28 de novembro de 2007

Blog um Novo Veiculo de Midia Digital

Blogs sao conversas com a hiperlinks,um novo negocio movido a Bites. O consultor Marcos Aranha conseguiu repetir hoje pela manhã os bons tempos da primeira grande fase da internet no País. Lá atrás quando montou a empresa O Site, que em 1999 já abria espaço para o conteúdo gerado pelos seus clientes, uma inovação na época, ele despertava sentimentos contraditórios entre os seus pares de mercado em função de uma visão particular do mercado. Como palestrante na segunda edição do Café.com Blog, o evento organizado pela Revista BITES (www.bites.com.br), Aranha manteve a tradição. “É possível manter independência de um blog e ganhar dinheiro ao mesmo tempo?”, questionou o consultor para uma platéia formada por blogueiros da área de publicidade e executivos das principais agências de propaganda do País. “Esse é um paradoxo que vocês (blogueiros) têm de resolver.” Essa foi a segunda palestra do café que reuniu 50 convidados no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.

Na primeira exposição da manhã os blogueiros Gabriel Tonobhom (www.oitopassos.com.br) e Conrado Navarro (www.dinheirama.com.br) falaram porque as empresas devem investir em blogs. “E como viabilizar um blog, agregar valor a ele?”, disse Cynthia de Almeida, diretora da Editora Globo
Às vezes contraditórias, às vezes semelhantes, os posicionamentos dos dois lados contribuíram com a essência do evento: trazer para o mesmo ambiente de negócios o fenômeno dos blogs e executivos de empresas tradicionais. “Precisamos construir pontes e cada lado tem muito a ensinar ao outro”, afirmou René de Paula, da Microsoft Brasil. “Estamos diante da construção de um novo mercado e não de um movimento, como equivocadamente, alguns pensam.” A segunda edição do evento, que é patrocinado pelo provedor iG e tem apoio institucional da Gazeta Mercantil, revelou como alguns blogs querem entender melhor a cabeça dos anunciantes para buscar verbas de publicidade. “Esse é, sem dúvida, um dos principais fóruns que já participei neste ano porque nunca estivemos tão próximos das empresas como agora”, afirmou Wagner Fontoura, do NossaVia (www.nossavia.com.br). Entre os presentes estavam o diretor de Planejamento da McCann Erickson, Brian Crotty; o diretor de marketing do iG, Alex Rocco; o diretor da Nuance, Daniel Barna;a diretora da Editora Globo, Cynthia de Almeida; a gerente de marketing da Visa Brasil, Clarissa Gaiatto; e a diretora de planejamento do Terra, Riza Soares. Pelo lado dos blogueiros havia os que estão no portal NossaVia, o diretor do Interney, Edney Souza, e consultores da BITES, Manoel Netto e Lucia Freitas.

O Café.com Blog terá ainda outras três edições a partir de fevereiro de 2008. Estão previstos encontros nas áreas de finanças, consumo e varejo, e telefonia.

Nenhum comentário: