A internet é hoje o palco de uma grande transformação que irá abalar as estruturas de muitas empresas de bens de consumo. Além da geração de conteúdo pelos consumidores, avistamos também a geração de produtos por uns caras que estão sendo chamados de Prosumers. Os consumidores também são produtores, daí o termo. E os prosumers trocam experiências e informações sobre como modificar os produtos em comunidades online. Um bom exemplo disto é o Podzilla, uma interface Linux de bolso, simplificada para rodar na tela do iPod, que transformou o tocador de música em um PDA (basta acoplar um teclado), e possibilitou a gravação de áudio, a visualização de fotos e utilização de jogos.
O Play Station, da Sony, também foi uma vítima. O console pode virar dispositivo wi-fi e navegador de internet, basta procurar por dicas dos prosumers sobre como fazê-lo.
Aqui no Brasil, Hackers descobriram como fazer o iPhone funcionar: você pode comprar o seu no Mercado Livre e buscar pelas dicas no Google. Simples assim.
Diante deste cenário, cabe as empresas aceitar o papel deste novo consumidor e rever modelos de negócios, de maneira que os produtos sejam editáveis, tratados pelos clientes como plataformas reconfiguráveis. Os clientes estão ávidos por colocar suas idéias em prática e não vão se incomodar se estas idéias forem adotadas pelos fabricantes.
O que as empresas ganharão com isso: Rapidez nas inovações, produtos mais valiosos, clientes mais satisfeitos....você acha pouco?
17 de outubro de 2007
Prosumers – O cliente vai mudar o Seu produto. Vai encarar?
Postador Ana Claudia Freitas em 23:41
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Reputação e Imagem Pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário