Nos últimos meses me aproximei de um novo mundo. Um universo identificado por uma expressão traduzida direta do inglês: a blogosfera. Estou numa fase de aprendizagem e enxergando nesse movimento uma mudança tão profunda como aquele que vi de perto com a chegada da internet comercial no País. Dessa forma não tinha como deixar de acompanhar de perto o Campus Party, o evento que reúne na Bienal de São Paulo mais de 3 000 pessoas que discutem novas mídias. A parte que mais me interessa é o Campus Blog. E lá que sento numa mesa improvisada e começo a conversar com os blogueiros, gente que está se divertindo no local. São os astros do evento, e são tratados como estrelas. Eles se sentem donos do mundo. Por enquanto, o mundo que eles estão criando. O que falta a eles é montar pontes concretas com o mundo real, que está do lado de fora das paredes da bienal. Essa conexão deve acontecer em algum momento. É açgo inevitável e já existem desejos dos dois lados, mas, por enquanto, esses dois mundos não encontraram um ponto em comum. Se enxergam mais pelas diferenças do que semelhanças. Mas, a lição concreta desses meus dias no Campus Party é que existe uma onda que vai criar novos surfistas e outros tantos que se recusam a discutir o óbvio: o novo consumidor que está por trás de cada um dos 2 milhões de blogs que existem no Brasil.
13 de fevereiro de 2008
Dias no Campus Party
Postador Aloisio Sotero / Manoel Fernandes em 23:15
Palavras-Chave Jornalismo de Indexacao, Nanomídia
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