12 de julho de 2008

As Interfaces Conversam com Pessoas

O Marketing de Interfaces permite a construcao de novas relacoes com os usuarios, clientes e prospects e deste como criar novos conceitos e modelos de negocios. A chave esta em entender sempre o que o homem faz melhor do as maquinas e o que as maquinas fazem melhor do que o homem. Nesta conversa interativa entre homem e maquina, chamou-se a atencao dos conceitos do Frederick Van Amstel , no seu site usuabilidoido , senao vejamos :

*Antecipação : O usuário não quer ficar horas em um site para encontrar algo que para ele deveria estar fácil, esse é uma grande dificuldade para quem trabalha na área: se o usuário não encontra o que ele quer no seu site, ele procura outro site. Então é bom encontrar o equilíbrio, não deixar tudo logo de cara, pois pode deixar o site confuso bagunçado e aí sim espantar visitantes, nem deixar conteúdo nenhum a vista (a não ser que o objetivo seu seja quebrar paradigmas, algo interessante, mas que exige cuidado), o usuário se perde completamente.

*Cores : É muito interessante o fator cultural das cores, elas ajudam muito a destacar algumas informações, esconder outras, dar um novo sentido ao contexto, e ,acredito eu, que elas podem influenciar, podem causar sensações (boas ou ruins, depende de quem usa…). Inclusive existem testes de personalidade utilizando cores, que podem ajudar a definir e agradar ao público do site.

*Foco no usuário :Olhe para o usuário, esqueça do computador. As melhores idéias vêm quando você menos espera. Esqueça do computador um pouco, saia ande na rua, leia um livro, deixe sua cabeça trabalhar. O computador toma muita atenção nossa, são muitos recursos que não nos deixam pensar e focar no que queremos.

*Metáforas : Use muitas metáforas, elas ajudam muito na compreensão da idéia. Elas criam figuras na cabeça de cada pessoa, tiram a idéia abstrata e a transformam em algo muito mais concreto. Comparações próximas das pessoas são muito mais fáceis de entender do que teorias.

Acho que esses são os principais conceitos, e o foco aqui é mostrar definição de design de interação, com ênfase total no usuário (esqueça o computador), facilitando ao máximo sua experiência de navegação (a usabilidade aqui não é o foco, e sim um meio de chegar ao objetivo, o design de interação).

Vamos Nessa. Espero acelerar os conceitos internos com a nossa equipe. Pois o nosso modelo de negocios funda-se na Gestao e Comunicacao das nossas Interfaces Digitais.

Conversas atraves de Interfaces

Quando estive no Forum Mundial de Marketing e Vendas em SP , conversei e assisti uma Palestara com Papa da Gestao de Interfaces com os Clientes chama-se Jeffry Rayport da Universidade de Harvard Business School , o foco do trabalho dele eh reinventar as maneiras como as empresas interagem com clientes atraves de Interfaces. Surge agora o novo caminho o Marketing de Interfaces ou melhor o marketing de Pontos de Contatos.

Este Encontro foi a fonte de inspiracao que permitiu a Contextualizacao de Post no nosso Acheme7 desta Semana. Agradeco a oportunidade de ter aprendido e chance de poder semear estas ideias aqui no nosso Blog.

Recomendo conhecer mais sobre o Jeffry Reyport- faca um query no Google com o nome deste expert. Um show.

As 4 forcas motrizes que movem os mercados de Interfaces com os clientes sao as seguintes:

a) Crescimento da Conectividade. Ampliacao do acesso via banda larga e crescimento das Redes Sociais. Orkut ( 70% sao brasileiros) ; My Space ( + 100 milhoes de usuarios); You tube ( + de 100 milhoes videos vistos por dia e 900 mil videos postados por dia).

b) Proliferacao de Interfaces e aparelhos que promovem Contatos. 400 milhoes de Camaras Digitais em uso com 40% em celulares, Celulares, laptops, MP3 player, GPS nos carros, ipods, camaras de seguranca em lojas , edificos e nas Cidades, caixas eletronicos nos bancos, kioskes de check in RFS nas lojas.

c) Aumento da Interatividade e Inteligencia nas Interfaces. Playstation, Wiik, Blackbarry e Palms, robos de Limpeza.

d) As Interfaces e Equipamentos que ampliam Natureza cada vez Emocional das Pessoas e de seus Estilos de Vida. Os varios tipos de MP3, ipods e celulares com Uso e Design cada vez mais amigaveis e bonitos.Com expressoes emocionais ampliadas pelo Design.

A Essencia das nossas Interfaces sao Mediadas por Pessoas.

O Primeiro Desafio: Identificar claramente o que nos humanos fazemos melhor do que as maquinas e os computadores, e que as maquinas fazem melhor do que nos e como elas nos ajudam a fazer melhor as atividades na gestao admistrativa ,pre compra, compra e pos compra . Aqui estao as tres princiapis interfaces: 100% Humanas ( compras na Lojas) , , Hibridas ( Interfaces Mediadas por Pessoas, Call center, Chat) e 100% Computadores( Sites e Search nos Sites e no Google)

O Segundo Desafio : Criar valor para os nossos clientes r , a medida que fazemos com que as nossas interfaces - sites, call center, funcionem e sejam utlizadas da melhor maneira por eles. Portanto o nosso Desafio maior esta no Como Fazemos.
Lembro tambem um experiencia muito simples que ocorre na nossa Vida, o como somos recebidos na Casa dos Amigos, como somos servidos nos bares ou Restaurantes ou como somos atendidos ao telefone. ao fim e ao cabo o Como Fazemos nos diferenciara das demais empresas ..

O Terceiro Desafio : Tornar cada vez mais amigaveis as nossas interfaces , ampliando os vinculos emocionais ( gosto, vibro, adoro, visto a camisa, nos somos, crio comunidades, converso com os amigos) ,. .

11 de julho de 2008

É bom, mas...

Em certas circunstâncias, a opinião de um especialista pode ser mais útil em relação aos conselhos dos assessores mais próximos. A candidata do PT à prefeitura de São Paulo na eleição de outubro, Marta Suplicy, pode ter aberto mão dessa premissa na hora de construir o seu site, portal ou comitê virtual de campanha. O endereço pretende ser um canal de comunicação da candidata com os seus eleitores e também com os nativos digitais, aqueles que têm a internet em seu DNA. BITES foi atrás desse segundo grupo. São os responsáveis por aquilo que muitos classificam e outros criticam como a blogosfera nacional. As avaliações que chegaram até ao fechamento desta edição (19h10 desta sexta-feira) têm um ponto em comum. Os blogueiros elogiam a iniciativa da candidata, mas ressaltam como principal falha a ausência de uma estratégia mais sofisticada de interatividade do endereço. "Diante das diversas ferramentas que a internet, site não permite nenhuma interação", afirma Ale Rocha, editora do blog Poltrona na TV. "Sem diálogo e contribuição de terceiros parece um mero folder eletrônico. Um santinho metido a moderno, mais colorido e brilhante." Daquilo que pode ser qualificado como um instrumento real de comunicação, Marta Suplicy apresenta um blog que fica escondido para o visitante mais desavisado. Esse espaço permite o envio de comentários, que devem ser moderados pela equipe da petista, mas até o início da noite de hoje havia apenas um post dizendo que a partir dali os eleitores poderão acompanhar a candidata da perto. "O site parece bem standard em termos de portal para Brasil. Está bem legal, mas não chega aos pés dos sites de candidatos de 1º mundo como Obama e Mccain", explica Carlos Cardoso, dono de um dos blogs de maior audiência do País e conhecido entre seus pares pelas opiniões fortes e incisivas.

Para os blogueiros, diálogo é a palavra-chave desse negócio. Não só para eles. Há algumas semanas, o diretor do IBOPE Inteligência, Marcelo Coutinho, entrevistado pela Reuters, disse que na internet não havia espaço para o discurso dos políticos, e sim conversa com o eleitor. É isso que falta ao site de Marta na opinião dos blogueiros. "A Internet não é um "monólogo", diz Elisandra Amâncio, do blog Verdadeiro Jornalismo. Essa é uma visão compartilhada por quem respira a rede 24 horas por dia. Dois personagens relevantes desse mundo dos blogs, a jornalista Lucia Freitas (Ladybug) e o administrador de empresas Wagner Fontoura (Boombust), têm opiniões bem próximas em relação ao blog da candidata do PT. "Há falhas no projeto, mas devemos reconhecer o mérito da iniciativa e que os sites .can.br (endereços dos candidatos) serão muito importantes nesta campanha", afirma Lúcia, do Ladybug. "Também vejo qualidades na proposta virtual da ex-prefeita de São Paulo, mas seria interessante utilizar as mídias sociais em debates, conversações e ações de promoção dos candidatos e de resultados práticos para o eleitor", afirma Fontoura, que também é diretor da agência de marketing interativo Riot.

9 de julho de 2008

336 posts depois

Há 336 posts, eu e Aloisio Sotero resolvemos compartilhar com vocês uma série de discussões, dúvidas e idéias que tínhamos sobre a fragmentação da mídia. Assim nasceu o Achme7, o blog que hoje ganha um ano depois o seu 337º post. Nosso desafio inicial era mostrar a possibilidade de criar um conteúdo relevante e de qualidade sobre o fenômeno da nanomídia. Quando começamos a escrever existiam no Google 200 citações, todas em inglês, sobre nanomídia. Hoje são 3.770 e o Acheme7 continua aparecendo na primeira página do buscador quando alguém procura pelo termo. Ficamos felizes quando empresas de grande porte começam a assumir essa expressão no seu dia-a-dia. O IBOPE, por exemplo, reconheceu a força da nanomídia ao lançar um serviço para monitorar o que falam das marcas nas redes sociais. O diretor da agência Click, Abel Reis, deu entrevista comentando esse produto e utilizou com propriedade a expressão.Não inventamos a roda. Apenas seguimos a lógica de indexação do Google e, de alguma forma, criamos novas categorias de assuntos e palavras. Foi assim com nanomídia, netnografia, marketing de fragmentação e negócios movidos a Bites. Agora, estamos acrescentando mais duas ao nosso vocabulário: jornalismo de indexação e marketing de interface. Nesses 12 meses, o nosso trabalho diário de publicar posts exclusivos ou de alta relevância. Também desenvolvemos algumas iniciativas interessantes, como o Café com Blog que passou a ser referência nas discussões entre as empresas e esses personagens das mídias sociais. Também ajudamos algumas companhias a entender melhor esse novo mundo e como deve ser construída uma relação de longo prazo com os usuários desse universo. Lá atrás, quando escolheu o nome Acheme7 para este blog queríamos ressaltar que na Googlelândia as pessoas querem ser encontardas e serão desde que as marcas saibam como realizar essa tarefa.