14 de agosto de 2008

Kassab e os blogs

Candidato à reeleição, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) experimentou uma nova sensação como político na tarde desta quinta-feira, dia 14. Diante de 16 blogueiros que juntos representam uma audiência de cerca de 6 milhões de visitantes mensais, o candidato do DEM passou uma hora conversando sobre um tema, que a cada dia se torna mais recorrente: como a administração pública de uma cidade, estado ou mesmo país pode utilizar as redes digitais de relacionamento para estreitar a comunicação com os cidadãos. "A internet é um instrumentos eficaz para conversar com um maior número de pessoas de maneira mais organizada", afirmou o prefeito. "Esse nosso encontro aqui prova que cada um vocês é uma propagador natural de informação e não podemos mais ignorar essa realidade." Organizado pela revista BITES, o objetivo do encontro é colocar na agenda dos candidatos a prefeito de São Paulo o tema das mídias sociais como canal de interação entre a máquina pública e os contribuintes.

Kassab trouxe para a discussão alguns números relevantes que atraíram a atenção dos presentes. O prefeito citou, por exemplo, o sucesso dos telecentros de acesso gratuito à internet. Nas 300 unidades em operação já passaram mais de 1 milhão de pessoas e a demanda existente cresce a cada dia de uso pelos paulistanos, em especial os moradores da periferia. "A demanda hoje é por mais 600 telecentros e vamos construí-los na medida do possível", afirmou o prefeito. Ele também anunciou sua intenção de colocar à disposição da fiscalização da população por meio da internet 50% do orçamento da cidade. O primeiro passo será o lançamento nos próximos dias de um portal de educação no qual será possível consultar todos os gastos na área. A etapa seguinte envolverá o setor de saúde do município. "O mundo mudou e as pessoas querem acompanhar de perto o trabalho de quem elegeram", disse o candidato.

Sobre a campanha eleitoral, Kassab conta que vai ampliar os recursos utilizados em seu site para mostrar seu programa de governo. No site de campanha há um blog, que ainda não permite a inserção de comentários feitos pelos leitores, além de vídeos filmados durante suas visitas aos diversos bairros de São Paulo. Segundo o candidato, seria um grande erro desprezar as novas mídias durante uma campanha eleitoral. Os convidados perguntaram ao prefeito sobre a necessidade de levar à população informações de serviços que podem ser feitos via internet e como usá-los. "Nesse ponto a política de comunicação digital da prefeitura deveria ser descentralizada para garantir mais agilidade nas respostas à população", afirmou Edney de Souza, editor da rede Interney.net, que hoje é uma das maiores do Brasil com uma audiência de 4 milhões de visitantes mensais. "Após essa conversa houve um salto qualitativo na visão da prefeitura em relação às mídias sociais", explicou Vagner Fontoura, diretor da Riot, empresa de publicidade em blogs e comunidades on-line.