14 de julho de 2008

A Preparacao Profissional e as Interfaces que Ensinam

Creio que o Ensino à Distância é um belo exemplo de como podemos usar na preparação Profissional a Gestão de Interfaces. O trabalho que realizamos no Teleporto de Educação do Brasil, uma rede de preparação profissional pelo sistema interativo de ensino a Distancia nos traz neste momento excelentes licoes.

Os Desafios do Como Fazemos as Coisas Melhores no nosso Teleporto de Educação (TPE) do Brasil por meio das nossas Interfaces de Contato com os nossos alunos, com os Teleportos Associados (TPA) e com as Instituicoes Geradoras de Conteudo (IGC) da nossa Rede de Preparacao Profissional : Escola de Tecnica do Brasil ( ETEBRAS) ; Núcleo de Concursos Especial (NUCE ) ; SESC ; SEBRAE.

1.Temos Credo de Valores, Visao e Missao, um belo Modelo de Ensino Presencial Conectado , o nosso EPC7, o nosso Ambiente Interativo de Estudo (AIE) via o Moodle .

O desafio eh como vamos fazer estas estrategias funcionarem ou seja como aspiramos fazer estas interfaces funcionarem bem, mediadas por pessoas.O sejam como Nos Vamos fazer estas Interfaces Funcionarem melhor para os nossos alunos aprendem de forma mais pratica e eficiente e se tornarem profissionais completos.

A essencia do nosso EPC7 ( Ensino Presencial Conectado) sao as nossas Interfaces Mediadas por Pessoas.

O
Primeiro Desafio: Identificar claramente o que nos humanos fazemos melhor do que as maquinas e os computadores, e que as maquinas fazem melhor do que nos e como elas nos ajudam a fazer melhor a atividades do nosso TPE na gestao admistrativa , no ensino , na aprendizagem e na preparacao profissional..

Aqui estao as tres princiapis interfaces: 100% Humanas ( aulas presenciais via Satelite) , , Hibridas ( Interfaces Mediadas por Pessoas, aulas presenciais conectadas) e 100% maquinas ou redes computadores ; Ambiente Interativo de Estudo via o Sistema do Moodle .

O Segundo Desafio : Criar valor para os nossos alunos aprenderem melhor , a medida que fazemos com que as nossas interfaces - sites, LMS, Redes Sociais , estudios , TV , satelite , funcionem e sejam utlizadas da melhor maneira por eles.

Portanto o nosso Desafio maior esta no Como Fazemos. Sugiro a todos a refletir no Como o nosso TPE contribui para que os nossos alunos tenham a melhor preparacao profissional.O que os nossos alunos mais valorizam no nosso Sistema de Ensino ? As aulas via Satelite ? A Conectividade e Interacao on line ? O Sistema de Apoio a Aprendizagem ? As Apostilas Impressas ? A nossa prontidao ? O numero de horas aulas?

Creio que precisamos mapear os canais efetivamente percorridos pelos alunos quando eles estudam e se preparam para os exames ou provas de habilidades e a partir dai criar valor com nossas interfaces disponiveis.

O Terceiro Desafio : Tornar cada vez mais amigaveis as nossas interfaces , ampliando os vinculos emocionais ( gosto, vibro, adoro, visto a camisa, nos somos, crio comunidades, converso com os amigos) , com o nosso TPE. .

2 . O nosso Contexto e Desafio Maior

O EPC 7 na realidade sao interfaces que ajudam o aluno a aprender e estudar melhor. Interfaces sao software, equipamentos ou devices que ligam os mundos das pessoas. As interfaces sao conectores que ligam dois mundos- o presencial direto e os nao presencias face a face sem interfaces. As nossas aulas via satelite sao interfaciadas por um conjunto de equipamentos que estao nos estudios , que estao no TPA ( telao, computadores). O nosso LMS eh uma interface de aprendizagem. O ERP eh uma interface de Gestao. O Uplink da Rede Estacao eh uma interface. As Redes Sociais na Internet sao interfaces. o MSN eh uma interface de Comunicacao instantanea.

Em resumo como usar a interface certa para cada momento do sistema de Ensino e Aprendizagem e como alocar o tempo em cada atividade com essas interfaces..

O segredo do nosso sucesso esta em como fazemos estas interfaces funcionarem. O Como aqui eh tao mais importante do que o que.
O nosso belo diferencial esta ComoFazemos estas Interfaces funcionarem de modo a promover o ensino e a aprendizagem do aluno visando a sua preparação profissional pelo nos Sistema Interativo de Ensino a Distancia do Teleporto de Educação

Um belo e Fascinante Desafio de Contextualizar estes Conceitos no nosso TPE

Ai pessoal esta um novo e fascinante desafio para as nossas equipes de EPC, reinventar como vamos ensinar melhor com a Interfaces. Acho que estamos com um trabalho inovador e criativo. Temos os encaixes das nossas interfaces: TV via Satelite, LMS, Redes Sociais. O nosso diferencial esta em Como estamos fazendo isto funcionar .No ensino tecnico , na Preparacao para Concursos , nas Certificacoes , e nos cursos de Treinamento e Habilidades Profissionais.O nosso Diario de Bordo deve registrar as nossas atitudes de Como estamos Navegando neste desafiante mundo das Interfaces.

PS: Peco desculpas mais uma vez pela grafia, mas o computador que uso aqui no Rio de Janeiro, nao esta com o teclado padronizado em portugues.

A Fonte de Inspiracao :

Recomendo conhecer mais sobre o Jeffry Reyport- clique aqui e sabia mais sobre as Ideias deste Expert.

Nenhum comentário: