Determinar o que seus visitantes esperam do seu site é fator primordial para definição de sua estratégia - veja como:
Para aumentar as chances de conversão de vendas do seu website, é necessário compreender as motivações de cada tipo de visitante. Cada tipo de visita é afetada por uma série de fatores, o que significa que visitantes diferentes são afetados de formas diversas por um mesmo tipo de comunicação.
Geralmente, existem três tipos de visitantes em um site:
Visitantes "surfistas": Este tipo de visitante quer basicamente se divertir e obter informações sem muito compromisso; fortemente motivado pelos elementos de design oferecidos pelo site, este tipo geralmente faz compras por impulso.
Os "pesquisadores": Este tipo de visitante geralmente não faz compras durante a visita ao site - eles apenas querem informações sobre o produto. Alguns deles têm intenção de comprar mais tarde e fazem a pesquisa para ter mais elementos para tomar a decisão de compra. Estes visitantes geralmente têm uma rotina de visitas a sites e freqüentemente os comparam. Eles estão focados em encontrar as informações que precisam e são poucos influenciados por fatores como design - a não ser que a usabilidade do site dificulte o acesso às informações dos produtos nos quais estão interessados. Não fazem compras por impulso.
Os "compradores": São os visitantes que querem realmente fazer uma compra. A maioria destas pessoas se compõem de visitantes regulares do site. Também pessoas que chegam ao site através de buscadores se incluem nesta categoria. Quanto mais caro é um produto, maior é o impacto deste na vida do comprador, e maior é a frequência de visitas. Por exemplo, raramente as pessoas contratam um empréstimo pessoal num site de banco numa primeira visita. Por isso mesmo, muitos dos visitantes que iniciaram na categoria "surfistas" e "pesquisadores" acabam se transformando em "compradores"
Como fazer para potencializar as vendas e transformar surfistas e pesquisadores em compradores?
É preciso entender os fatores que influenciam uma decisão de compra e o relacionamento que leva à decisão positiva. Isso pode ser feito através de um estudo apurado das webmétricas, que analisam a frequência dos visitantes, analisam o "caminho" feito pelo visitante até o site e os pontos críticos que levam uma pessoa a abandonar o carrinho ou efetivar a compra.
Os fatores mais relevantes são os seguintes:
1) Verificar a correlação entre o custo do produto e as taxas associadas à compra, como o frete. Se um visitante tipo "pesquisador" sentir que este é um fator que encarece o produto, isto é um indício de que os índices de conversão de vendas com visitas "ocasionais" podem ser melhorados, se estas taxas forem revistas. Esta percepção inibe as compras por impulso e por isso deve ser revertida.
2) Prestar atenção em fatores que podem estimular a venda por impulso. Efeitos visuais interessantes, boas imagens do produto são fatores que estimulam os "surfistas" a comprar por impulso. Sem falar que estimulam uma recorrência de visitas, o que gera um potencial ainda maior de conversões.
3) Monitorar o pós-venda. Uma boa experiência de compra gera um buzz positivo, por isso prestar atenção nos prazos prometidos de entrega, por exemplo, é imprescindível para estabelecer um relacionamento duradouro com consumidores dispostos a fazer mais compras.
Estes fatores se complementam, e devem ser considerados de acordo com o perfil de cada visita analisada. Estes efeitos mudam o tempo todo, por isso é preciso prestar atenção nas tendências e refazer as previsões de tempos em tempos. Por isso mesmo, monitorar a experiência do pós-venda é o fator mais relevante para a análise do potencial de vendas de cada tipo de visitante.
Enfim, fazer análises periódicas das webmétricas, gerar relatórios sobre motivações de venda e identificar as características de cada tipo de visitante são atividades obrigatórias para quem procura melhorar o potencial de conversão de vendas no site.
Por:Maristela Alves
Editor JumpExec
8 de fevereiro de 2008
Conheça os visitantes do seu website
Postador Thiago Ferrari em 17:30 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
6 de fevereiro de 2008
Esporte Interativo - Utilização de nanomídias para interação com o público
Cada vez mais a interatividade está presente nas nossas vidas e o esporte com certeza é um dos assuntos mais discutidos tanto no mundo real como no virtual. Aproveitando essa oportunidade empresários criaram o esporte interativo, criando interação com seus consumidores através de nanomídas e conteúdos gerados pelo consumidor. Uma excelente matéria do site mundo do marketing relata todo o processo desde a idéia até as estratégias desta empresa. Vale a pena conferir.
Postador Alysson Salvador em 23:23 1 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Nanomídia
3 de fevereiro de 2008
O poder das Redes Sociais
Você sabia que , dos dez sites mais visitados no mundo, sete são redes sociais (YouTube, Microsoft Network, Myspace, Facebook, Hi5, Wikipedia e Orkut). Entender o comportamento das Redes Sociais é uma belo desafio para Netnografia uma vez que as suas formas de construção e relacionamento são diferentes ao redor do mundo.
No Brasil a rede social mais acessada é o Orkut e nos Estados Unidos esta rede não aparece entre 10 mais , lá que lidera é o MySpace.
Segundo o Alexa o Ranking Mundial é o seguinte : 1. Yahoo 2. Google 3. You Tube 4.Windows Live 5.MSN 6. My Space 7.face Book 8. Hi5 9.Wikipedia 10.Orkut.
No Brasil 10 mais são : 1. Orkut 2. Google Brasil 3. Windows Live 4. UOL 5. You Tube 6. Google.com 7 Globo.com 8. Yahoo 9. Terra 10.Blogger.com
Os Top 10 nos EUA: 1. Google 2. Yahoo 3. My Space 4. You Tube 5. Facebook 6.Windows Live 7.E-bay 8.Wikipedia 9.MSN 10. Craiglist.org
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 20:11 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Nanomídia, Netnografia
Qual o Coração da Nanomídia ?
Nao existem duvidas que a digitalizacao da informação e a Internet provocaram uma revolução no mundo mídia , reduziu a barreira de entrada para entrantes e pondo em check os grandes conglomerados empresariais , levando-o a repensar o seus modelos de negocios e relação com seus consumidores . Uma evidencia notavel é crescimento do Google que criou um novo modelo de negocios para o mundo da publicidade , fazendo com que sua receita anual da ordem de 16 bilhoes de dolares origine-se 98% do seu dos seus links patrocinados. Uma verdadeira "cauda longa "no ramo da publicidade. Um outro sinal arrasador é a oferta da Microsoft para aquisicao do Yhaoo , um confissao publica que se vive um novo design no mundo da informacao e da comunicacao, movido pela internet .
Creio que começa a fundação de um nova era com a nanomidia ou melhor com comunicação via a midia fragmentada. Este novo campo vai exigir um novo modelo de negocios com uma nova dimensao de mercado com valores e diferencias exclusivos .
As empresas dispoem hoje uma verdadeiro arsenal de nanomidias : You Tube , Google , MSN , Yahoo, My Space , Facebook , Wikipedia,Orkut, Blogger , a espera de conteudos para promover a comunicacao de produtos, mercados com pessoas.
O esencial como prega o Manifesto Cluetrain ; os mercados são conversas e conversas entre pessoas de carne e osso - ai esta o desafio da nanomídia promover conversas que criam confiança entre as pessoas.
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 19:24 0 Comentários
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Nanomídia, Netnografia