22 de abril de 2008

Spammers abusam de redes sociais online

Sites de relacionamento online como os populares Facebook e MySpace estão virando alvos preferenciais de spammers, segundo notificações recentes das firmas de segurança Fortinet e Websense.

Dados importantes:
» Seis redes respondem por 85% do spam na web
» Spammers encontram jeito de criar e-mail automaticamente
» Brasil é o 4º maior produtor de spam do mundo

Um dos principais recursos de integração entre os usuários da rede Facebook, chamado de "Wall" (uma espécie de mural de recados), está sendo utilizado pelos spammers para veiculação de links para vendas de medicamentos, tática semelhante à utilizada em blogs e fóruns, conforme noticiou o site The Register.

A Fortinet explicou que para atrair novos visitantes, os spammers estão utilizando contas reais de usuários, cujas credenciais de acesso são obtidas via ataques phishing conduzidos por cibercriminosos e vendidas posteriormente. A suspeita de que um worm que estava se disseminando pelas páginas do Facebook há alguns meses seja responsável pelo roubo destas credenciais não é descartada.

No MySpace, o método utilizado pelos spammers é diferente: perfis são criados de forma incorreta de modo que suas informações comuns ficam escondidas e os usuários que os visitem vejam links de redirecionamento a sites de propaganda.

Ali Mesdaq, especialista da Websense, explicou que a mesma técnica poderia ser utilizada para fins criminosos e que acarretariam problemas maiores às vítimas, como fraude online e instalação de malware.

Mais informações sobre a invasão dos spammers nas redes Facebook e MySpace podem ser obtidas respectivamente nos sites da Fortinet (tinyurl.com/2svmjp) e Websense (tinyurl.com/35tac4).

Nenhum comentário: