O Google mais uma vez surpreende. A idéia agora é monetizar o Youtube, sua mais nova rede social. Um belo indício de que os conteúdos gerados pelos consumidores geram cada vez mais oportunidades para as empresas e criamum novo negocio da nanomídia.
Veja a reportagem veiculada no G1 na última semana.
Um ano depois de ter comprado o site o YouTube por US$ 1,65 bilhão, o Google dá o primeiro passo para explorar comercialmente o site de compartilhamento de vídeos no Brasil. Na terça-feira (4), o maior site de buscas do mundo e o Magazine Luiza, a terceira maior rede varejista de eletroeletrônicos do país, fecharam uma parceria que prevê até um canal exclusivo para a loja dentro do YouTube.
Segundo o diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, Frederico Trajano, a companhia investiu R$ 1,5 milhão no projeto. “A remuneração do Google virá das campanhas com links patrocinados do Magazine Luiza.”
O executivo destacou que vai ampliar os gastos de propaganda na internet de R$ 9 milhões, em 2007, para R$ 14 milhões, em 2008. Desse total, 50% dos recursos serão destinados para sites de busca.
Primeira na América Latina
A tecnologia de armazenamento e transmissão dos filmes será feita pelo YouTube. "Essa é a primeira parceria do YouTube com o comércio eletrônico na América Latina”, afirmou o diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen.
Nos Estados Unidos, a companhia fez um acordo semelhante com a varejista Target Direct. O executivo não revelou se negocia contratos parecidos com outros sites de comércio eletrônico, mas destacou que não há exclusividade nesse acordo.
Segundo Trajano, 58 vídeos já estão no site da companhia. Até dezembro, serão 120, e a perspectiva é ter 500 filmes na internet no fim do ano que vem.
Os filmes, produzidos pela própria rede varejista, têm como protagonista a personagem tia Luiza, que explica com simplicidade o funcionamento dos produtos - como já ocorria antes no site, mas de forma estática, por meio de texto.
10 de dezembro de 2007
Magazine Luiza na Nanomídia do You Tube
Postador Thiago Ferrari em 22:10
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Marketing de Recomendação, Nanomídia
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