17 de junho de 2008

Boas respostas

O empresário Manoel Lemos precisou de dois anos para construir uma das principais marcas da segunda geração da internet brasileira: o BlogBlogs. Lá estão indexados mais de 2 milhões de blogs em português e também a lista de quem tem as maiores audiências nesse universo. O BlogBlogs está para a rede no País como o Technorati está para a internet mundial. Não à toa, o serviço criado por Lemos, engenheiro de computação formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-diretor de tecnologia da multinacional Hypercom, é a principal referência dos blogueiros nacionais. O empresário, nascido em Minas Gerais, é admirado pela atual safra de empreendedores locais da chamada web 2.0. Lemos funciona, às vezes, em função da sua experiência executiva como um balizador de tendências e novas oportunidades de negócios. Agora, ele prepara o seu segundo movimento em torno das redes sociais de relacionamento com o lançamento no próximo mês do Brasigo, hoje em fase de testes para um grupo de convidados. O modelo de negócios é simples e objetivo. Uma comunidade de usuários espalhada por várias cidades do País ou até mesmo bairros de grandes cidades se ajudará através de respostas. "Qual o melhor para comprar o melhor croissant de São Paulo?", pode ser uma das perguntas. "Na Casa Santa Luzia, nos Jardins", alguém responderá. E dessa forma, o Brasigo ganhará fôlego e musculatura. "Teremos respostas objetivas para perguntas da vida prática", afirma Lemos. "Mas, também quem desejar colocar questões genéricas não haverá filtros. O grande mérito do Brasigo é ter brasileiros, em qualquer lugar do mundo, respondendo a brasileiros." O Brasigo guarda semelhanças com o Yahoo! Respostas, um dos serviços de maior sucesso da empresa de internet americana, mas em relação a este último tem personalidade própria. É mais fácil entender a nova empresa de Lemos como uma grande plataforma interconectada de conteúdo gerado pelos usuários. O Brasigo nem de longe deseja enfrentar o poderio do serviço do Yahoo!. A estratégia de Manoel Lemos é diferente. "Perguntas e respostas são apenas parte do negócio", diz o criador do BlogBlogs, que terá uma conexão muito forte com o BlogBlogs e as pessoas que hoje geram informação relevante no País. Nesse ponto, Lemos guarda a chave do cofre. Ainda não chegou a hora de abrir o mapa da mina.

Nenhum comentário: