15 de dezembro de 2007

Netnografia ajuda a protejer sua Marca

A Netnografia já faz parte do mundo corporativo. A idéia é mapear as escolhas e os hábitos daqueles que consomem e vivem na web
Uma especulação aqui, uma fofoca ali, e lá se vai a reputação e imagem de uma empresa por água abaixo. De olho no vaivém de informações que transitam pela internet, as empresas estão jogando as suas fichas num novo modelo de análise de informações que circulam nas comunidades virtuais. A idéia é monitorar tudo o que se comenta a respeito de uma marca ou produto no mundo virtual, descobrir detalhes sobre desejos e necessidades do consumidor e, com isso, traçar planos eficientes para ganhar o cliente. Batizado de netnografia, esse novo modelo de pesquisa caiu no gosto das companhias e já chegou ao Brasil. Grandes empresas como IBM, Microsoft e General Motors vasculham a web com freqüência para saber se estão fazendo a coisa certa. “Estamos só no início desse processo. Para mim, não há dúvidas de que os consumidores estão usando os meios virtuais para ficarem cada vez mais críticos e inteligentes, e é preciso entender que esse canal de comunicação é riquíssimo como fonte de dados”, disse, em entrevista à Revista BITES, Robert Kozinets, professor norte-americano de Marketing da Universidade de York, na Inglaterra, e inventor do termo “netnografia”.
Amplamente estudada nos EUA, essa nova maneira de se investigar o que anda pela cabeça do consumidor ganhou força a partir do final dos anos 90, quando Kozinets cunhou o termo em um estudo a respeito do consumo e a internet. Ja publicamos no Acheme7 cinquenta e oito post sobre este tema.

Cuidado 95% dos e-mails Recebidos são Spam

O conteúdo gerado pelo consumidor aumentou tanto nesses últimos anos que resultou no aumento significativo dos spams.
Pesquisa analisou 1 bilhão de mensagens enviadas por dia a empresas. Cerca de 13% dos entrevistados recebem mais de 50 spams por dia.
Os e-mails não-solicitados, também conhecidos como spam, responderam em 2007 por até 95% de todas as mensagens eletrônicas enviadas a funcionários de empresas, segundo um estudo publicado da companhia Barracuda Networks. De acordo com a pesquisa, divulgada pelo site de tecnologia “Cnet”, em 2001 os spams eram apenas 5% do total. O estudo tem como base a análise de mais de 1 bilhão de e-mails recebidos diariamente por cerca de 50 mil empresas que são clientes da Barracuda Networks em todo o mundo. Em 2007, a porcentagem de spams ficou entre 90% e 95%, contra 85% e 90% no ano anterior. Cerca de 50% dos funcionários das empresas que participaram do estudo afirmam receber cinco ou menos spams diariamente. Por volta de 65% recebem menos de 10 spams por dia, enquanto 13% disseram ser “soterrados” por 50 ou mais dessas mensagens em um dia. De acordo com o estudo, as técnicas utilizadas pelos spammers estão cada vez mais sofisticadas e, com cada vez mais freqüência, eles utilizam anexos em suas mensagens. Além de divulgar produtos e serviços, os spams são utilizados por golpistas em um golpe bastante difundido chamado phishing scam. Com ele, os piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações.

14 de dezembro de 2007

O dicionário do SMS

Os ingleses são os maiores produtores de contéudo pelo celular, especialmente mensagens de texto. Quem vai a Londres tem a oportunidade de observar nas ruas ou em qualquer transporte público o uso intensivo do celular para mandar mensagens e raramente falar. É a mais pura nanomídia ao alcance de nanopublishers e seus celulares. Para quem se interessar em, saber os códigos de comunicação dessa audiência vale a pema acessar o site http://www.smsdictionary.co.uk/abbreviations

Sua empresa está no Cluetrain?

Através da Internet, pessoas estão descobrindo e inventando novas maneiras de compartilhar rapidamente conhecimento relevante. Como resultado direto, mercados estão ficando mais espertos—e mais ágeis que a maioria das empresas. Por que mercados são conversas, são recomendações, são pessoas. Não existem dúvidas de que uma poderosa conversação global começou, através de conteúdos gerados pelos consumidores, marketing de recomendação, nanomídia, blogs, redes sociais e fotologs. Esta é provocante mensagem do Manifesto do Cluetrain , o famoso trem das evidências. A questão central é a seguinte a sua empresa está pronta para este presente e preparada para este novo futuro do Cluetrain?

Criam-se novos mercados movidos a bites. São quase 100 milhões de blogs no mundo, os grandes players deste mercado mercado mercado movidos a Bites estão de olho nestas evidências do mundo da comunicação digital : Google tem Orkut, You Tube, News Corp do Murdoch compra e My Space, Facebook tem participação da Microsoft e o Flick pertence ao Yahoo o eBay com o Skype.

13 de dezembro de 2007

A hospedagem da nanomídia

O mercado de hospedagem de sites e serviços de internet cresce no Brasil e no mundo por vários fatores. Um deles está relacionado diretamente à nanomídia, que se apresenta na forma de blogs, podcasts e vídeos na web. Qualquer pessoa se transformou em um gerador de conteúdo, um nanopublisher , que necessita ser arquivado em algum lugar. Esse setor registra um crescimento anual de 25% por ano. É por isso que o Universo Online resolveu apostar alto numa guerra contra a líder desse mercado no País, a LocalWeb. Leia mais na edição de hoje de BITES.

12 de dezembro de 2007

O sentimento dos blogs

Existem três tipos de empresas no mundo atual. Aquelas que ignoram a revolução da economia digital e estão de costas para esse fenômeno. As que ainda têm medo das mudanças provocadas pelo conteúdo gerado pelo seus consumidores; e aquelas que ainda não entederam direito o que está acontecendo, mas querem navegar no mundo da netnografia. Esse terceiro de grupo de companhias pode ser o futuro do capitalismo. São elas que irão se aproveitar de produtos como este lançado pela empresa inglesa Sentiment Metrics. Por 159 libras por mês é possível fazer uma análise de sentimento nas redes sociais e blogs sobre a marca da empresa. É possível dessa forma, após um período de 14 dias gratuitos, sentir o pulso dessa nanomídia e o que falam os nanopublishers.

11 de dezembro de 2007

Os nanoveículos que vão mudar o seu negócio

Há poucos anos atrás, os departamentos de marketing das empresas não se preocupavam com o que falavam sobre elas nos blogs, fóruns de discussão e outras redes sociais. O número de pessoas impactadas por estes veículos parecia pequeno, insuficiente para interferir em suas reputações. Hoje, este cenário evoluiu e posso citar um caso nada exemplar de conteúdos gerados pelos consumidores que impactaram na reputação de uma marca: Em 2005, Mark Russinovich veiculou em seu blog um post intitulado "Sony, Rootkits and Digital Right Management" no qual denunciava características do software usado pela Sony BMG em seus CDs para gerenciar permissões das músicas compradas. O software não era tão seguro quanto deveria e permitia a invasão de maliciosos como cavalos de tróia ou outros vírus no comptador de quem fizesse a sua instalação. Além disso,não havia o recurso de desinstalar a versão. A reação a este post foi imediata: centenas de comentários e críticas a BMG foram postadas no blog de Russinovich. Fóruns como o Slashdot borbulhavam com o assunto.Logo, repórteres de editorias online noticiaram o fato. Ninguém da Sony participou de nenhuma discussão online, mas um de seus executivos resolveu falar sobre o assunto em uma rádio. Isso mesmo que você leu: Rádio. Enquanto isso, o debate online se intensificava e finalmente, um mês depois, a Sony soltou um comunicado oferecendo a troca do software aos seus "valiosos clientes". Mas a situaçao se complicou, pois a Sony foi processada nos Estados do Texas, California e Nova Iorque. Se tivesse monitorado a questão desde o início, respondido a tempo os questionamentos de seus clientes e se prontificado a reconhecer um erro e resolver o problema, o caso da Gravadora poderia ter tido uma repercursão infinitamente menor.Para citar também um bom exemplo, a empresa BH Photo participa ativamente de blogs e fóruns, responde a críticas, tira dúvidas sobre produtos, ouve seus clientes e recebe elogios. Vou detalhar este exemplo em um próximo post. A postura ideal que deve ser adotada hoje é o monitoramento constante. Esclarecer todas a críticas e dúvidas, tomar atitudes em relação a elas e fazer com que os geradores de conteúdo saibam que as atitudes estão sendo tomadas. Algumas vezes, produtos podem ser melhorados ou retirados de linha sem ao menos precisar investir em pesquisas de mercado, grupos focais, etc. Participar ativamente de blogs e fóruns pode ser decisivo para manter e melhorar cada vez mais a reputação de sua marca. Ignorá-los já deixou de ser uma opção há muito tempo.

Redes sociais para crianças

È verdade, para aumentar a segurança dos pequenos internautas, as redes sociais para crianças a partir dos seis anos, como o Club Penguin, prometem criar salas de bate-papo seguras em um "ambiente moderado".
Filtros, fiscalização permanente e até mesmo o uso de impressões digitais estão entre os instrumentos de segurança de sites infantis, afirma a agência de notícias Reuters.
O Club Penguin, que desfruta entre os pré-adolescentes norte-americanos de status semelhante ao que o Orkut entre os jovens brasileiros, utiliza filtros de conversação que incluem bloqueios ao uso de linguagem imprópria. Também há um recurso de segurança conhecido como "chat de proteção completa", no qual só sentenças pré-aprovadas podem ser utilizadas em conversas.

Essa foi ótima, pelo menos é uma segurança para os pequenos internautas

10 de dezembro de 2007

Magazine Luiza na Nanomídia do You Tube

O Google mais uma vez surpreende. A idéia agora é monetizar o Youtube, sua mais nova rede social. Um belo indício de que os conteúdos gerados pelos consumidores geram cada vez mais oportunidades para as empresas e criamum novo negocio da nanomídia.

Veja a reportagem veiculada no G1 na última semana.

Um ano depois de ter comprado o site o YouTube por US$ 1,65 bilhão, o Google dá o primeiro passo para explorar comercialmente o site de compartilhamento de vídeos no Brasil. Na terça-feira (4), o maior site de buscas do mundo e o Magazine Luiza, a terceira maior rede varejista de eletroeletrônicos do país, fecharam uma parceria que prevê até um canal exclusivo para a loja dentro do YouTube.

Segundo o diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, Frederico Trajano, a companhia investiu R$ 1,5 milhão no projeto. “A remuneração do Google virá das campanhas com links patrocinados do Magazine Luiza.”

O executivo destacou que vai ampliar os gastos de propaganda na internet de R$ 9 milhões, em 2007, para R$ 14 milhões, em 2008. Desse total, 50% dos recursos serão destinados para sites de busca.

Primeira na América Latina
A tecnologia de armazenamento e transmissão dos filmes será feita pelo YouTube. "Essa é a primeira parceria do YouTube com o comércio eletrônico na América Latina”, afirmou o diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen.

Nos Estados Unidos, a companhia fez um acordo semelhante com a varejista Target Direct. O executivo não revelou se negocia contratos parecidos com outros sites de comércio eletrônico, mas destacou que não há exclusividade nesse acordo.
Segundo Trajano, 58 vídeos já estão no site da companhia. Até dezembro, serão 120, e a perspectiva é ter 500 filmes na internet no fim do ano que vem.

Os filmes, produzidos pela própria rede varejista, têm como protagonista a personagem tia Luiza, que explica com simplicidade o funcionamento dos produtos - como já ocorria antes no site, mas de forma estática, por meio de texto.

9 de dezembro de 2007

O Publisher de Nanomídia

Acheme7 tem um objetivo : promover a revolução da Nanomídia. Queremos levar as empresas a operarem dentro de margens de segurança conhecidas neste novo mundo de fragmentação de mídia. Ou que podemos definir como fragmentação de veículos de mídia. Como essa estratégia será colocada em prática? Com o auxílio de produtos e serviços inovadores de publish que permitam o contato direto com seus clientes, que geram conteúdos pessoalmente ou via suas empresas (B2B). Queremos captar este novo comportamento das pessoas no mundo da web através da Netnografia.

A nossa principal ferramenta de mídia será a Internet que possibilitará a transmissão de conteúdos por meio dos sites, blogs, e-books, podcasts, videocasts e fotos. Neste sentido pensamos com publisher de nanomídia e de blogs. A nossa tarefa é publicar post em blogs e sites dos nossos clientes, publicar comentários em blogs corporativos, jornalísticos, políticos, temáticos e profissionais. Esta é a tarefa de um publisher de nanomídia levar as idéias e comentários dos seus clientes aos nanoveículos de mídia que se mutiplicam na Internet. Este é um novo modelo de news release movidos a Bites. Em vez de preparar release para jornalistas de midía de massa vamos direto ao seus blogs ou a blogs que permitam um contato direto com os leitores. Os números de mundo dos blogs são fascinantes : 57 milhões de blogs, 100 mil novos blogs por dia, 54000 posts por hora, 1,3 milhões de posts por dia, 55% dos blogs estão ativos, a blogosfera se duplica em 230 dias .

O objetivo é colocar a sua empresa para conversar no
mundo da blogosfera , este é a propósito da Acheme7 NewsRelease. Buscamos também interagir e participar de chats, foruns, post e comentários em blogs. Já realizamos de forma exitosa os nossos Cafés com Blog e agora estamos estruturando os encontros de executivos com Blogs. O nosso trabalho está voltado para atuar no mundo "webcêntrico", movido a bites de conteúdos gerados por consumidores e empresas. O nosso modelo de publicação na Internet não tem nada a haver com publicidade on-line, promoção ou links patrocinados nos buscadores tem haver com produzir conteúdos quando e onde for necessário para esclarecer, explicar e informar os interessados em cada nível de stakeholders. Um publisher de nanomídia , um nanopublisher , começa com um estratégia de conteúdo e com definição de suas palavras chaves de comunicação para cada publico.Como posso chegar ao meus leitores via mecanismos de busca, blogs,sites, e-books, foruns, e-mail.