Gostaria de reforçar o conceito de nanomídia. Trata-se de uma consequência da fragmentação dos conteúdos movidos pela força da digitalização. Cunhamos o termo nanomídia para expressar pequenos fragmentos de mi dia onde ocorrem as veiculações de conteúdos gerados por consumidores, profissionais ou pessoas de uma maneira geral no ambiente da web.
A expressão nano tornou-se lugar comum para designar pequeno , pequenas partes , fragmentos ,popularizou-se com o ipod Nano , nanomoléculas , nanocosméticos, nanociência e recentemente nanomarketing. Ja existe uma lista exaustiva de dominios na internet com o prefixo nano.
Este novo campo em breve fará parte dos estudos de netnografia e conteúdos gerados por usuários e consumidores.
Sempre é bom falar do óbvio , porque ele nos leva as armadilhas do arrependimento " por que não pensei nisso antes " . Muitas vezes a confusão de conceitos entre midia e veiculo. , pode gerar as armadilhas do óbvio .
Para os profissionais de propaganda essa distinção é clara . No entanto gostaria de destacar e sublinhar estes conceitos , para torna-los mais claros para os não profissionais da área : Midia são os métodos gerais de comunicação que podem transmitir mensagens ; radio, televisão,revistas,jornais,Internet, balões, carrinhos, outdoor, chão de lojas , carros, barcos, uniforme , roupas, celulares, e ate pessoas ou seja literalmente qualquer ambiente na qual uma mensagem possa ser transmitida.
Veículos são os programas específicos ou os ambientes onde as mensagens são colocadas. Assim a internet é um meio , mas o blog um veiculo. Os meios transportam os conteúdos colocados. O meio internet tem "n" dimensões para se criar veículos. As revistas e jornais tem limitações de espaços , a TV e Radio tem limita coes de tempo.Assim , por exemplo , a TV eh uma midia especifica e as Novelas, os Jornais, os Seriados , os Filmes são veículos para colocação dos anúncios. As Revistas Bites , PC Magazine , Veja , Isto Eh , são veículos. Os portais de internet são veículos .Qual midia tem o melhor desempenho ? Qual midia é a melhor ? Na minha visão depende dos objetivos de cada anunciante.
Ai surge a questão trata-se de nanomídia ou nanoveículos. Os blogs me parecem são veículos da mídia internet ,portanto a fragmentação é de veiculos e não de mídia. Para ser rigoroso me parece que existem nanoveículos de midia. No mundo impresso existem tambem nanorevistas que são as revistas customizadas e revistas de marcas de produtos.
Creio também que surge o mercado de publiser de nanoveículos , editores e redadores na nanomídia.
Por isso acreditamos que os consumidores geram conteúdos para diversas midias , um caso bastante interessante sãoas resenhas de leitores para jornais de consumidores sobre produtos utlizados agora tão comuns em como Amazon, Submarino e recentemente o site sobre resenha de amantes de musica e DVD . Cria-se também um novo campo profissional ; marketing de recomendação.
O Spout eh um site onde os participantes escrevem resenhas , fazem listas e discutem filmes. Recomendo visitar o http://www.spout.com/
8 de dezembro de 2007
A nova mídia em nanoveículos
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 10:42
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Nanomídia, Netnografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário