Redes sociais dominarão o crescente mercado de MUGC (Mobile User Generated Content, ou Conteúdo de Celular Gerado por Usuários)
Mundialmente as receitas referentes a redes sociais, serviços de encontro e disponibilização de conteúdo pessoal passarão de US$ 512 milhões para 5,7 bilhões até 2012, sendo 50% desta receita referente aos serviços de redes sociais móveis.
Especialistas acreditam que apesar das redes sociais serem ainda embrionárias neste mercado, o crescimento exponencial destas aplicações vem sido constatadas pelas operadoras de celular. Em muitos casos a adesão as redes vem de forma viral. O grande desafio das operadoras é gerar receitas a partir deste interesse.
Um ponto importante para valorizar e manter esse crescimento em médio prazo é a criação de pacotes para uso de internet rápida em celular. Com o crescimento do uso do MUGC, em mercados mais avançados, a tendência é que os usuários substituam o uso do PC pelo celular para o envio de seu conteúdo.
Outros pontos destacados são:
- O número de usuários de redes sociais móveis deve passar de 14 milhões em 2007 para 600 milhões em 2012;
- Serviço de encontros (Mobile Dating) e Chat são responsáveis por 57% das Receitas MUGC em 2007. Espera-se que esse percentual caia para 21% em 2012 com o crescimento do uso de outras aplicações;
- O volume de download de conteúdos pessoais como o SeeMeTV, que deve ter 200 milhões de downloads em 2007, deverá crescer para 9 bilhões em 2012;
- Empresas que não possuem acordos específicos/exclusivos com operadores devem utilizar serviços gratuitos, ou modelo de negócios baseado em publicidade para ganhar visibilidade e market-share;
- O custo de tráfego de dados continua sendo uma barreira para a adoção massiva do serviço.
28 de janeiro de 2008
Mobile Marketing
Postador Manuela Corrêa em 10:14
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário