29 de janeiro de 2008

O conselho

A nanomídia nunca esteve tão forte. Um dos melhores rankings de empresas dos Estados Unidos é produzido pela revista americana de negócios Fortune que anualmente traz a lista das 500 maiores companhias do País. O trabalho é minucioso e bem elaborado. Há vários subprodutos dessa pesquisa e um deles se refere ao mundo dos blogs corporativos, o conteúdo gerado pelas grandes corporações. A Fortune foi pesquisar e descobriu no seu último levantamento em setembro do ano passado que 9,2% já tinham blogs abertos para o público. Eram 46 marcas, entre elas as mesmas que em dezembro passado resolveram entrar mais firme nesse novo mundo de relacionamento com os consumidores em todo o mundo. Quem ainda duvida do interesse das corporações em relação ao mundo dos blogs é obrigatório acessar o endereço www.blogcouncil.org. É lá que companhias como a Cisco, Coca-Cola, Dell, GM, Microsoft, Nokia e SAP resolveram se reunir para discutir as melhores práticas, conceitos e até modelos para um blog corporativo. São 12 associados que já realizaram uma primeira conferência, há uma semana, em Orlando, nos Estados Unidos, com a intenção de organizar o pensamento e definir estratégias para 2008. "É uma viagem em volta para as grandes empresas", afirma Aloisio Sotero, consultor associado de BITES e que nos últimos sete anos tem se especializado no desenvolvimento de blogs corporativos. "O movimento das corporações em direção à mídia social mostra que os blogs estão saindo da sua infância e entrando na juventude." O Blog Council é apenas o primeiro lance em escala global. "Nosso desafio é falar para a corporação de maneira mais flexível em relação à linguagem corporativa", afirma Andy Sernovitz, CEO do Blog Council. "Precisamos aprender as melhores práticas para fazer em real-time." Na sua proposta inicial, o Blog Council terá no seu quadro de associados apenas grandes marcas mundiais e alguns blogs não-corporativos convidados, lançou uma espécie de manifesto. São cinco pontos fundamentais:





► Como marcas globais podem gerenciar blogs em mais de uma língua?


► O que deve ser feito numa grande corporação quando uma significativa parcela dos empregados tem seus diários pessoais?


► Qual o papel de uma marca diante do fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor?


► Qual a postura correta para envolver e responder a blogueiros que falam sobre uma companhia?

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