8 de dezembro de 2007

A nova mídia em nanoveículos

Gostaria de reforçar o conceito de nanomídia. Trata-se de uma consequência da fragmentação dos conteúdos movidos pela força da digitalização. Cunhamos o termo nanomídia para expressar pequenos fragmentos de mi dia onde ocorrem as veiculações de conteúdos gerados por consumidores, profissionais ou pessoas de uma maneira geral no ambiente da web.

A expressão nano tornou-se lugar comum para designar pequeno , pequenas partes , fragmentos ,popularizou-se com o ipod Nano , nanomoléculas , nanocosméticos, nanociência e recentemente nanomarketing. Ja existe uma lista exaustiva de dominios na internet com o prefixo nano.

Este novo campo em breve fará parte dos estudos de netnografia e conteúdos gerados por usuários e consumidores.

Sempre é bom falar do óbvio , porque ele nos leva as armadilhas do arrependimento " por que não pensei nisso antes " . Muitas vezes a confusão de conceitos entre midia e veiculo. , pode gerar as armadilhas do óbvio .

Para os profissionais de propaganda essa distinção é clara . No entanto gostaria de destacar e sublinhar estes conceitos , para torna-los mais claros para os não profissionais da área : Midia são os métodos gerais de comunicação que podem transmitir mensagens ; radio, televisão,revistas,jornais,Internet, balões, carrinhos, outdoor, chão de lojas , carros, barcos, uniforme , roupas, celulares, e ate pessoas ou seja literalmente qualquer ambiente na qual uma mensagem possa ser transmitida.

Veículos são os programas específicos ou os ambientes onde as mensagens são colocadas. Assim a internet é um meio , mas o blog um veiculo. Os meios transportam os conteúdos colocados. O meio internet tem "n" dimensões para se criar veículos. As revistas e jornais tem limitações de espaços , a TV e Radio tem limita coes de tempo.Assim , por exemplo , a TV eh uma midia especifica e as Novelas, os Jornais, os Seriados , os Filmes são veículos para colocação dos anúncios. As Revistas Bites , PC Magazine , Veja , Isto Eh , são veículos. Os portais de internet são veículos .Qual midia tem o melhor desempenho ? Qual midia é a melhor ? Na minha visão depende dos objetivos de cada anunciante.

Ai surge a questão trata-se de nanomídia ou nanoveículos. Os blogs me parecem são veículos da mídia internet ,portanto a fragmentação é de veiculos e não de mídia. Para ser rigoroso me parece que existem nanoveículos de midia. No mundo impresso existem tambem nanorevistas que são as revistas customizadas e revistas de marcas de produtos.

Creio também que surge o mercado de publiser de nanoveículos , editores e redadores na nanomídia.

Por isso acreditamos que os consumidores geram conteúdos para diversas midias , um caso bastante interessante sãoas resenhas de leitores para jornais de consumidores sobre produtos utlizados agora tão comuns em como Amazon, Submarino e recentemente o site sobre resenha de amantes de musica e DVD . Cria-se também um novo campo profissional ; marketing de recomendação.

O Spout eh um site onde os participantes escrevem resenhas , fazem listas e discutem filmes. Recomendo visitar o http://www.spout.com/

Blogs uma verdadeira nanomídia

Vejam que belo exemplo de nanomídia, decorrente da fragmentacao da midia e dos conteudos gerados pelos consumidores(CGM). Após uma semana, em que a fórmula 1 teve tanto espaço na mídia quanto o futebol, os aficcionados por automobilismo, que não podiam acompanhar a cobertura pelos meios de comunicação de massa, tiveram os blogs com grande alternativa.Segundo a Nielsen BuzzMetrics existem cerca de 30 milhoes de blogs produzindo entre 500 mil a 1,0 milhao de post por dia.Uma verdadeira editoria de redação.

Um deles, o “Voando Baixo”, do jornalista Rafael Lopes, fez a cobertura do início ao fim do GP do Brasil. Desde o início da chegada do circo em Interlagos até o final, o dia seguinte ao da improvável conquista do finlandês Kimi Raikkonen. A cobertura, feita com fotos e vídeos, mostrou todos os detalhes, desde a chegada de caixas e caminhões, torcedores no autódromo, fotos de outros GPs do Brasil (enviadas por internautas), até a reconstituição da escapada do favoritismo, o inglês Lewis Hamilton. Além de informações, o blog também dá muitas opções de comunicação através dos comentários e de um desafio tendo como tema, lógico, a Fórmula 1.

!c

7 de dezembro de 2007

Você conhece a Nanomídia

O nanomídia é uma decorrencia da digitalização da informação , uma vez que o mesmo conteúdo pode ser transportado por diversas midias e em diferentes plataformas.Esta fragmentação e pulverização de conteúdos levam as empresas para um mundo de oportunidades , buscar os seus clientes e prospects dispersos nas comunidades virtuais,redes sociais( Orkut , Google Zone,YouTube,My Space,FaceBook) e numa infinidade de serviços de blogs.Cria-se portando a nanomídia que significa publicações em fragmentos de midia. Por exemplo : no mês de julho, as principais redes de TV dos EUA tiveram a menor audiência já registrada pela Nielsen Media Research desde que esta empresa começou a medir os resultados do meio.
Mais uma constatação da fragmentação das mídias e de como é cada vez mais difícil atingir o consumidor. Existe um reconhecimento de que os veiculos se fragmentaram e que novas modelos de negocios precisam ser redesenhados para este novo mercado de nanomídia.
Esta desagregação entre conteúdo e midia , faz com que , um mesmo texto agora pode voar na web via blogs, redes sociais, sites . As imagens idem agora também , pode trafegar em diversas plataformas como TV , Ipods, MP3 Device,celulares , radios e máquinas fotográficas . Portanto vive-se um novo mundo de comunicação multiplataforma e multicanais.Isto leva também para um novo campo de pesquisa de comportamento e relacionamento do consumidor, na nossa visão mais detalhada e crivel , uma vez que estas comunidades expressão uma nova atitude de comportamento sem as armadilhas e artificialismos que podem ocorrer em grupos de discussão de pesquisa.

Surge também os editores e publisher de nanomídia que passam a exercer de forma profissional ediçao de blogs e comentários em post .

Unibanco inova nas redes sociais

O Unibanco apostando na sua estratégia de diferenciação e pioneirismo lançou-se no Second Life. O diretor de marketing do banco, Marcos Caetano, expôs as características da sua estratégia de marketing de redes sociais e da sua agência virtual e os objetivos da ação são basicamente: posicionamento de marca, divulgação de produtos e captação de contatos dos usuários do Second Life. Ele reforçou também que essa iniciativa é de caráter experimental e que ainda não irão oferecer transações dentro do SL.

Para se ter uma idéia de resultado dessa ação, Caetano contou que logo no dia de lançamento da agência foram atendidos 4.193 visitantes únicos, fato nunca acontecido na história do Unibanco em uma agência real.

6 de dezembro de 2007

Beauty Pro Tablet: Um negócio movido a bites

Mais um negócio movido a Bites - o Beauty Pro do Duty Free do Brasil .Um consultor virtual exclusivo que foi desenvolvido pelo grupo Dufry Brasil, multinacional de Travel Retail e administradora das lojas Duty Free dos aeroportos brasileiros, e em cujas lojas esse consultor virtual encontra-se disponibilizado atualmente oferecendo para os seus clientes este serviço que ao meu ver é muito interessante e realmente eu testei e deu certo comigo.
Permite realizar, através de um jogo de perguntas lúdicas, uma consulta personalizada que informa qual o perfume que mais combina com o estilo de cada pessoa.
Além disso, o sistema oferece opções de perfumes classificados por famílias olfativos, guiando o cliente a descobrir novas fragrâncias para si mesmo ou para presentear. O sistema também indica qual tratamento cosmético mais adequado para cada necessidade e tipo de pele, com produtos das principais marcas de luxo.
Sugere o tratamento cosmético mais indicado através de um diagnóstico da pele;
•Busca de Perfumes; •Link para descobrir os Lançamentos, Itens mais vendidos e Promoções em Perfumes e •Link de sugestões de presentes (Perfumes e Cosméticos).

5 de dezembro de 2007

Dados e Ideias sobre Negocios de Bites

Vejam que dados interessantes sobre o mercado de marketing digital , um verdadeiro negocio movido a Bites. Estas informacoes encontrei de forma consolidada no site da PubliWeb

Mais de 80% dos consumidores acham novos sites por meio de sites de busca, seja pela busca natural ou pelos links patrocinados (fonte: Google – marketing digital);

Dentre os sites de busca, o Google domina mais de 90% do mercado brasileiro (fonte: dados secundários de pesquisas em marketing digital);

Mais de 97% dos consumidores encontram sites de e-commerce por meio de sites de busca (fonte: matéria sobre marketing digital no jornal O Estado de São Paulo/2006);

Cerca de 80% dos consumidores clicam em no máximo 3 resultados e mais de 50% clica apenas em um resultado de um site de busca (fonte: dados secundários de pesquisas em marketing digital);

Mais de 60% dos consumidores não passam da 1ª página dos sites de busca (fonte: matéria sobre marketing digital no jornal Folha de São Paulo/2006);

O acesso por banda larga no Brasil cresceu nos último 3 anos 660% (fonte: Anatel);
Sua empresa está no Google? Confira.

O Brasil tem cerca de 35 milhões de consumidores ligados na Internet, sendo que mais de 32 milhões tem mais de 16 anos e estão aptos a serem impressionados por ações de marketing digital em sites de busca (fonte: Ibope NetRatings/2007);

Mais de 30% dos consumidores consideram que as marcas que aparecem nas primeiras posições dos resultados dos sites de busca são as principais marcas do mercado (fonte: matéria sobre marketing digital no jornal Folha de São Paulo/2006);

O brasileiro é o povo que mais navega na Internet, dentre todos os países do mundo e o que mais pode ser impactado por ações de marketing digital. (fonte: Ibope NetRating/2007);

Bighost quer blogueiros

Bighost eh um negocio movido a bites .Existe uma diferença entre o número de pequenas e médias empresas cadastradas nas Juntas Comerciais dos Estados brasileiros e a quantidade de endereços registrados no .br. No primeiro grupo fazem parte quase 5 milhões de companhias e pelas contas do Registro.BR, que concentra as estatísticas da web nacional, há 1,2 milhão de domínios em português. É essa diferença que estimula o novo diretor-geral da Bighost, Cristian Gallegos, a promover uma mudança no negócio. No cargo há duas semanas, após cinco anos na maior marca de hospedagem de sites e serviços de internet do País, a Locaweb, Gallegos está preparando uma série de novidades para esse mercado. “Não adianta ficar inventando nesse mercado. Os clientes querem simplicidade e é isso que vamos oferecer”, afirma. O executivo diz que seguirá ao extremo a lógica de que “simples é melhor.” A estratégia de Gallegos começa a ser colocada em fase operacional nos primeiros dias de janeiro de 2008 quando ele pretende colocar à disposição dos seus potenciais clientes uma série de novos serviços. Os primeiros passos nessa direção serão dados ainda em dezembro com a mudança da marca e o relançamento da empresa junto ao público das pequenas e médias companhias. A Bighost é uma divisão da Alog, que atua na área de Datacenters corporativos. Esse empreendimento é a fusão de empresas de datacenter, que já tiveram entre os sócios o banco de investimento JP Morgan, a Votorantim Ventures e outros investidores. Na época que se chamava .Condomínio a empresa queria abraçar o mercado de armazenamento de dados de grandes empresas. Quando a bolha da internet estourou no início de 2000 a companhia sofreu um sobressalto e tentou ganhar musculatura comprando carteiras de clientes de outras empresas desse setor. O último movimento gerou a Alog, que tem entre seus sócios o fundo Stratus, a família Família Haegler e os executivos que dirigem o negócio. “Há muito para crescer nesse mercado de hospedagem”, afirma Gallegos. “À medida que a conectividade aumenta na sociedade maior a necessidade de guardar os arquivos.” Além dos pequenos e médios, o diretor-geral da Bighost está de olho nos milhares de blogueiros que surgem a cada mês no Brasil. Números extra-oficiais indicam a existência de 2 milhões de blogs. Desse universo estima-se que 25% sejam ativos. Como são geradores de tráfego é interessante para qualquer empresa ter os blogueiros como parceiros. “Ainda não formatamos nenhum projeto específico para essa área, mas estamos olhando com muita atenção o crescimento desse fenômeno da internet”, afirma o diretor do Bighost.A tarefa de Gallegos não será tão fácil. Antes de chegar aos seus clientes, ele terá de passar pelos concorrentes. Segundo o site HostMapper Brasil existiam até julho deste ano 429 empresas de hospedagem. As 50 maiores marcas desse setor concentravam mais de 80% das vendas que devem continuar em ordem ascendente este ano em função da necessidade das pessoas e empresas de armazenarem seus dados e arquivos. Em média um plano de hospedagem, segundo a mesma fonte, é de R$ 22,20 contra os R$ 20,12 pagos em 2005. Uma variação de 10% em troca de uma série de serviços de valor agregado. A tendência atual desse mercado é colocar à disposição dos clientes ofertas de vários serviços. É essa a aposta de Gallegos na Bighost.

3 de dezembro de 2007

Wine Pro: Um negócio movido a bites!!!

Wine Pro Expert se trata de um consultor virtual de vinhos, que foi desenvolvido pelo grupo Dufry Brasil, multinacional de Travel Retail e administradora das lojas Duty Free dos aeroportos brasileiros, e em cujas lojas esse consultor virtual encontra-se disponibilizado atualmente. Estas são as primeiras iniciativas de consultor desenvolvida no Brasil com este conceito:Serviço virtual de auto-atendimento que ajuda o cliente a encontrar o vinho ideal para ele; Totem Eletrônico com monitor Touch-screen instalado nas lojas de desembarque Duty Free do AISP e AIRJ; Permite tanto o auto-atendimento quanto pode ser uma ferramenta de ajuda na venda da equipe de vendas de bebidas; Mostra opções de vinhos para serem dados como presente ou acompanhados por um prato especial; Disponível em três idiomas: Português, Espanhol e Inglês.

2 de dezembro de 2007

O Google Maps é a própria Rede Social

O Google incluiu algumas novas funcionalidades no Google Maps e o transformou em uma
Rede Social super útil para os amantes de viagens, restaurantes, trilhas e lugares em geral.
Agora é possível inserir mapas, resenhas e fotos dos seus lugares favoritos em seu próprio perfil e compartilhar!!!
A estratégia afetará algumas redes sociais que utilizam o Google Maps como a Platial e a Frappr, pouco conhecidas aqui no Brasil.
Vejam o vídeo!