26 de setembro de 2007

Entenda a Cibercultura com a Netnografia


A Netnografia nos permite entender melhor o mundo da cibercultura. De acordo com o método netnográfico de Kozinets (1998, 2002), existem fases fundamentais na realização de estudos na cibercultura . Estas fases norteiam nossas pesquisas, utilizando e potencializando certos aspectos característicos do mundo digital. São elas:

“Ingresso” cultural: o pesquisador deve investigar diariamente, durante pelo menos seis meses, as ciberculturas e comunidades virtuais, visitando foruns, sites e outras formas de intercâmbio entre os internautas. O objetivo desta fase éaprender a linguagem, os valores e conceitos principais do grupo, o conteúdodestas páginas virtuais e obter informações sobre a identidade cultural dos participantes.

- Coleta de dados e análise: é preciso fazer um levantamento exploratório dos sites mais relevantes para a pesquisa. O autor recomenda, também, que se criem categorias para identificar os diferentes tipos de comportamento na Internet. O material coletado consiste em notas de campo, artefatos da cultura da comunidade (textos, arquivos baixados de grupos de discussão e mensagens de correio eletrônico trocadas), fotos e imagens, arquivos de áudio.

- Construir sua própria home page: a partir desta página pessoal, que apresenta a pesquisa que está sendo realizada. Por este canal de comunicação, o pesquisador pode convidar pessoas a participarem da pesquisa como informantes.

- Realizar “cyber interview”: As perguntas ficam na página virtual e suas respostas são encaminhadas ao pesquisador por correio eletrônico. É importante, alerta Kozinets (1998), garantir (e cumprir) o anonimato. O autor relata que, com estas entrevistas, conseguiu aprender muito sobre linguagem e outras informações importantes para o seu ingresso no grupo.

- Usenets: só após ter cumprido esta longa fase exploratória, o pesquisador estará preparado para entrar como membro do grupo a ser estudado, participando de listas e outras formas de debate na Internet. É imprescindível que o pesquisador seja reconhecido e aceito como membro do grupo.

Nenhum comentário: