7 de novembro de 2007

Dizem por aí....

Se vocë acha que a sua empresa está imune a Conteúdos Gerados pelos Consumidores faça o seguinte teste: entre no Google, digite o nome da sua empresa e em seguida a palavra forum. Cruze os dedos.
Tive esta curiosidade esta semana e digitei "Duty Free Forum". Fiquei chocada: milhares de informações são trocadas sobre os produtos que vendemos, seus preços, regras de cotas alfandegárias, comentários sobre preços e formas de pagamento, endereço de nosso site, perguntas e respostas.
Este mundo de informações valiosíssimas merece ser monitorado de perto. É fácil, barato e deve permear estratégias.
Fiquei feliz em saber que o meus clientes são advogados da minha marca e dedicam as horas escassas de seu dia para falar sobre ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li uma matéria sobre o poder do conteúdo gerado pelo consumidor na Exame, há algum tempo. Era o relato de um jornalista americano que comprou um notebook da Dell e teve o azar de ser atendido por uma equipe pouco profissional. Alguns meses após a compra, quando o notebook apresentou um defeito na placa-mãe, o suporte técnico não se prontificou a atendê-lo, foi grosseiro e ainda fizeram corpo-mole para trocar a peça. Resultado: o jornalista criou um blog entitulado Dell Hell, relatando a experiência. Em poucos meses, milhares de pessoas fizeram comentários no blog, gerando um enorme constrangimento de relações públicas para a empresa. A Dell claramente subestimou o que também jornalista Thomas Friedman chama, na obra "O Mundo é Plano", do poder do uploading; a capacidade que a tecnologia atribuiu às pessoas comuns de postar o que quiserem na internet, fazendo uma espécie de globalização às avessas ao exportarem seus conhecimentos, arquivos e pontos de vista para o mundo todo (ao contrário dos ideólogos 'marxistas' que acreditam apenas na hegemonia norte-americana). O final da história? É só procurar por Dell Hell no Google e clicar no primeiro link! :) Milhares de novos fóruns são criados a cada dia e as empresas tem a obrigação de monitorá-los. Porém, devem evitar a tentação de forjar comentários positivos. A Nissan também foi alvo de um escândalo quando descobriram que funcionários da empresa plantavam informações e comentários falsamente positivos sobre a empresa em blogs de grande visitação. Muito boa a abordagem desse assunto, Ana! Bjs!