O presidente do Terra na América Latina, Fernando Madeira, já esteve algumas vezes em São Francisco, nos Estados Unidos, mas hoje, dia 22, ele desembarcou com um olhar diferente. O executivo quer entender melhor o que s americanos batizaram de internet 2.0, onde os serviços à disposição dos usuários, pagos ou gratuitos, crescem a cada dia e ganham adeptos em todo o planeta. Madeira será o único brasileiro convidado como palestrante do evento Web 2.0 Expo, que reunirá até a próxima sexta-feira milhares de executivos de empresas e instituições de tecnologia. O brasileiro vai falar sobre um tema que a cada dia ganha mais força dentro da rede: a participação do consumidor na geração de conteúdo. O presidente do Terra vai relatar a experiência do vc repórter, onde os internautas de toda a América Latina podem enviar notícias, fotos e vídeos que são aproveitados pela equipe editorial. São mais de 40 mil participações mensais na região (nos países hispânicos o produto se chama tu reportero) e o Terra pretende incrementar ainda mais esse serviço nos próximos meses. "Minha intenção é mostrar como a criatividade latino-americana está mudando a forma de ser fazer notícia na internet", afirma Madeira. O executivo do Terra encontrará o ambiente adequado para relatar essa experiência. O Web 2.0 Expo é um dos eventos mais tradicionais dessa nova fase da internet no mundo. Duas empresas estão por trás da iniciativa, a TechWeb e a O'Reilly Media. O presidente da segunda empresa, Tim O'Reilly, é um velho conhecido dos negócios digitais e um entusiasta dos programas de código aberto. Foi ele que pela primeira vez utilizou a expressão Web 2.0 para definir na nova fase da rede após o estouro da bolha das companhias pontocom. O'Reilly foi muito criticado ao trazer à tona esse conceito, que muitos não consideram inovador. Para esses críticos, a Web 2.0 nada mais é do que a reutilização de tecnologias já existentes e que estão sendo reagrupadas com outro formato. Independente da discussão, o grande mérito dessa nova era é a presença cada dia maior do consumidor na geração de conteúdo. A presença de Madeira na conferência com o vc repórter é uma prova de que o mercado americano está interessado a entender mais e melhor o que significa ter o consumidor pela primeira vez no controle da situação. O executivo também garantiu o convite em função da visão latino americana do fenômeno. Do seu escritório, em São Paulo, Madeira comanda todos os países da região e ainda coordena toda a operação do Terra nos EUA, onde a comunidade latina cresce em várias direções, incluindo o uso intensivo de serviços de mídia social. Numa entrevista no ano passado à CNN, Madeira elencou as principais diferenças entre os latinos que utilizam a internet nos seus países de origem e aqueles que migraram em busca do sonho americano. Da população latina residente nos EUA, 56% já são usuários da internet. Esse percentual já é menor que os brancos (71%) e os negros (60%), mas a curva de ascensão dos hispânicos é mais representativa. Em relação aos descendentes esse número é bem maior: 71% contra 46% de quem apenas emigrou e de alguma forma se adaptou à cultura americana. Ainda de acordo com o estudo do Pew publicado em março do ano passado apenas 29% dos usuários latinos têm banda larga em suas casas contra 43% da comunidade branca. "É por isso que temos uma grande oportunidade nos EUA", afirma Madeira.
23 de abril de 2008
Olhar 2.0
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 10:40
Palavras-Chave Conteúdos Gerados pelos Consumidores, Jornalismo de Indexacao, Netnografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário