback que o atleta recebe, 8159 mensagens foram enviadas ao atleta.
Robinho:
http://robinho_genio_da_vila.blogger.com.br/
http://www.robinhoweb.com/
http://www.robinho.org/
O nosso principal atacante tropeçou na hora de pedalar na internet. Não encontrei um site oficial do jogador. Mas existem alguns blogs. Um deles com informações e fotos do atleta, além de uma área para os internautas postarem recados ao ídolo, espaços para enviar mensagens e comentar as notícias postadas. Mas um jogador como o Robinho, merecia um site oficial, não apenas um blog ou sites em outras línguas como o espanhol e o inglês.
Afonso Alves:
http://afonso9.wordpress.com/category/selecao-brasileira/
Por incrível que pareça, do banco de reservas veio uma surpresa, que não poderia deixar de comentar neste espaço, o site oficial do atacante dos 7 gols, Afonso Alves. Além de passar toda a informação sobre o atleta, com vídeos, fotos, história, em geral, tudo sobre a carreira do goleador da Holanda, o atleta pode receber comentários a cada notícia publicada, como por exemplo, notícias sobre as passagens do artilheiro pelos clubes e seleção. MUITO BOM!
Edu Dracena:
http://www.edudracena.com.br/index.php
Como os zagueiros titulares não possuem sites, a nossa zaga terá um que já foi convocado pelo técnico Dunga, mas não foi lembrado nesta última lista, para as Eliminatórias. Notícias, perfil, história, clubes, fotos, mural de recados, seleção brasileira e até um bolão com bons prêmios. Para um zagueiro reserva da seleção, está dando drible em muito atacante.
Pesquisa feita e uma conclusão tirada: nossos jogadores, com poucas exceções, não estão sabendo aproveitar a web para ter contato com seus fãs ou obter um feedback de qualquer pessoa interessada em seus trabalhos.
SALVE A INTERNET!! SALVE O CONTEÚDO GERADO PELOS CONSUMIDORES!!
Postador Fernando Roriz em 17:26 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
O quanto vale a reputação de uma empresa?
A reputação e a imagem pública de uma empresa depende da avaliação do consumidor sobre os riscos envolvidos no processo de compra que é um fator tradicionalmente conhecido, principalmente pelas empresas de marketing direto e vendas por catálogo ou telefone. No ambiente da Internet, estes riscos são naturalmente percebidos pelos consumidores, o que pode provocar resistência de adoção e realização da compra.Segundo o autor, os riscos são de cinco naturezas, a saber: o risco de tempo, quando o consumidor percebe que vai perder tempo navegando na Internet pela dificuldade em encontrar o que precisa; o risco associado ao vendedor, quando tem que o sitepossa ser falso ou a empresa não ser idônea, temor que é reforçado pela inexistência ou desconhecimento quanto à localização física, o que não permitiria contato pessoal em caso de problemas; o risco de segurança, associado à possibilidade deser vítima de algum crime pelo mal uso de suas informações pessoais por estranhos; o risco associado à marca, referente a possível má qualidade do produto ou serviço; o risco de privacidade, associado a possível venda para terceiros ou mal uso de suas informações pessoais.
Postador Manuela Corrêa em 01:08 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
17 de outubro de 2007
Prosumers – O cliente vai mudar o Seu produto. Vai encarar?
A internet é hoje o palco de uma grande transformação que irá abalar as estruturas de muitas empresas de bens de consumo. Além da geração de conteúdo pelos consumidores, avistamos também a geração de produtos por uns caras que estão sendo chamados de Prosumers. Os consumidores também são produtores, daí o termo. E os prosumers trocam experiências e informações sobre como modificar os produtos em comunidades online. Um bom exemplo disto é o Podzilla, uma interface Linux de bolso, simplificada para rodar na tela do iPod, que transformou o tocador de música em um PDA (basta acoplar um teclado), e possibilitou a gravação de áudio, a visualização de fotos e utilização de jogos.
O Play Station, da Sony, também foi uma vítima. O console pode virar dispositivo wi-fi e navegador de internet, basta procurar por dicas dos prosumers sobre como fazê-lo.
Aqui no Brasil, Hackers descobriram como fazer o iPhone funcionar: você pode comprar o seu no Mercado Livre e buscar pelas dicas no Google. Simples assim.
Diante deste cenário, cabe as empresas aceitar o papel deste novo consumidor e rever modelos de negócios, de maneira que os produtos sejam editáveis, tratados pelos clientes como plataformas reconfiguráveis. Os clientes estão ávidos por colocar suas idéias em prática e não vão se incomodar se estas idéias forem adotadas pelos fabricantes.
O que as empresas ganharão com isso: Rapidez nas inovações, produtos mais valiosos, clientes mais satisfeitos....você acha pouco?
Postador Ana Claudia Freitas em 23:41 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
Como sua empresa vai se relacionar com este e-consumidor?
Aqui temos um belo exemplo de como o conteúdo gerado pelo consumidor jovem é interessante:
Resposta a um questionamento feito na pesquisa MTV Jovem
"Eu vejo assim: às vezes você quer falar com a pessoa, mas não falar, entende ?
Não quer que a pessoa responda nada, nem você sabe o que vai falar depois se
ela responder, sei lá...
Então por isso que é muito bom, você ter o torpedo, ou o MSN, porque você pode
matar aquela vontade de falar sem ter que conversar, sem ter que ficar na frente da
pessoa...que é mais difícil ainda...
Então coisas que você nem pensava em dizer, você diz, porque agora tem como..."
Autor: Jovem, 21 anos, classe A, Rio de Janeiro
De fato é engraçado. Mas se pararmos para pensar é exatamente esta motivação que move a criação de conteúdos na internet. Os jovens principalmente, sentem-se mais livres na WEB não só para "falar com a pessoa" mas também para falar com as marcas. A naturalidade nas opiniões, reclamações e discussões é a nossa fonte de riqueza!
E sua empresa, está pronta para se relacionar com este consumidor ?
Postador Thiago Ferrari em 19:59 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
16 de outubro de 2007
O Comportamento do consumidor na Web
Postador Manuela Corrêa em 19:38 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Netnografia, Reputação e Imagem Pública
As 7 Maneiras de Você Ouvir seu Cliente
Os conteúdos gerados pelos consumidores podem ser publicados em diversas midias em especial na web . Os canais são os mais diversos e exigem das empresas um monitoramento adequado em cada um deles pois a sua reputação e imagem publica passa por impactos provocados por esses meios . Agora quando a empresa não esta preparada para ouvi-lo ele se encarega de fazer o seu Buzz Marketing .
Senão vejamos :
(i) Feedback directamente dos consumidores no site da empresa , via chat on line.
(ii) E-mails de pessoa a pessoa ou enviando diretamente para a empresa ; o popular fale conosco. Aqui a chave é a prontidão de resposta. A politica de atendimento deve estabelecer um tempo máximo de resposta. O melhor padrão são respostas no máximo em 24 horas.
(iii)Blogs Pessoais ou Blog Corporativos. Nos Blogs o potencial de danos a marca é alto e requer da empresa um alto padrão de serviços e atendimento ao cliente.
(iv) Resenhas de Consumidores postadas em sites da empresa. Existem sites com resenhas de consumidores , em especial com reclama coes de atendimento.
(v) Wikipedia ( enciclopédia colaborativa) ;n Flickr (Fotos : ; You Tube ; Orkut . Redes Sociais
(vi) Podcasts ( arquivos de audio que podem ser baixados e reproduzidos em diversos aparelhos o mais comum são tocadores de MP3).
(vii) Sistemas de Mensagens Instantâneas . O mais popular no Brasil o MSN.
As sua empresa esta preparada para esta nova demanda de consumidores mais informados e exigentes. ?
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 14:12 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
15 de outubro de 2007
Quem decide o que receber por e-mail? o provedor ou você?
Estou participando do curso de web marketing e comunicação digital, ministrado por Paulo Kendzerski, e no dia de hoje surgiu um assunto que ainda não tinha parado para refletir, os provedores estão decidindo o que eu devo ou não receber.
Devido a grande quantidade de spam que são enviados, os provedores iniciaram a construção de diversos mecanismos para filtrar o recebimento de e-mails com características de spam. Acontece que estes filtros muitas vezes bloqueiam o recebimento de newsletters que nos cadastramos para receber.
Um ótimo exemplo dado por Paulo foi o seguinte: imagine que se nos correios existissem pessoas que a cada carta enviada elas decidissem se o destinatário deveria ou não receber. Realmente não parece um absurdo? Mas é isso o que está sendo feito pelos provedores.
Concordo que devemos poder filtrar o que queremos receber, mas essa decisão deve ser feita pelo destinatário e não por quem faz o serviço de entrega. E você o que acha?
Postador Alysson Salvador em 20:59 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
As 7 Forças do Web Marketing
O plano de Marketing Digital da empresa deve contemplar como as forças do WEB Marketing podem influenciar seu negócio. As sete forças são :
- Interatividade
- Personalização
- Globalização
- Integração
- Aproximação
- Convergência
- Democratização da Informação
Cada uma oferece uma nova dimensão à comunicação, às vendas e ao relacionamento com o mercado.
Postador Thiago Ferrari em 20:25 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
A Melhor Forma de Estar no Estádio
VIVA A INTERNET! VIVA O CONTEÚDO GERADO PELOS CONSUMIDORES!
Para aqueles com eu, que sempre moraram em um lugar, frequentaram um determinado estádio, atualmente moram em outra cidade e sentem falta daquele programa especial das tardes de domingo, a solução já está disponível, o site de vídeos youtube.com.
Hoje em dia, quando quero matar um pouco da saudade do Maracanã, entro no youtube e graças aos torcedores que vão ao estádio com seus celulares, máquinas fotográficas e filmadoras, vejo em diversos vídeos publicados no site, novas músicas, coreografias e de vez em quando, até os gols do jogo, caso o “cameraman” dê sorte.
Tudo isso filmado da arquibancada, o que dá o ar de que você está presente no local. É muito legal para aqueles que sempre foram aos estádios, torceram pelos seus times, ver a reação da torcida durante todo jogo, antes dele começar, na entrada do time em campo, após o gol, no intervalo e depois do mesmo.
Que mais e mais pessoas gerem estes tipos de conteúdos, eu serei eternamente grato e as pessoas que pensam como eu também.
Obrigado aos consumidores de internet! Seguem abaixo alguns exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=lfHDGohZIqA
http://www.youtube.com/watch?v=ZS82LoAvaJg
http://www.youtube.com/watch?v=2ecPdL-LYKI
http://www.youtube.com/watch?v=XUHujvRgAS4
Postador Fernando Roriz em 19:27 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao
14 de outubro de 2007
Transforme textos de conteúdos gerados pelo consumidor em informação
Com o aumento expressivo de conteúdos gerados pelo consumidor na rede, a busca por informação confiável e oportuna tem sido um desafio para os usuários corporativos.
Encontrar onde estão falando de uma determinada empresa já não basta. É necessário definirmos estratégias para extrair informação destes textos e criar uma inteligencia de mercado.Esta nova vantagem competitiva se forma a partir da construção de contextos. Este é o problema .Para solucionar este problema técnicas de text mining vem sendo largamente utilizadas por analistas, diminuindo assim o tempo de processamento das informações e de erros de classificação humana.
As ferramentas de text mining disponíveis no mercado, retiram os analistas das tarefas de coleta e colocam em atividades mais relevantes como extrair sentidos de acontecimentos e esse é o grande benefícios desta técnica.
Postador Alysson Salvador em 23:14 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao