7 de julho de 2007

Manoel Fernandes

Sou do tempo que entender de Basic e Cobol causava boa impressão em rodas de gente inteligente. Do tempo onde comprar um computador era tão importante quanto um carro. Do tempo dos modens de 56 kbps e da conexão dial-up. Do tempo onde a internet era o futuro. Um tempo muito próximo, mas o suficiente para me tornar um veterano desse negócio.

Tecnologia e jornalismo sempre estiveram em meu DNA. Aos 38 anos já tenho 18 como jornalista. Comecei como repórter da Folha de Pernambuco, depois do Diario de Pernambuco. Ainda em Recife fui para sucursal da Veja, depois me mandaram chefiar o escritório da revista em Salvador e fiz parte da equipe da Veja no Rio de Janeiro. Já em São Paulo entrei firme nesse negócio que alguns chamavam Nova Economia e ainda na Veja fui colunista da seção Hipertexto. Foram oito anos na Veja.

Em 2000 fui para a Forbes Brasil. Em seguida achei que deveria estudar no exterior. Fui para Londres e na volta olhei ao redor e encontrei espaço na Istoé Dinheiro e coordenei a editoria de E-Commerce. Por último estava como como diretor de redação da Revista Nacional de Telecomunicações (RNT).

Por onde passei sempre achei chato falar de tecnologia apenas para quem entendia de tecnologia. Minha pretensão era escrever de maneira clara, objetiva e com alguma profundidade para os homens de negócio. Diante dessa situação lancei em 2002 a primeira publicação digital diária de negócios e tecnologia do País, BITES.

Comecei com 500 assinantes na minha rede e hoje tenho 20 000. Nunca quis concorrer com o noticiário tradicional de tecnologia. Sempre busquei o fato relevante para o negócio do meu leitor. Essa intenção sempre esteve empacotada como uma notícia exclusiva ou uma leitura diferenciada de um fato.

No início do ano transformei BITES numa revista mensal em papel com 20 000 exemplares e me tornei publisher da revista. Nessa minha jornada vi uma mutação dos leitores de jornais, revistas e consumidores de mídia eletrônica. Todos se transformaram em senhores de seu tempo e do seu conteúdo. Essa é nova estrada por qual irei viajar nos próximos tempos.

Nenhum comentário: