2 de fevereiro de 2008

Site chinês de buscas quer superar Google e Yahoo no Japão

Mais um negócio movidos a bites é uma empresa de buscas via Internet da China, o Baidu.com, planeja superar o Google e o Yahoo Japan com seu serviço de pesquisa local no Japão, afirmaram seus executivos nesta quarta-feira.
O Baidu, que detém cerca de 70 por cento deste mercado na China, reformulou sua página principal (www.baidu.jp) e expandiu seus serviços em japonês para incluir buscas por blogs, com o intuito de penetrar mais na segunda maior economia do mundo.A empresa acredita que num mercado no qual Yahoo e o Google juntos dominam de 80 a 90 por cento do setor, pode demorar um pouco.

Por Manuela Correa

1 de fevereiro de 2008

A opção do Google

Essa opção do Google pode causar algum desconforto nos jornalistas acostumados a um tratamento diferenciado nas empresas, mas é uma tendência inevitável no mundo da fragmentação da comunicação, a nanomídia. As empresas precisam ampliar o seu espectro de comunicação. A velha mídia já não é mais suficiente para atender essa atual exigência do mundo corporativo. "No atual desenho da mídia todas as opções devem ser consideradas", afirma o presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), José Luiz Schiavoni. "Algumas agências já incluíram na sua estratégia esse relacionamento com os blogs, e quem ainda não fez receberá em breve uma demanda do cliente." As maiores agências de comunicação brasileiras, incluindo as grandes marcas internacionais com operação por aqui, tentam de alguma maneira se ajustar aos novos tempos. Algumas estão bem próximas da virada. Outras permanecem tão perdidas quanto os clientes que deveriam socorrer. "É preciso ter cuidado porque blogueiro não é jornalista, e se a empresa espera dos blogs um comportamento igual ao do jornalismo tradicional isso pode acabar sendo uma armadilha", afirma Thiane Loureiro, gerente corporativa e digital da Edelman Brasil, que faz parte da rede de uma das maiores agências de comunicação do planeta. Esse enredo fica completo com a avaliação dos blogueiros. "Jornalismo e blogs são coisas distintas, que precisam ser entendidas assim, como coisas distintas", afirma Wagner Fontoura, editor-chefe do blog coletivo Nossa Via. Mesmo assim, o Google Brasil saiu na frente.

Novo status para os blogueiros

Os blogueiros nacionais ganharam um novo status dentro da estratégia de comunicação da subsidiária do Google no Brasil. O diretor de comunicação da companhia, Carlos Ximenes, tomou uma decisão arrojada. Desde o final do ano passado, os blogueiros têm o mesmo status de tratamento dispensado aos jornalistas. Na prática significa que o Google Brasil equipara em prestígio as duas categorias. A assessoria do Google foi orientada a abrir um canal de comunicação regular e consistente com os blogs mais relevantes do País. "Nossa linha de corte é a qualidade do conteúdo", afirma Ximenes, que antes de ocupar a atual posição esteve à frente da comunicação de empresas como Nokia, Microsoft e Nestlé. "A questão da audiência do blog é algo que neste momento está em segundo plano. Nosso foco é na qualidade." Seguindo essa linha de raciocínio, Ximenes já abriu a agenda do presidente do Google Brasil, Alexandre Hohagen, para uma entrevista com a blogueira Bia Kunze, do Garota sem fio. O próprio diretor de comunicação dedica alguns minutos por dia para responder pessoalmente a demanda de alguns blogueiros e todos os press releases (notícias oficiais da empresa) são enviados para uma base formada por jornalistas dos maiores veículos de comunicação e blogueiros de várias partes do Brasil.

30 de janeiro de 2008

Bem-vindo ao nosso clube

A comunidade brasileira de nanomídia ganhou um novo integrante. O blog nanomídia.wordpress.com foi lançado há alguns dias e vem se juntar a bandeira levantada nos últimos meses pelo Acheme7: a fragmentação da mídia e o crescimento do contéudo gerado pelo consumidor. O termo nanomídia faz parte do vocabulário da Acheme7 e já ganhou até um verbete na Wikipedia. Então, nossas felicitações ao novo blog. Bem-vindo ao nosso clube.

29 de janeiro de 2008

O divórcio entre o consumidor e as marcas

O Youtube é o melhor local para encontrar vídeos relevantes sobre o fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor. Numa dessas pesquisas sobre nanomídia é possível encontrar uma pérola sobre o divórcio entre o consumidor e as marcas. Infelizmente, o vídeo está em inglês, mas é possível entender facilmente o conceito embutido nele. Não à toa grandes marcas do capitalismo mundial, como Coca-Cola, o catchup Heinz, Microsoft e IBM tentam entender o que está acontecendo no coração do novo consumidor.


O conselho

A nanomídia nunca esteve tão forte. Um dos melhores rankings de empresas dos Estados Unidos é produzido pela revista americana de negócios Fortune que anualmente traz a lista das 500 maiores companhias do País. O trabalho é minucioso e bem elaborado. Há vários subprodutos dessa pesquisa e um deles se refere ao mundo dos blogs corporativos, o conteúdo gerado pelas grandes corporações. A Fortune foi pesquisar e descobriu no seu último levantamento em setembro do ano passado que 9,2% já tinham blogs abertos para o público. Eram 46 marcas, entre elas as mesmas que em dezembro passado resolveram entrar mais firme nesse novo mundo de relacionamento com os consumidores em todo o mundo. Quem ainda duvida do interesse das corporações em relação ao mundo dos blogs é obrigatório acessar o endereço www.blogcouncil.org. É lá que companhias como a Cisco, Coca-Cola, Dell, GM, Microsoft, Nokia e SAP resolveram se reunir para discutir as melhores práticas, conceitos e até modelos para um blog corporativo. São 12 associados que já realizaram uma primeira conferência, há uma semana, em Orlando, nos Estados Unidos, com a intenção de organizar o pensamento e definir estratégias para 2008. "É uma viagem em volta para as grandes empresas", afirma Aloisio Sotero, consultor associado de BITES e que nos últimos sete anos tem se especializado no desenvolvimento de blogs corporativos. "O movimento das corporações em direção à mídia social mostra que os blogs estão saindo da sua infância e entrando na juventude." O Blog Council é apenas o primeiro lance em escala global. "Nosso desafio é falar para a corporação de maneira mais flexível em relação à linguagem corporativa", afirma Andy Sernovitz, CEO do Blog Council. "Precisamos aprender as melhores práticas para fazer em real-time." Na sua proposta inicial, o Blog Council terá no seu quadro de associados apenas grandes marcas mundiais e alguns blogs não-corporativos convidados, lançou uma espécie de manifesto. São cinco pontos fundamentais:





► Como marcas globais podem gerenciar blogs em mais de uma língua?


► O que deve ser feito numa grande corporação quando uma significativa parcela dos empregados tem seus diários pessoais?


► Qual o papel de uma marca diante do fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor?


► Qual a postura correta para envolver e responder a blogueiros que falam sobre uma companhia?

28 de janeiro de 2008

Mobile Marketing

Redes sociais dominarão o crescente mercado de MUGC (Mobile User Generated Content, ou Conteúdo de Celular Gerado por Usuários)

Mundialmente as receitas referentes a redes sociais, serviços de encontro e disponibilização de conteúdo pessoal passarão de US$ 512 milhões para 5,7 bilhões até 2012, sendo 50% desta receita referente aos serviços de redes sociais móveis.

Especialistas acreditam que apesar das redes sociais serem ainda embrionárias neste mercado, o crescimento exponencial destas aplicações vem sido constatadas pelas operadoras de celular. Em muitos casos a adesão as redes vem de forma viral. O grande desafio das operadoras é gerar receitas a partir deste interesse.

Um ponto importante para valorizar e manter esse crescimento em médio prazo é a criação de pacotes para uso de internet rápida em celular. Com o crescimento do uso do MUGC, em mercados mais avançados, a tendência é que os usuários substituam o uso do PC pelo celular para o envio de seu conteúdo.

Outros pontos destacados são:
- O número de usuários de redes sociais móveis deve passar de 14 milhões em 2007 para 600 milhões em 2012;
- Serviço de encontros (Mobile Dating) e Chat são responsáveis por 57% das Receitas MUGC em 2007. Espera-se que esse percentual caia para 21% em 2012 com o crescimento do uso de outras aplicações;
- O volume de download de conteúdos pessoais como o SeeMeTV, que deve ter 200 milhões de downloads em 2007, deverá crescer para 9 bilhões em 2012;
- Empresas que não possuem acordos específicos/exclusivos com operadores devem utilizar serviços gratuitos, ou modelo de negócios baseado em publicidade para ganhar visibilidade e market-share;
- O custo de tráfego de dados continua sendo uma barreira para a adoção massiva do serviço.

27 de janeiro de 2008

Orkut terá widgets em fevereiro

Como era de se esperar, o Orkut será integrado à ferramenta OpenSource já no mês que vem. A novidade foi anunciada pela divisão brasileira do Google. A integração está em fase de testes e, ao ser lançada oficialmente na rede social, permitirá que o Orkut esteja aberto para receber widgets desenvolvidos por terceiros.

Esta inovação fará a rede social do Google ficar em pé de igualdade com as rivais Facebook e MySpace, que já são abertas e oferecem aplicativos para seus usuários.