24 de abril de 2008

Apenas uma identidade!

Gente, é verdade mesmo, tem hora que eu paro e penso de quantos logins eu preciso para sobreviver na internet? É um para o Orkut, outro para o Facebook, outro para o e-mail do trabalho, ainda tem o e-mail particular e um outro e-mail que você tem sabe lá o por que e é assim a sua vida na internet.

A conversa agora é sobre portabilidade. Joseph Smarr, de uma empresa chamada Plaxo, explicou o conceito na manhã desta quarta (23) na Web 2.0 Expo em San Francisco: É um jeito de o site reconhecer quem você é, o que você sabe e para onde vai. Tudo com uma única identidade. Bem, se isso acontecer realmente, pra mim e acredito que para todos será uma grande conquista.

O exemplo que Joseph Smarr deu: no site da empresa dele, a pessoa pode se “logar” usando o e-mail e a senha do Yahoo. A Plaxo reconhece a senha e “importa” os dados do perfil do Yahoo. O novo usuário da Plaxo não precisa, assim, escrever de novo seus dados pessoais, endereço etc.

23 de abril de 2008

Olhar 2.0

O presidente do Terra na América Latina, Fernando Madeira, já esteve algumas vezes em São Francisco, nos Estados Unidos, mas hoje, dia 22, ele desembarcou com um olhar diferente. O executivo quer entender melhor o que s americanos batizaram de internet 2.0, onde os serviços à disposição dos usuários, pagos ou gratuitos, crescem a cada dia e ganham adeptos em todo o planeta. Madeira será o único brasileiro convidado como palestrante do evento Web 2.0 Expo, que reunirá até a próxima sexta-feira milhares de executivos de empresas e instituições de tecnologia. O brasileiro vai falar sobre um tema que a cada dia ganha mais força dentro da rede: a participação do consumidor na geração de conteúdo. O presidente do Terra vai relatar a experiência do vc repórter, onde os internautas de toda a América Latina podem enviar notícias, fotos e vídeos que são aproveitados pela equipe editorial. São mais de 40 mil participações mensais na região (nos países hispânicos o produto se chama tu reportero) e o Terra pretende incrementar ainda mais esse serviço nos próximos meses. "Minha intenção é mostrar como a criatividade latino-americana está mudando a forma de ser fazer notícia na internet", afirma Madeira. O executivo do Terra encontrará o ambiente adequado para relatar essa experiência. O Web 2.0 Expo é um dos eventos mais tradicionais dessa nova fase da internet no mundo. Duas empresas estão por trás da iniciativa, a TechWeb e a O'Reilly Media. O presidente da segunda empresa, Tim O'Reilly, é um velho conhecido dos negócios digitais e um entusiasta dos programas de código aberto. Foi ele que pela primeira vez utilizou a expressão Web 2.0 para definir na nova fase da rede após o estouro da bolha das companhias pontocom. O'Reilly foi muito criticado ao trazer à tona esse conceito, que muitos não consideram inovador. Para esses críticos, a Web 2.0 nada mais é do que a reutilização de tecnologias já existentes e que estão sendo reagrupadas com outro formato. Independente da discussão, o grande mérito dessa nova era é a presença cada dia maior do consumidor na geração de conteúdo. A presença de Madeira na conferência com o vc repórter é uma prova de que o mercado americano está interessado a entender mais e melhor o que significa ter o consumidor pela primeira vez no controle da situação. O executivo também garantiu o convite em função da visão latino americana do fenômeno. Do seu escritório, em São Paulo, Madeira comanda todos os países da região e ainda coordena toda a operação do Terra nos EUA, onde a comunidade latina cresce em várias direções, incluindo o uso intensivo de serviços de mídia social. Numa entrevista no ano passado à CNN, Madeira elencou as principais diferenças entre os latinos que utilizam a internet nos seus países de origem e aqueles que migraram em busca do sonho americano. Da população latina residente nos EUA, 56% já são usuários da internet. Esse percentual já é menor que os brancos (71%) e os negros (60%), mas a curva de ascensão dos hispânicos é mais representativa. Em relação aos descendentes esse número é bem maior: 71% contra 46% de quem apenas emigrou e de alguma forma se adaptou à cultura americana. Ainda de acordo com o estudo do Pew publicado em março do ano passado apenas 29% dos usuários latinos têm banda larga em suas casas contra 43% da comunidade branca. "É por isso que temos uma grande oportunidade nos EUA", afirma Madeira.

22 de abril de 2008

Spammers abusam de redes sociais online

Sites de relacionamento online como os populares Facebook e MySpace estão virando alvos preferenciais de spammers, segundo notificações recentes das firmas de segurança Fortinet e Websense.

Dados importantes:
» Seis redes respondem por 85% do spam na web
» Spammers encontram jeito de criar e-mail automaticamente
» Brasil é o 4º maior produtor de spam do mundo

Um dos principais recursos de integração entre os usuários da rede Facebook, chamado de "Wall" (uma espécie de mural de recados), está sendo utilizado pelos spammers para veiculação de links para vendas de medicamentos, tática semelhante à utilizada em blogs e fóruns, conforme noticiou o site The Register.

A Fortinet explicou que para atrair novos visitantes, os spammers estão utilizando contas reais de usuários, cujas credenciais de acesso são obtidas via ataques phishing conduzidos por cibercriminosos e vendidas posteriormente. A suspeita de que um worm que estava se disseminando pelas páginas do Facebook há alguns meses seja responsável pelo roubo destas credenciais não é descartada.

No MySpace, o método utilizado pelos spammers é diferente: perfis são criados de forma incorreta de modo que suas informações comuns ficam escondidas e os usuários que os visitem vejam links de redirecionamento a sites de propaganda.

Ali Mesdaq, especialista da Websense, explicou que a mesma técnica poderia ser utilizada para fins criminosos e que acarretariam problemas maiores às vítimas, como fraude online e instalação de malware.

Mais informações sobre a invasão dos spammers nas redes Facebook e MySpace podem ser obtidas respectivamente nos sites da Fortinet (tinyurl.com/2svmjp) e Websense (tinyurl.com/35tac4).

20 de abril de 2008

Donos de redes sociais criam Fundação OpenSocial

da Reuters, em Nova York

Google, Yahoo! e MySpace, da News Corp, informaram nesta terça-feira que vão criar a Fundação OpenSocial para manter um fórum neutro para o desenvolvimento de aplicações em redes sociais.

A fundação será administrada como entidade sem fins lucrativos, com ativos a serem incorporados até 1º de julho.

O OpenSocial é uma plataforma conjunta na qual os internautas podem criar miniaplicativos --ou "widgets". Os softwares produzidos pelos usuários ficam disponíveis para outros usuários das redes sociais. Entre os portais da "aliança" OpenSocial estão, além de Orkut e MySpace, o LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning.

O Google lançou a iniciativa OpenSocial em novembro para conquistar programadores que já estão criando aplicativos em redes sociais, como a Facebook.