18 de agosto de 2007

As Novas Regras de Marketing & RP


Trata-se do Livro David Meerman Scott ( The New Rules of Marketing & PR ) que mostra as novas regras de como usar Releases,Blogs,Podcasting, Marketing Viral e Mídia Online e como escrever para eles. Publicado no Estados Unidos pela John Wiley & Sons. É possível encontrá-lo na sua versão original em na livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=1859377). O Livro apresenta regras práticas de como se relacionar com o mundo da mídia online, em especial com as editorias dos veículos web. Um recomendação diz respeito a política de releases; se vale ser divulgado para mídia em geral, tambem vale um e-mail marketing para sua base de clientes e prospects: "todos os negócios têm informação que pode contribuir para educação do mercado." O livro traz um alerta contundente: "learn to ignore te Old Rules". Os seguintes pontos nos chamam a atenção:(i) na web os consumidores buscam o conteúdo que lhe interessa (ii) pesquisam os produtos com a intenção de compr-lo agora ou dentro de certo tempo (iii) cria-se ai a primeira oportunidade de fazer o marketing de intenção (iv) A internet está reorganizando as empresas de relacoes publicas no sentido de posicioná-las também como empresas de relacionamento direto com os consumidores via blogs, podcasting, sites corporativos e email. Existe um novo mercado a ser amadurecido de releases de noticias para estes novos canais de veiculação. Recomendo a leitura e o acesso ao site http://www.davidmeermanscott.com/

17 de agosto de 2007

Wal-mart na berlinda

Em setembro do ano passado, dois blogueiros começaram a fazer uma viagem pelos Estados Unidos contando histórias sobre a rede Wal-mart. A idéia era alimentar um blog com informações humanizadas da comunidade em torno da maior rede de varejo do mundo. Os dois autores, Laura e Jim, na realidade eram jornalistas contratados pela agência de relações públicas Edelman. Com a descoberta todos se desculparam, mas o estrago estava feito.

Para quem se interessar em entender melhor o caso vale a pena entrar no blog blog.basturea.com/. Lá o autor revela que dois artigos de especialistas universitários que analisaram os detalhes do desastr do Wal-Mart.

Conteúdos Gerados pelos Consumidores

Quando alguem acredita em algo,sai em busca de outros que tambem acreditam.
Esse blog surgiu a partir de várias conversas sobre o poder do consumidor dentro do mundo virtual. Pela primeira vez na história as marcas estão sujeitas a críticas de maneira direta e sem intermediários. O objetivo do Blog é promover conversas com essa comunidade e discutir caminhos para as empresas. Queremos ser o ponto de encontro desse novo conceito de conteudos gerados pelos consumidores.Queremos contribuir para o amadurecimento deste precioso mercado de conteudos gerados pelos consumidores .

16 de agosto de 2007

US$ 57 mil por um comercial

A fabricante americana de catchup Heinz abraçou com força o mundo da mídia gerada pelo consumidor. Em abril deste ano quando saiu do modelo tradicional de produção de anúncios para a TV e abriu a possibilidade para gente comum espalhada em toda a internet a marca deu um importante passo. Na segunda-feira quando a primera fase do concurso que distribuirá US$ 79.800 em prêmios (o primeiro lugar levará US$ 57.000 após uma votação popular) os executivos da Heinz se convenceram que não é mais possível ignorar o poder da mídia gerada pelo consumidor. Com a ajuda do Youtube (www.youtube.com) que servirá como plataforma de exposição, a empresa já recebeu mais de 8 mil vídeos, um dos maiores êxitos da história recente de um concurso do gênero. Os milhares de comerciais da Heinz já foram vistos mais de 2,3 milhões de vezes, o equivalente a 80 mil horas de exposição. O vencedor entrará em cadeia
nacional no final de setembro. “Há quatro fatores para esse êxito”, afirmou Michael Bollinger, diretor da agência de publicidade Smith Brothers, responsável pela estratégia da Heinz. “Uma grande idéia,a coragem do cliente em expor sua marca dessa maneira, a paixão que a marca desperta e os parceiros certos, o Google e o Youtube.” A Heinz não foi a primeira marca a fazer esse tipo de ação dentro do mundo da mídia gerada pelo consumidor. Outras já haviam tentado algo parecido,mas a empresa encontrou uma enorme receptividade do consumidor e o efeito viral foi mpressionante. Produções e bem criativas tornaram difícil o trabalho da comissão julgadora encarregada de selecionar os 15 inalistas que irão a júri popular a partir do dia 27 deste mês. Havia comerciais bem superiores aqueles já produzidos pela Heinz ao logo dos seus 130 US$ 57 mil anos de história. A presença do Youtube no projeto foi fundamental porque proporcionou o tráfego necessário para o projeto. Os melhores vídeos podem ser acessados direto no Youtube (www.youtube.com/contest/topthistvchallenge). A companhia deixou os consumidores virtuais completamente livres para criar, mas estabeleceu algumas regras. O concurso foi aberto para maiores de 18 anos, os vídeos deveriam ter no máximo 30 segundos e apenas habitantes dos Estados Unidos poderiam se inscrever. Na primeira
semana de setembro já será possível saber o grande ganhador. No Brasil até agora não se tem notícia de uma marca que fez algo parecido com a Heinz, que hoje é controlada por Teresa Kerry, mulher do ex-candidato a presidente dos EUA nas últimas eleições,
John Kerry. Por aqui a discussão em torno da mídia gerada pelo consumidor ainda é embrionária e poucos são os departamentos de marketing em condições de obter as respostas para esse fenômeno que cresce a cada dia com a expansão dos blogs, suas variações multimídia e as comunidades virtuais. Nesse ponto, a Heinz, mesmo sendo uma marca centenária, deu um show de inovação.

15 de agosto de 2007

As sete regras do bom assunto

O assunto ou subject em inglês, é aquele que vai determinar o sucesso ou o fracasso da abertura da sua newsletter. Escrever um subject tentador é um exercício diário. Antes de parar para escrever tente se colocar no lugar de quem tem a caixa postal lotada de e-mails pessoais, de trabalho e propaganda e faça uma pergunta a você mesmo: Você abriria este e-mail? Para nortear a análise deste envio, minha experiência na área de e-commerce da Dufry Brasil considera que, para a newsletter ter alcançado sucesso, sua taxa de abertura precisa de 20% no mínimo e ter, no máximo, 14% de taxa de rejeição.


1 - Estilo: não venda. Ajude o seu leitor/cliente a comprar. No subject tente prestar um serviço, não saia despejando todas as vantagens de varejo nele. O princípio é simples: de nada adianta lotá-lo com suas vantagens de pagamento e ofertas, se você ainda não o convenceu a comprar. Exemplo: Dicas de Estilo - bolsas e ocasiões (para divulgar coleção de bolsas femininas). Cuide de seu cabelo no verão com dicas Lazartigue (produtos para cabelo.). Converse com o cliente e venda a situação na qual ele vai usar o produto e não somente o produto.


2 - Identifique o Talk of the town do seu produto. Pesquise de que maneira estão falando dele, quais as necessidades, para que é usado. Busque principalmente em conteúdos gerados pelo usuário, como comunidades no Orkut, Blogs, You Tube entre outros. Outra boa dica é o serviço Adwords do Google. Certamente você encontrará inspiração tanto para o subject quanto para o texto e falará a língua do seu cliente.


3- Evite palavras como Grátis, Ofertas e Sexo. São palavras desgastadas e, portanto fáceis de serem bloqueadas por programas anti-spam de e-mails.


4- Não repita no subject o nome da empresa. O nome da empresa já aparece no sender. Ex.
basefeminina@nomedaempresa.com.br. Se você repete o nome da empresa no subject perde espaço.


5- Tenha cautela com o número de palavras no subject. Um subject muito longo pode ser cortado pelos diferentes tipos de visualização de e-mails. Aí, nada vai adiantar o esforço.
Exemplos de subject:

Reserve sua vaga! Culinária Tailandesa. (ideal)
Faça sua reserva para o curso de Culinária Tailandesa. (regular)
Faça sua reserva para o Curso de Culinária Tailandesa no Xpto. (perigoso)


6- Para não chatear o leitor/cliente, procure usar o seu espaço com 80% de conteúdo informativo e apenas 20% para textos publicitários.


7- No final da newsletter estimule o marketing viral divulgando a outras pessoas a sua comunicação. Ao final da mensagem, insira uma frase como: Gostou desta newsletter? Envie uma cópia para os seus amigos.

13 de agosto de 2007

A magia do número 7

O número sete já motivou estudos até de Psicologia Cognitiva : acessem e conheçam a magia deste número na web : http://psychclassics.yorku.ca/Miller/http://psychclassics.yorku.ca/Miller/

Ache-me : O Conceito da Web 2.0

Recomendo o acesso ao link : http://findability.org/ este é o conceito do acheme7 desenvolvido por Peter Morville.

Veja o link do Livro