13 de setembro de 2007

Cadastros : Ajude o Cliente a Fazer suas Compras

Num mundo cada vez mais competitivo, onde as diferenças entre os produtos estão cada vez menores, o serviço agregado ganha muita importância.

Para definir quais os serviços agregados que ajudam um cliente decidir por uma empresa, precisamos entender o seu comportamento de compra (freqüência, cesta de produtos, ticket médio entre outros) além de suas preferências.

E aí entra a importância dos cadastros, mesmo aqueles bem simples, onde possuímos apenas o nome e o CPF (excelente informação para identificação de cliente único), já são suficientes para realizarmos analises muito interessantes e enriquecedoras.

Possuir mais informações (endereço postal, telefone, email, hobbies, hábitos), tornam as analises mais elaboradas e possibilitam a criação de estratégias de marketing mais focadas aumentando assim a probabilidade de sucesso das campanhas e do seu negócio.

É importante ressaltar que para conseguir tais informações é necessário que o cliente perceba que ele está fazendo uma troca com a empresa, ele fornece seus dados e a empresa um serviço de melhor qualidade.

Por essa razão, devemos tomar muito cuidado com a informação que solicitamos aos nossos clientes, pois uma vez que disse não gostar de goiaba, ele se tornará intolerante a ofertas de goiabada, entendendo que você já o conhece o suficiente para não oferecer isso a ele.

Mas a utilização correta da informação, aumenta o custo da mudança do cliente para a concorrência, já que terá que “ensinar” tudo novamente para esta nova empresa e então este cliente torna-se mais fiel, aumentando o seu valor para a sua empresa.

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