Se você dirige ou tem um negócio movido a Bites , um negócio digital , recomendo a leitura da entrevista de Jeff Bezos , fundador da Amazon , na Revista Harvard Business Review de Outubro , edição em português.Vender livros na Internet é um negócio movido essencialmente a bites de informação , onde o cliente decide a compra pelo título, por referencia ou por resenha e comentarios que encontra na web ou no proprio site da empresa. Inspiradora a entrevista do Presidente da Amazon.
Os seguintes pontos me chamaram a atenção:
(i) Tem um grupo que ele chama de S Team - S de Senior- que é informado de todos os projectos em curso na empresa e cuida de questões estratégicas.Toda semana esta equipe se reune por quatro horas para discutir ideias de longo prazo.Ver o mundo em perspectivas vale "80% de QI ".
(ii) A tomar uma decisão pergunta-se sempre "se isso der certo, vai ser algo grande ".
(iii) A estratégia basea-se uma questão simples o que "não vai mudar na visão dos clientes nos próximos cinco anos ". Toda a sua estratégia é montada na visão do cliente. "Na Amazon, é algo que estamos sempre tentando descobrir,pois em torno disso é possível montar nossa estratégia "
(iv) A empresa é centrada na voz do cliente ,tudo gira em torno de insights ligados ao cliente.O que não mudará na visão do cliente : (a) Variedade de produtos e serviços (b) PreçoBaixo (c) Rapidez de Entrega. "Acho impossível imaginar que , daqui a dez anos , nosso publico dirá: Gosto muito da Amazon , mas bem que ela poderia demorar mais para entregar seus pedidos"
(v) Outro mantra da Amazon , o mundo ficará cada vez mais transparente - a disponibilidade da informação esta em alta . A visão do marketing muda em função da digitalização e disponibilidade da informação.
(vi). A decisão da Amazon passa sempre "o que é bom para o cliente ".
(vii) Os seus projetos são baseados em necessidades constantes dos seus clientes. O melhor local entender o seu cliente esta no seu contact center , que funcionada em plataforma de voz e email. Agora as empresas tem multiplos canais de contato com seus clientes , decorrentes da digitalizacao da informação.
E finalmente afirma Jeff Bezos : " quando olharem para a historia da Amazon , quero que digam que intensificamos o foco no cliente por todo o mundo dos negócios "
Valeu Jeff Bezos.
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