Numa entrevista na semana passada para a agência de notícias Reuters, o diretor do Ibope Inteligência e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Coutinho, apresentou a receita sobre como os políticos devem se relacionar com os eleitores do século 21. "O discurso é passado. É preciso dialogar e essa conversa acontece com mais eficácia dentro das redes sociais na internet", afirmou. Em função da sua posição profissional e da curiosidade acadêmica, Coutinho acompanha há um bom tempo o impacto da política pela internet. "Vamos assistir na eleição desse ano uma prévia do que ocorrerá em 2010 quando os políticos utilizarem intensivamente as ferramentas disponíveis na rede." Diante desse fato há várias oportunidades em aberto para quem se interessa pelo tema. Uma delas é mostrar para candidatos e atuais ocupantes de mandatos eletivos como eles podem ter na rede um instrumento eficaz de comunicação com os seus eleitores. Essa é a estratégia do diretor da E-Research, Alan Dubner, companhia especializada em pesquisas on-line. No dia 03 de julho, em Itu, no interior de São Paulo, ele organiza um seminário para 100 convidados da região. São potenciais candidatos a vereador e prefeito interessados em entender essa dinâmica. "Para alguns será a primeira vez que iremos falar sobre blogs, Orkut, Facebook e Youtube", afirma Dubner, dono de uma sólida carreira na área de consultoria para cidades digitais. O evento "Eleições 2.0 – Como a internet mudou a política" terá ainda a participação de blogueiros convidados. "Queremos promover um intercâmbio entre visões distintas do mesmo mundo", diz o consultor. Os participantes ganharão uma visão sobre como podem utilizar as redes sociais já na campanha deste ano e ainda os princípios básicos das tecnologias existentes na rede. Um dos temas da agenda é a eleição presidencial dos Estados Unidos. O consultor de marketing Cadu Lemos irá apresentar um estudo de caso sobre como o atual candidato democrata, Barack Obama, utilizou as novas mídias para amplificar o seu discurso junto aos eleitores, principalmente entre os mais jovens. "O que aconteceu com Obama vai se repetir de alguma forma na nossa eleição em 2010", afirma Lemos. O fenômeno Obama, realmente, impressiona pela forma inteligente que o senador por Chicago utilizou a rede para reduzir o favoritismo da sua adversária Hillary Clinton. Só no Facebook, Obama atingiu a impressionante marca de 1 milhão de apoiadores. No Youtube, os vídeos dos candidatos foram vistos cerca de 51 milhões de vezes. E as notícias positivas continuam nessa direção. Nesta terça-feira, o principal vídeo da campanha de senador democrata , Yes, We Can, ganhou o Emmy, o Oscar da música como melhor produção em sua categoria.
17 de junho de 2008
Eleições 2.0
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 22:59 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao
Boas respostas
O empresário Manoel Lemos precisou de dois anos para construir uma das principais marcas da segunda geração da internet brasileira: o BlogBlogs. Lá estão indexados mais de 2 milhões de blogs em português e também a lista de quem tem as maiores audiências nesse universo. O BlogBlogs está para a rede no País como o Technorati está para a internet mundial. Não à toa, o serviço criado por Lemos, engenheiro de computação formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-diretor de tecnologia da multinacional Hypercom, é a principal referência dos blogueiros nacionais. O empresário, nascido em Minas Gerais, é admirado pela atual safra de empreendedores locais da chamada web 2.0. Lemos funciona, às vezes, em função da sua experiência executiva como um balizador de tendências e novas oportunidades de negócios. Agora, ele prepara o seu segundo movimento em torno das redes sociais de relacionamento com o lançamento no próximo mês do Brasigo, hoje em fase de testes para um grupo de convidados. O modelo de negócios é simples e objetivo. Uma comunidade de usuários espalhada por várias cidades do País ou até mesmo bairros de grandes cidades se ajudará através de respostas. "Qual o melhor para comprar o melhor croissant de São Paulo?", pode ser uma das perguntas. "Na Casa Santa Luzia, nos Jardins", alguém responderá. E dessa forma, o Brasigo ganhará fôlego e musculatura. "Teremos respostas objetivas para perguntas da vida prática", afirma Lemos. "Mas, também quem desejar colocar questões genéricas não haverá filtros. O grande mérito do Brasigo é ter brasileiros, em qualquer lugar do mundo, respondendo a brasileiros." O Brasigo guarda semelhanças com o Yahoo! Respostas, um dos serviços de maior sucesso da empresa de internet americana, mas em relação a este último tem personalidade própria. É mais fácil entender a nova empresa de Lemos como uma grande plataforma interconectada de conteúdo gerado pelos usuários. O Brasigo nem de longe deseja enfrentar o poderio do serviço do Yahoo!. A estratégia de Manoel Lemos é diferente. "Perguntas e respostas são apenas parte do negócio", diz o criador do BlogBlogs, que terá uma conexão muito forte com o BlogBlogs e as pessoas que hoje geram informação relevante no País. Nesse ponto, Lemos guarda a chave do cofre. Ainda não chegou a hora de abrir o mapa da mina.
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 09:07 0 Comentários
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao