O Marketing de Interfaces permite a construcao de novas relacoes com os usuarios, clientes e prospects e deste como criar novos conceitos e modelos de negocios. A chave esta em entender sempre o que o homem faz melhor do as maquinas e o que as maquinas fazem melhor do que o homem. Nesta conversa interativa entre homem e maquina, chamou-se a atencao dos conceitos do Frederick Van Amstel , no seu site usuabilidoido , senao vejamos :
*Antecipação : O usuário não quer ficar horas em um site para encontrar algo que para ele deveria estar fácil, esse é uma grande dificuldade para quem trabalha na área: se o usuário não encontra o que ele quer no seu site, ele procura outro site. Então é bom encontrar o equilíbrio, não deixar tudo logo de cara, pois pode deixar o site confuso bagunçado e aí sim espantar visitantes, nem deixar conteúdo nenhum a vista (a não ser que o objetivo seu seja quebrar paradigmas, algo interessante, mas que exige cuidado), o usuário se perde completamente.
*Cores : É muito interessante o fator cultural das cores, elas ajudam muito a destacar algumas informações, esconder outras, dar um novo sentido ao contexto, e ,acredito eu, que elas podem influenciar, podem causar sensações (boas ou ruins, depende de quem usa…). Inclusive existem testes de personalidade utilizando cores, que podem ajudar a definir e agradar ao público do site.
*Foco no usuário :Olhe para o usuário, esqueça do computador. As melhores idéias vêm quando você menos espera. Esqueça do computador um pouco, saia ande na rua, leia um livro, deixe sua cabeça trabalhar. O computador toma muita atenção nossa, são muitos recursos que não nos deixam pensar e focar no que queremos.
*Metáforas : Use muitas metáforas, elas ajudam muito na compreensão da idéia. Elas criam figuras na cabeça de cada pessoa, tiram a idéia abstrata e a transformam em algo muito mais concreto. Comparações próximas das pessoas são muito mais fáceis de entender do que teorias.
Acho que esses são os principais conceitos, e o foco aqui é mostrar definição de design de interação, com ênfase total no usuário (esqueça o computador), facilitando ao máximo sua experiência de navegação (a usabilidade aqui não é o foco, e sim um meio de chegar ao objetivo, o design de interação).
Vamos Nessa. Espero acelerar os conceitos internos com a nossa equipe. Pois o nosso modelo de negocios funda-se na Gestao e Comunicacao das nossas Interfaces Digitais.
12 de julho de 2008
As Interfaces Conversam com Pessoas
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 19:49
Palavras-Chave Marketing de Interfaces
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário