1 de dezembro de 2007

Google monta 'exército' para brigar com Facebook

O Google e algumas das redes sociais mais populares da internet se juntaram para enfrentar seu mais novo concorrente de peso: o Facebook. Na quinta-feira (1), informa o jornal “The New York Times”, uma aliança feita entre diversas companhias dará início a um processo de padronização que permitirá aos desenvolvedores de softwares criar programas compatíveis com o Orkut (do Google), o LinkedIn, o hi5, o Friendster, o Plaxo e o Ning, entre outras redes sociais. Essa plataforma comum será chamada de OpenSocial.

A estratégia, diz a publicação, tem como foco a concorrência com o Facebook. Essa rede social, que na semana passada teve 1,6% comprada pela gigante Microsoft, já permite que desenvolvedores criem aplicativos para o serviço – atualmente são mais de sete mil deles, adotados por grande parte dos cerca de 50 milhões de usuários. Com essas ferramentas, também chamadas de "widgets", o internauta pode divulgar para onde já viajou, as línguas que fala, colocar papéis de parede personalizados, informar o livro que está lendo e criar sua árvore genealógica, por exemplo.

“A aliança vai promover essa possibilidade já existente no Facebook, que aceita programas desenvolvidos por qualquer pessoa”, afirmou ao “NYT” uma pessoa ligada a essa nova aliança, que não quis se identificar. “Essa é uma alternativa aberta ao Facebook”, continuou. Além das redes sociais, a aliança inclui desenvolvedores de softwares como a Salesforce e a Oracle.

Clique aqui e leia a materia completa publicada no G1.

30 de novembro de 2007

As novas cores da publicidade

O professor Jeffrey Cole é simples e direto quando o deixam falar sobre o projeto que comanda há seis anos no Centro para o Futuro Digital da University Southern California, nos Estados Unidos. Ele não poupa suas platéias e quando nelas estão publicitários as suas análises causam maior impacto. Cole está no Brasil para participar do Creative Social Meeting, que tem o apoio do MSN Brasil. O encontro serve em parte para os publicitários entenderem melhor o que vai acontecer com o seu negócio nos próximos anos. Hoje à tarde, no prédio da Microsoft, na zona sul de São Paulo, Cole revelou alguns dados da pesquisa que faz em 2.000 residências de 27 países sobre o impacto dos computadores e da internet na vida das pessoas comuns. Ao mostrar gráficos, estatísticas e como o novo consumidor está se comportando dentro do atual modelo publicitário, Cole colocou novas cores nesse mercado. “Efetivamente a internet alterou as estruturas de poder em todo o planeta”, afirmou o professor. Na condição de coordenador do Longitudinal International Study of the Individual and Social Effects of PC/Internet Technology, o pesquisador americano tem autoridade suficiente para dizer algumas verdades. “Haverá uma desconcentração nas áreas de rádios, jornais e revistas com o surgimento de negócios de menor porte e mais pulverizados”, explicou Cole. No caso da televisão, ele tem outra visão e disse que o veículo chegará a lugares que até hoje não conseguiu, como a telefonia celular. Gostando ou não, a platéia de convidados prestou muita atenção nas análises que apontam por um novo modelo de propaganda no futuro breve. O convidado ilustre falou por quase uma hora e logo em seguida começaram os debates Duas visões se destacaram nesse momento. A primeira partiu do presidente da AgênciaClick na América Latina, Pedro Cabral. “Como vamos chegar com as marcas dos nossos clientes para 140 milhões de brasileiros que são ignorados pela publicidade?”, questionou o executivo. Cabral disse que as agências estão acostumadas ao discurso de massa e esquecem a existência de grandes revoluções em andamento no País, como a telefonia celular que ele considera um dos maiores instrumentos de inclusão digital das últimas décadas. “Conectividade é um fator de distribuição de renda e precisamos olhar para esse ponto.” Outra análise interessante partiu do presidente da agência Mattos Grey, Silvio Matos, que criticou seus colegas de mercado que não apostam em novas mídias porque não querem sair da zona de conforto que criaram em torno do seu negócio. “Até hoje as agências se preocuparam em resolver seus problemas. Chegou a hora de pensar nos clientes.”

29 de novembro de 2007

Os Blogs Mexem com a sua Cabeça ?

Chamou-me atenção a entrevista do Agnaldo Silva o autor da Novela "Duas Caras " no Jornal o Globo de hoje (29/11) sobre os impactos do seu Blog na sua vida profissional e pessoal. Um belo case para a Netnografia.Senão vejamos :

a) "senti em mim uma certa tendência a arrogância. O espaço é meu e não tenho que prestar contas a ninguém ". Este é um belo alerta para os blogueiros que confundem um veiculo com um movimento ou uma causa. A blogosfera pode abrir causas mas não é uma causa nem um espaço com donos. Blog é um veiculo de midia digital.

b) "confesso: o blog mexeu muito comigo,assim como os blogs,de um modo geral,mexem com a cabeça daqueles que os acessam" . Comenta Agnaldo Silva "exatamente pela liberdade que ele concede, acho que devo pesar cada palavra que escrevo , do mesmo modo como faço nas novelas". Ai esta a essência de que se torna bloqueiro ,responsabilidade.

c)Este assunto foi tema do nosso Post sobre o Impacto do Blog do Autor na trama da Novela. Vale a pena uma releitura

28 de novembro de 2007

Blog um Novo Veiculo de Midia Digital

Blogs sao conversas com a hiperlinks,um novo negocio movido a Bites. O consultor Marcos Aranha conseguiu repetir hoje pela manhã os bons tempos da primeira grande fase da internet no País. Lá atrás quando montou a empresa O Site, que em 1999 já abria espaço para o conteúdo gerado pelos seus clientes, uma inovação na época, ele despertava sentimentos contraditórios entre os seus pares de mercado em função de uma visão particular do mercado. Como palestrante na segunda edição do Café.com Blog, o evento organizado pela Revista BITES (www.bites.com.br), Aranha manteve a tradição. “É possível manter independência de um blog e ganhar dinheiro ao mesmo tempo?”, questionou o consultor para uma platéia formada por blogueiros da área de publicidade e executivos das principais agências de propaganda do País. “Esse é um paradoxo que vocês (blogueiros) têm de resolver.” Essa foi a segunda palestra do café que reuniu 50 convidados no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.

Na primeira exposição da manhã os blogueiros Gabriel Tonobhom (www.oitopassos.com.br) e Conrado Navarro (www.dinheirama.com.br) falaram porque as empresas devem investir em blogs. “E como viabilizar um blog, agregar valor a ele?”, disse Cynthia de Almeida, diretora da Editora Globo
Às vezes contraditórias, às vezes semelhantes, os posicionamentos dos dois lados contribuíram com a essência do evento: trazer para o mesmo ambiente de negócios o fenômeno dos blogs e executivos de empresas tradicionais. “Precisamos construir pontes e cada lado tem muito a ensinar ao outro”, afirmou René de Paula, da Microsoft Brasil. “Estamos diante da construção de um novo mercado e não de um movimento, como equivocadamente, alguns pensam.” A segunda edição do evento, que é patrocinado pelo provedor iG e tem apoio institucional da Gazeta Mercantil, revelou como alguns blogs querem entender melhor a cabeça dos anunciantes para buscar verbas de publicidade. “Esse é, sem dúvida, um dos principais fóruns que já participei neste ano porque nunca estivemos tão próximos das empresas como agora”, afirmou Wagner Fontoura, do NossaVia (www.nossavia.com.br). Entre os presentes estavam o diretor de Planejamento da McCann Erickson, Brian Crotty; o diretor de marketing do iG, Alex Rocco; o diretor da Nuance, Daniel Barna;a diretora da Editora Globo, Cynthia de Almeida; a gerente de marketing da Visa Brasil, Clarissa Gaiatto; e a diretora de planejamento do Terra, Riza Soares. Pelo lado dos blogueiros havia os que estão no portal NossaVia, o diretor do Interney, Edney Souza, e consultores da BITES, Manoel Netto e Lucia Freitas.

O Café.com Blog terá ainda outras três edições a partir de fevereiro de 2008. Estão previstos encontros nas áreas de finanças, consumo e varejo, e telefonia.

27 de novembro de 2007

O Orkut do Orkut

Cada vez mais os conteúdos gerados pelos consumidores tomam novas formas . Lançado este ano, o site O Curioso é o Orkut do Orkut. Se você achava que a bisbilhotice da vida alheia se limitava a olhar o perfil dos outros, ou procurar o nome pelo Google, se enganou. Os fofoqueiros de plantão já estão anos-luzes na frente com este site. O Curioso lê os scraps das pessoas que você escolhe e mostra quais são os scraps lidos e quais scraps não lidos - tudo por email - sem precisar instalar nada. De hora em hora, o Curioso varre sua lista de adicionados, entra no Orkut™ e grava os scraps novos desde a leitura anterior. Ou seja, se vc deseja monitorar o perfil de alguém, O Curioso faz isso para você, sem custo e com total confidencialidade. Apenas é preciso escolher um nome de usuário, senha e email. Com o exemplo deste site, acredito que o futuro dessas redes sociais é criarem sites que gerenciem essas comunidades ou sites que são um mashup de fotolog+orkut+flickr+my space etc. Cada vez mais, o usuário de Internet se inscreve em diversas redes com propósitos diferentes e fica cada vez mais trabalhoso gerenciar todas ao mesmo tempo. Acredito que as próximas novidades, viram desta fonte. Ou sites gerenciadores. Ou tudo num lugar só. Mas, desde criança, só vi um exemplo de um produto que é tudo ao mesmo tempo dar certo. O i-Phone. Mas isso é assunto para outro post.

Claseo: Mais uma nova Rede Social

77Estou aqui hoje para comentar mais um pouco sobre a nova rede social Claseo que a nossa amiga karine descobriu e que eu achei bem interessante.
A ideia de Claseo surgiu no final de 2006 em Barcelona. A própria empresa foi fundada em Munique, no início de 2007 pelo Wojtek Derejski, Dennis Krings - Ernst, Marc Mielmann e Philipp Rappold. Claseo se trata de uma moda exclusiva e não é acessível ao público de uma forma geral, você precisa ser convidado por um membro da comunidade do Claseo. Depois de ter sido convidada e colocar sua primeira ordem na loja online, você torna - se um membro da comunidade. Você vai receber uma certa quantidade de cartas convite, que pode ser usado para convidar outras pessoas interessantes para Claseo e consequentemente seus novos amigos serão conectados ao seu perfil no portal.
E ainda podemos reencontrar com amigos e conhecer pessoas interessantes. Além disso, os membros da comunidade podem decidir sobre a aparência de cada nova coleção.
Gente, vale a pena conferir!!!!
Até breve.

26 de novembro de 2007

café.com Blog - Publicidade

A Revista Bites (www.bites.com.br) organiza amanhã, em São Paulo, a segunda edição do evento Café.com Blog, que vai colocar frente a frente executivos do mercado publicitário com blogueiros desse setor.

A idéia é abrir um grande debate sobre o papel dos blogs como formadores de opinião e sua contribuição ao mercado corporativo. Este eh um negocio movido a Bites.


O evento será aberto com a palestra “Por que, como e onde investir em blogs”, dos blogueiros Gabriel Tonhobom (www.oitopassos.com.br) e Conrado Navarro (www.dinheirama.com.br). Em seguida será a vez do consultor Marcos Aranha falar sobre “Uma visão corporativa dos blogs.” No total serão cinco edições do evento. A primeira aconteceu dia 06 de novembro e reuniu 20 empresários de tecnologia e blogueiros da área. Os próximos temas serão varejo/consumo, finanças e comunicações (tecnologia e mídia digital). O Café.com Blog é patrocinado pelo iG e tem apoio institucional da Gazeta Mercantil. “O conteúdo gerado pelo consumidor é um fenômeno que a cada dia atrai mais empresas interessadas em entendê-lo e estudá-lo melhor”, afirma Manoel Fernandes (manoelfernandes@bites.com.br), Publisher da Revista Bites.

Convites Exclusivos para Comprar

O desejo dos consumidores por exclusividade não tem limite e a marca de roupas alemã Claseo percebeu este nicho e saiu na frente ao criar sua loja online. Só que, diferente de qualquer e-commerce comum, a Claseo atende somente quem for convidado.

Cada pessoa convidada, tem direto a um número restrito de convites para chamarem amigos para comprarem no site. Ao entrar no site, o convidado digita a numeração de seu convite para começar a comprar. Lançado no ínicio deste ano, a Claseo é a primeira comunidade fechada de compras da internet. Ao efetuar a primeira compra, além de ser creditado um desconto de 10 euros na próxima compra, o associado ganha o direito de entrar na comunidade e de acessar o perfil de outros membros do seleto grupo além de poder usufruir do conteúdo do portal que dita um estilo de vida e confere status aos seus associados. Alinhada as premissas básicas da Web 2.0, a Claseo não poderia ser diferente: submete aos associados modelos de roupas para testar a aprovação, adota dicas de estilo dadas pelos associados além de promover votações para as coleções. A grife tem ares de Lacoste, e cobra 79 euros por uma simples Pólo T- Shirt. Mas, o que a Claseo realmente vende, não é roupa. É capital de relacionamento. Quanto vale poder ter acesso a uma rede d,nee pessoas com alto poder aquisitivo? Conheça o site www.claseo.com

25 de novembro de 2007

Nokia sai na frente com as Redes Sociais

A Nokia vai permitir o acesso a uma rede social a partir de seus celulares N95 e 6110. Para isso, selecionou a aplicação de redes sociais da Finlandesa de celulares Geocentric.

Esta aplicação, chamada Gypsii, combina o acesso móvel à internet com um sistema de GPS. Os usuários poderão enviar vídeos, fotos e som para seus amigos e através do GPS estes amigos saberão aonde os geradores do conteúdo se encontram, além de visualizar e compartilhar lugares visitados.

A Gypsii já roda atualmente em todas as plataformas do windows mobile e permite que os usuários façam upload de imagens, vídeos e áudio gravados em seus celulares.

A inovação da Nokia veio bem a calhar com o crescimento da necessidade de redes sociais baseadas em lugares, por exemplo o Troovy, para conectar pessoas a partir de lugares aonde elas estão ou costumam frequentar.

Tomara que essa moda pegue aqui no Brasil.