13 de junho de 2008

Blogs no Terra


O grupo de 18 empreendedores de mídia social e blogueiros que esteve, nesta terça-feira, no Terra Brasil fez algumas descobertas durante a visita. Uma das principais envolve a dificuldade de todos em convencer anunciantes a apostar nessa nova forma de mídia. A outra envolve a necessidade da construção de um discurso comum em torno das boas práticas desse mercado que cada dia se reinventa e surpreende quem vive dentro dele. Acompanhado do diretor do Terra Magazine para a América Latina, Bob Fernandes, o presidente do Terra Brasil, Paulo Castro, passou duas horas numa conversa descontraída e bem focada com os convidados da série encontros "Conversas com presidentes", organizado pela revista BITES. "Nosso maior desafio hoje é convencer o mercado publicitário que somos uma mídia eficaz e que traz resultados efetivos para os anunciantes", afirmou Guilherme Valadares, gerente da agência interativa Cubo e editor do blog Papodehomem. "É preciso entender que mesmo com uma internet que já tem mais de dez anos no País, tudo ainda é muito novo para todos", afirmou Castro. Na primeira parte da conversa, ele fez uma apresentação sobre o tamanho da internet brasileira e mostrou, por exemplo, como a rede mudou o seu perfil nos últimos tempos. Antes a premissa era de que esse universo era controlado pela classe A e a sua expansão era limitada. "Esse retrato está ficando cada dia mais diferente", afirmou o executivo. "No ano passado já foram vendidos no Brasil mais computadores que televisores. E foram os integrantes das classes C e D que levaram a maioria desses equipamentos para suas casas." A terceira edição do encontro da BITES – os dois primeiros ocorreram no Yahoo! Brasil e iG – reuniu os mais relevantes personagens da mídia social brasileira. No encontro com o grupo, Castro falou um pouco da estratégia da empresa para essa nova mídia. Ele citou algumas experiências que estão sendo desenvolvidas na área de conteúdo colaborativo, como o canal vc repórter no qual qualquer pessoa pode ter sua notícia publicada pelo Terra. Nesse ponto, ele revelou que o Terra irá enviar um "repórter cidadão" para fazer a cobertura das Olimpíadas desse ano na China. O executivo ressaltou que os blogs estão no foco da companhia e fazem parte da estratégia maior de entender o fenômeno do conteúdo gerado pelo consumidor. Na área de blogs do Terra Brasil onde qualquer usuário ou cliente pode montar seu próprio diário on-line há 163 mil registrados. Esse número cresce a cada dia.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber quais são as condições para participar desses eventos promovidos pela Bytes?